sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Casas noturnas sem risco à segurança estão liberadas



FOTOS: ARLESSON SICSÚ
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decidiu nesta sexta-feira, 01, liberar para funcionamento todas as casas que foram interditadas durante a operação de fiscalização, por problemas burocráticos junto aos órgãos municipais.
Todas as outras que foram interditas por risco à vida permanecem fechadas. Das 66 casas interditadas, 27 estão autorizadas a funcionar a partir de hoje. Outras 39 permanecerão fechadas (ver a lista dos estabelecimentos liberados).

As casas que permanecerão fechadas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Divisão de Vigilância Sanitária.
A decisão foi tomada após uma longa reunião do prefeito com  uma comissão de representantes de casas noturnas, bares e restaurantes, que também envolveu secretários da área. Os empresários concordaram em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a regularizar suas pendências até o dia 08 de fevereiro. Se isso não ocorrer, elas estão sujeitas a perder o Alvará de Funcionamento definitivamente.

O prefeito também reforçou que a fiscalização vai continuar tanto nas casas noturnas quanto em bares, restaurantes e outros estabelecimentos que envolvam concentração de público.

“Vamos fazer isso de forma mais sensível, visando mais a segurança e menos os problemas burocráticos”, afirmou Arthur. “Nesse encontro pudemos perceber que há interesse dos empresários em se ajustar”, disse o prefeito.

O prefeito também disse de sua preocupação com os segmentos que envolvem a participação de crianças e, portanto, deverá estender a fiscalização a salões de festas infantis, escolas, parques e similares.

O prefeito aconselhou as casas que estão trabalhando em clandestinidade a procurar os órgãos públicos e se ajustarem às exigências formais.
A Semmas montou uma força-tarefa formada por servidores que trabalharão na elaboração da minuta do TAC quanto na análise dos processos. “A secretaria está apta a atender a todos que tiverem pendência de licenciamento ambiental, dentro do prazo estabelecido”, destacou a secretária Katia Schweickardt.

O resultado do encontro foi avaliado como positivo por representes dos estabelecimentos. “Saio muito feliz desse encontro, Muitas pessoas dependem dos estabelecimentos e a decisão foi a mais sensata. Agora vamos trabalhar para estabelecer a ordem no setor, como a Prefeitura propõe”, afirmou o empresário Gersino Vendrami, da casa Rancho Sertanejo.

LISTA DAS CASAS LIBERADAS PARA FUNCIONAR A PARTIR DE HOJE

1.     Chariot
2.     Planeta Talismã
3.     Bar da Loura
4.     Rancho Sertanejo
5.     Luar do Sertão
6.     Chapéu Goiano Chopp Bar
7.     Terra Brasil
8.     Boleros Bier
9.     A2 Boate Bar
10.   Cabaré Nigth Clube
11.   Forró dos Três
12.   Bar São Francisco
13.   Bolero Drinks
14.   Cafuné Show Clube
15.   Taberna
16.   Kabanas Hall
17.   Alambique
18.   Zero Grau
19.   Hells Angels
20.   Naldo Restaurante e Lava-jato
21.   Gargalo Sport Beer
22.   Tropical Arena Vip
23.   Tome Chopp
24.   Casa Bar
25.   Lappa
26.   JapaFood
27.   Eleven

Nenhum comentário:

Postar um comentário