quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quase 150 mil pessoas são afetadas com a enchente deste ano


MANAUS - A cheia dos rios amazônicos afeta 148.828 pessoas no interior do Amazonas. As informações são Defesa Civil do Estado que apontam um total de 25 municípios em estado de emergência. O órgão iniciou a distribuição da segunda remessa de kits às famílias atingidas pelo fenômeno. Na capital amazonense, um trecho da Rua dos Barés, no Centro da cidade, está interditado e prejudica o comércio no local. A Defesa Civil não tem dados sobre o número de pessoas afetadas em Manaus.
Na capital, o rio Negro subiu cinco centímetros desde o decreto de estado de emergência em Manaus, no último dia 27, quando a cota chegou a 29,16 metros. O avanço das águas levou o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) a interditar um trecho da Rua dos Barés. Comerciantes e moradores já sentem o impacto do fenômeno.
A vendedora de refeições Eliete Gomes disse que apesar de somente o trecho entre a Avenida Joaquim Nabuco e Rua Pedro Botelho estar sem tráfego, o trabalho dela está prejudicado. “Toda a movimentação comercial caiu devido à cheia. Não é bom vender comida com aquela água suja e com cheiro ruim por perto. Como no ano passado, é preciso construir ao menos uma ponte”, opinou.
A área interdita na Rua dos Barés está sinalizada com cones e tem monitoramento constante de agentes de trânsito. A orientação é que para desviar do trecho alagado, os motoristas dobrem na avenida Joaquim Nabuco, passem pelas ruas Miranda Leão e dos Andradas, para chegar na Avenida Lourenço da Silva Braga. Somente comerciantes que necessitam descarregar mercadorias na área alagada poderão acessar o trecho restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário