A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está reforçando as atividades de orientação junto aos moradores das áreas alagadas de Manaus, sobre as medidas de higiene pessoal e alimentar, o tratamento da água para consumo próprio, a destinação adequada do lixo doméstico, entre outros cuidados, isto tudo, para evitar a disseminação de doenças como Leptospirose, a Hepatite "A" e a Febre Tifóide,
Essas doenças são transmitidas, principalmente, através da água, alimentos e utensílios contaminados por microorganismos presentes nas fezes humanas e urina de roedores.
De acordo com o senhor Francisco Deodato, secretário municipal de Saúde, o trabalho está sendo feito, principalmente, pelas equipes de enfermagem e os agentes comunitários de saúde da secretaria, que estão visitando as casas, levando as orientações, identificando casos de pessoas que estejam precisando de atendimento médico e encaminhando-as às unidades de saúde da rede municipal que foram definidas como Bases de Apoio para o S.O.S Enchente. "As equipes também estão fazendo o levantamento da situação vacinal das famílias e providenciando a imunização, nos casos em que se fizer necessário", disse o secretário.
Além de orientação teórica, as famílias também estão recebendo o hipoclorito de sódio, que serve para desinfeccionar a água potável. Quando há pessoas em uma família com doença diarréica, por exemplo, está sendo feita a distribuição do soro oral, para ajudar no tratamento do doente. A pediatra Elena Marta Amaral do Santos destaca que, uma das orientações que estão sendo muito reforçadas junto às mães é a importância do aleitamento materno, no caso das crianças menores. "Esta é uma medida que confere elevada proteção à saúde dos bebês", destaca.
A Semsa definiu algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para funcionar como Base de Apoio para o atendimento às famílias atingidas pela cheia, nas zonas Oeste e Sul da cidade. Também está deslocando para estas áreas, quatro Unidades Móveis de Saúde (duas médico-laboratoriais e duas odontológicas), que reforçarão este atendimento. A Semsa definiu algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para funcionar como Base de Apoio para o atendimento às famílias atingidas pela cheia, nas zonas Oeste e Sul da cidade. Também está deslocando para estas áreas, quatro Unidades Móveis de Saúde (duas médico-laboratoriais e duas odontológicas), que reforçarão este atendimento.
As equipes da Semsa iniciaram estas açõesnas áreas alagadas pelos bairros do São Raimundo, Glória, São Jorge, Presidente Vargas, São Geraldo, Aparecida, Educandos, Betânia, Raiz e Morro da Liberdade. E estão envolvidos nessas ações 1,8 mil servidores da área da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário