A previsão é que as perdas da produção agrícola do Amazonas, devido à cheia dos rios neste ano, ultrapassem as registradas em 2009.
De acordo com a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) em 2009 a agricultura do estado amargou um prejuízo de 50 milhões de reais.
Neste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) órgão vinculado a Sepror fez um levantamento parcial onde o valor dos prejuízos já ultrapassam 30 milhões de reais, sendo que as culturas mais prejudicadas foram as fibras de juta e malva, mandioca, banana, macaxeira e a criação de animais.
O prejuízo afeta cerca de sete mil famílias de produtores rurais, encontrados em grande parte nos municípios de Boca do Acre, Borba, Careiro da Várzea e Anamã.
De acordo com o secretário Eron bezerra, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento já acenou com a possibilidade de aportar R$ 10 milhões para diminuir os prejuízos aos agricultores do Estado.
Eron também informou que o Governo Federal anunciou linha de crédito especial para os pequenos produtores e renegociação de dívidas, com prazo de pagamento de até cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário