quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto de Lei prevê implante de ouvido biônico em pessoas com deficiência auditiva


A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), nesta terça-feira (28), recebeu com satisfação a notícia e parabenizou o Governo do Estado pelo anúncio feito pelo secretário estadual de Saúde (SUSAM), Wilson Alecrim, para criação ainda neste ano do Centro de Implante Coclear no Hospital Infantil Dr. Fajardo. 


A parlamentar apresentou Projeto de Lei no mês de abril deste ano para criação do Programa de Apoio Médico-Terapêutico e Educacional de pessoas com Deficiência Auditiva Profunda, o qual prevê inclusive o implante coclear, conhecido como ouvido biônico. 

“Em Manaus esse serviço não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as pessoas que precisam desse implante migram para outros estados a fim de realizarem a cirurgia”, explicou a deputada Conceição Sampaio. E acrescentou que o paciente precisa continuar um atendimento terapêutico na sua cidade de origem. E o Amazonas não oferece o procedimento de reabilitação especializada, o que também inviabiliza a cirurgia. 

Pelo Projeto de Lei nº 100/2013, de 9 de abril, apresentado pela deputada Conceição Sampaio e em tramitação na ALEAM, o programa prevê, além da cirurgia de implante coclear, serviços de fonoterapia e musicoterapia, gratuitamente, por meio da secretaria estadual de Saúde ou por meio de convênios e parcerias com instituições públicas e privadas. 

Conforme o anúncio feito pelo secretário Wilson Alecrim, o Projeto que fará com que o Hospital Infantil Dr. Fajardo se torne referência nesse tipo de atendimento foi aprovado pela Comissão de Intergestores Bipartite. E de acordo com dados do Setor de Estatísticas do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), atualmente o Amazonas tem aproximadamente 44 pacientes que estão em tratamento de pré ou pós-implante, os quais viajam periodicamente para São Paulo e Rio Grande do Norte. 

Com informações da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário