quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sequestro ou queima de arquivo?


Três homens armados invadiram uma residência no bairro Amazonino Mendes, Zona Norte e mantêm uma família refém desde às 6h30. Equipes do Comando e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar (PM) tentam negociar a liberação do proprietário da casa, Cláudio Proença 43, da esposa e do filho do casal.
O Proença era um dos assessores informais do ex-superintende do SMTU - Marcos Cavalcante, e um dos diretores de uma cooperativa de transporte executivo.
Portanto, isso (sequestro) pode ser uma queima de arquivo.    

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Campeã amazonense treina forte visando seletiva para Seleção Brasileira de Taekwon-Do


Por Jerson Aranha

A atleta amazonense campeã brasileira de Taekwondo de 2012, Elissa Pimentel garantiu sua permanência no 1º lugar do ranking na categoria Junior feminino de faixa preta do campeonato brasileiro da modalidade.

            Agora seu objetivo é manter o ritmo para brigar por uma das 02 (duas) vagas da seletiva nacional oferecida pela Confederação Brasileira de Taekwon-Do que acontecerá no final do ano.
Elissa é faixa preta e atual campeã brasileira de 2012 de Taekwon-Do confirmando sua permanência no 1º lugar do Ranking do Brasil na categoria juvenil.
            A atleta vem treinando forte diariamente sob a orientação do professor Willis Pimentel visando à conquista de uma das duas vagas a ser oferecida para a seletiva nacional que acontecerá no final do ano de modo que possa integrar a Seleção Brasileira principal para o Mundial /rio-16.
            Elissa foi homenageada pela Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, diante de alguns mestres de Taekdwon-Do, que participaram do evento, quando aproveitou para realizar algumas demonstrações de suas habilidades no tatame.

TCE aprova contas de 2011 do Executivo estadual com 19 recomendações


O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (30), a prestação de contas do Executivo estadual, do exercício de 2011.
O colegiado acompanhou o voto o conselheiro-relator, Júlio Cabral, que acolheu o parecer no Ministério Público de Contas (MPC), pela regularidade na prestação. O pleno fez 19 recomendações ao governador Omar Aziz. 

O parecer prévio do TCE, com todas as recomendações, será encaminhado amanhã (31) à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que deverá julgar as contas do governador Omar Aziz. O relatório, voto e parecer serão disponibilizados na íntegra no site do tribunal, no link do SIP (Serviço de Informação ao Público), também nesta quinta-feira.

Segundo voto do conselheiro Julio Cabral, a administração estadual cumpriu, por exemplo, a execução dos Orçamentos Fiscal e de Seguridade Social, previstos no Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); o limite previsto na aplicação de recursos destinados ao Fundeb; e as transferências de recursos para os municípios, além de ter encaminhado relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal ao TCE dentro do prazo estabelecido.

Durante a apreciação das contas, os conselheiros decidiram, por quatro votos a um, retirar as ressalvas sugeridas pelo conselheiro-relator Julio Cabral, seguindo, assim, o parecer o procurador Rui Marcelo, que elencou recomendações por conta de algumas impropriedades identificadas na prestação de contas governo. Entre  as recomendações estão pendências em conciliações bancárias, número elevado de fundos especiais, quantitativo elevado de pessoal temporário, em detrimento da primazia ao regime de cargos efetivos, carreiras e concurso público.

O vice-governador, José Melo, que acompanhou a sessão extraordinária, afirmou que as recomendações feitas pelo TCE serão observadas pelo Executivo setorialmente. 

 

TCE julga 52 processos


Dez gestores municipais e estaduais terão suas contas julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na manhã desta quinta-feira (31/5). As prestações de contas das prefeituras de Pauiní (do ano de 2007), Tabatinga (de 2005) e a tomadas de contas de Jutaí (de 2010) estão entre os 52 processos previstos na pauta.


Entre os recursos de revisão e reconsideração está o do ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro (de 2003).

Serão julgadas, ainda, na 21º sessão do ano as contas do ex-presidente, Leonel Feitoza da Câmara Municipal de Manaus (CMM) de 2007; e as contas do secretário chefe da Casa Militar, o coronel Wilson Araújo (de 2009). A ex-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, também ingressou com recurso das contas de 2009.
A sessão inicia às 9h, no plenário do TCE, no 2º andar.