O governador Omar Aziz e a primeira dama Nejmi Aziz, ambos do PSD, foram denunciados ao Ministério Público Federal (MPF), no dia 2, por promoção pessoal e campanha eleitoral fora do prazo. Os autores da representação são os ativistas Odilo Souza Reis e Hamilton de Oliveira Leão, membros da Organização não-governamental Instituto Amazônico da Cidadania (IACi), com sede em Manaus.
Na avaliação dos membros do IACi, Omar e Nejmi Aziz usam o jornal “Amazonas da Gente”, produzido pela Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom), para promoverem suas imagens. A peça publicitária, que oficialmente serve para divulgar as ações do governo, tem tiragem de 500 mil exemplares, e é publicada uma vez por mês, com distribuição na capital e no interior do Estado.
Na representação, os membros do IACi juntaram cópia de uma das edições do jornal “Amazonas da Gente”. A edição nº 1 do informativo circulou em setembro de 2011.
No “Amazonas da Gente” de setembro de 2011, a primeira dama, que até então não ocupava nenhuma função oficial no governo, foi destaque em duas das 12 páginas da publicação. O mesmo aconteceu com governador, que teve fotos publicadas em duas páginas da edição daquele mês.
“A esposa do governador está em todos os eventos, como se estivesse fazendo campanha. Ela não tem status de governadora, mas age como se assim fosse. Pedimos que o procurador tome as devidas providências. Porque, assim, ela sai na frente dos candidatos”, critica Odilo.
Nejmi Aziz, que declara não ter interesse em entrar na carreira política, foi nomeada pelo marido presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), em outubro de 2011. No mesmo ano, o fundo registrou gastos de R$ 1,8 milhão, segundo dados divulgados pela Secretaria de Fazenda (Sefaz).
O governador é presidente regional do PSD, sigla criada em 2011. Na capital, o diretório da legenda é dirigido por Nejmi Aziz. O governador Omar Aziz terá papel importante na indicação do candidato na briga pela Prefeitura de Manaus. Segundo a Agecom, o “Governo do Amazonas só se pronunciará quando for notificado pelo Ministério Público Federal”. A assessoria de imprensa da primeira dama também deu a mesma resposta.
O portal da Transparência da Secretaria de Fazenda (Sefaz) não mostrava, até ontem, as despesas realizadas este ano pelo Fundo de Promoção Social (FPS), sob direção da primeira-dama Nejmi Aziz. Essa publicação é obrigatória.
O Ministério Público Federal (MPF) informou, nessa quinta-feira (3), por meio da assessoria de imprensa, que a representação contra o governador e a primeira-dama foi encaminhada para a Coordenadoria Jurídica da Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM), onde será autuada e distribuída a um dos promotores da propaganda eleitoral da capital. Os promotores de propaganda eleitoral da capital são Jorge Wilson Lopes Cavalcante, Leda Mara Albuquerque e Elvys de Paula Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário