Manaus - AM: Nesta segunda-feira, 27, a primeira-dama do município, Goreth Garcia Ribeiro, estará aniversariando, nas preferiu comemorar a data ajudando a arrecadar recursos financeiros para entidades da Rede de Acolhimento de Manaus que estão passando por sérias dificuldades financeiras a Fundação de Apoio às Instituições de Proteção da Pessoa com Deficiência (Fada), Aldeias SOS, Casa Mamãe Margarida e o Lar Janell Doyle. O evento será realizado no Parque Municipal do Idoso (Av. Rio Mar, 124, Bairro N. Sra. Das Graças) a partir das 20 horas.
“O dinheiro arrecadado com esse jantar será utilizado integralmente na manutenção destas entidades, que estão tendo grandes dificuldades para se manterem realizando seu trabalho que é tão lindo e necessário para as nossas crianças e adolescentes”, diz a aniversariante.
Jornalista e publicitária, Goreth Garcia Ribeiro pretende com esse seu gesto incentivar empresários, políticos, músicos, intelectuais, jornalistas, estudantes, profissionais liberais e pessoas comuns a se irmanarem em um grande movimento coletivo batizado de “Manaus com Amor – Solidariedade, Voluntariado e Cidadania”, que visa fortalecer as entidades da Rede de Acolhimento de Manaus.
“Num primeiro momento, até por que a situação financeira vivenciada por essas entidades é muito grave, queremos encontrar ‘padrinhos’ que possam contribuir mensalmente com uma pequena quantia financeira para qualquer uma delas, de sua livre escolha”, diz a aniversariante. “Num segundo momento, nós pretendemos criar um banco de dados para auxiliar milhares de pessoas que querem ser voluntários a encontrarem uma entidade ou causa de seu interesse e, ao mesmo tempo, ajudar as entidades a encontrarem esses voluntários”.
Goreth Garcia diz que a ideia do movimento foi inspirada no Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV). “Não vamos simplesmente copiar uma ideia vitoriosa da ONU, mas adequá-la à nossa realidade. Queremos, sim, atingir o objetivo de ajudar muitas pessoas na cidade, mas para o sucesso efetivo desta ação precisamos da parceria das entidades e de pessoas verdadeiramente comprometidas em tornar a nossa cidade cada vez melhor para os setores mais carentes e vulneráveis da população”, explica.
O trabalho voluntário e as Nações Unidas
A cada ano, milhares de pessoas de todo o planeta trabalham como voluntários da ONU. De acordo com as Nações Unidas, voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos.
O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.
Criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) tem por objetivo ser uma fonte estratégica de conhecimento e assistência sobre o papel e a contribuição do voluntariado para os programas de desenvolvimento. Desde aquele ano, mais de 30 mil pessoas participaram do Programa. O UNV está localizado em Bonn (Alemanha), e atualmente atua em mais de 140 países, sendo representado no mundo através dos escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Hoje, o UNV conta com mais de 7.500 voluntários que a cada ano levam seu conhecimento para comunidades – de seu próprio país ou no exterior –, ajudando-as a se transformarem na força motora de seu próprio desenvolvimento. Esses profissionais vêm de mais de 160 países e aproximadamente 75% deles são de nações em desenvolvimento. Com uma idade média de 39 anos – suas idades variam entre 25 e 70 anos – e fortes credenciais acadêmicas e profissionais, eles têm muito a oferecer e compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário