quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aécio vê “aflição” do PT e diz que principal marca do governo é a “ineficiência”

Tucano responde a comentário da petista de que candidatos ao Planalto devem "estudar muito"
O presidente do PSDB e provável candidato do partido ao Palácio do Planalto em 2014, senador Aécio Neves (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (31) que o PT vive um momento conturbado e está “ansioso” e “aflito”. O tucano disse que a presença cada vez mais constante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas cerimônias com a presidente Dilma Rousseff cria uma sombra sobre a petista, que disputará a reeleição.  
— Mesmo sem querer, vai criando uma sombra sobre ela. O que vejo é o PT hoje muito ansioso, aflito. Duvidando das condições da presidente da República que eu acho que não são boas. Alguém para disputar a reeleição deveria estar numa condição muito melhor da que ela está. Hoje, mais de 60% dos eleitores brasileiros dizem não querer votar em uma candidatura do PT.  
Aécio disse que a aflição do PT afeta também o ex-presidente Lula, com quem “sempre teve uma boa relação”.  
— É alguém que não está seguro das condições e das possibilidades da sua candidata.  
Após Marina Silva indicar, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que as principais conquistas do governo FHC foi a estabilidade econômica e a do governo Lula, a inclusão social, o tucano afirmou que a principal marca do governo da petista é a “ineficiência”.  
— Na gestão do Estado brasileiro a ineficiência é a principal marca, acho que é essa que fica. Se nós formos buscar lá adiante, fora do ambiente eleitoral, marcas para o governo da presidente Dilma, eu diria que ele teria duas marcas muito claras: a ineficiência por um lado e os desvios éticos por outro.  
Sobre o conselho de Dilma, de que os pretendentes ao Planalto devem “se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas”, Aécio rebateu os comentários da adversária.  
— Todos nós devemos estudar. Todos nós devemos permanentemente estar nos preparando para os desafios da vida. O presidente Lula sabe disso. Acho que o governo foi um bom aprendizado para ele. O que tenho dito, e vou dizer hoje de forma muito clara, é que o aprendizado do PT no governo tem custado muito caro ao Brasil.
Aécio criticou a suposta antecipação da presidente Dilma na campanha eleitoral de olho nas urnas em 2014. O tucano usou o exemplo da festa de 10 anos do Bolsa Família, realizada na última quarta-feira (30) em Brasília, para explicar que Dilma "não tem uma agenda de presidente, tem uma agenda de candidata que os brasileiros pagam a conta porque feita com dinheiro público".
— Um ato de campanha eleitoral, esta semana, na comemoração dos 10 anos do Bolsa Família. Nada havia ali de governo, mas às custas do governo. O governo do PT e a própria presidente da República, infelizmente, continuam tendo uma enorme dificuldade em separar o que público do que é privado e o que é público e partidário do que é privado. O governo tem essa dificuldade permanente.

    Snowden volta ao trabalho: na web da Rússia


    O ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden já tem novo emprego. Ele foi contratado por uma empresa de internet da Rússia, onde está exilado desde agosto, depois de denunciar o mega esquema de espionagem dos Estados Unidos.

    Especula-se que poderia ter sido contratado pela VKontakte (VK), a maior rede social do país. A VK, não quis comentar se seria ou não a responsável pelo novo emprego de Snowden.

    A informação foi dada pelo advogado do ex-agente, Anatoly Kucherena. Segundo ele, o norte-americano foi contratado para trabalhar “em uma das maiores páginas da Rússia na internet”. Por razões de segurança, o advogado não revelou o nome do empregador.

    O fundador da VK, Pavel Durov, já convidara, publicamente, Snowden para trabalhar na empresa: “Atualmente, Edward tem mantido a discrição e a minha oferta foi pública, o que poderia ser um problema” disse Durov, em conferência, em Berlim. De acordo com ele, Snowden é altamente qualificado para trabalhar com proteção de dados.

    Corredores do Poder: Site da CMM. Palco de pré-campanha?

    O site oficial da Câmara Municipal de Manaus era pra ser uma ferramenta de transparência, publicidade, moralidade do poder legislativo, veicular informações institucional. Mas equivocadamente traz propaganda de alguns vereadores.

    Exemplo: o vereador Rosilvado Cordovil (PTN)  se autoproclama o novo interventor do caótico trânsito manauara, em especial na zona norte da cidade. Legislar e fiscalizar são as duas únicas funções do parlamento!

    A fiscalização do Tribunal Eleitoral do Amazonas deve fica atenta aos abusos da diretoria de comunicação da casa legislativa.    

    Vereador vaiado

    O vereador de Rio Preto da Eva, James Marinho “Peixe Agulha”, aderiu à ala governista na casa legislativa. A troca de favores entre o parlamentar é a nomeação de parentes do “Peixe Agulha”.

    Após cinco tentativas para eleger-se “Peixe Agulha” flerta com revolta de seus eleitores, ontem, 31, “Peixe Agulha” foi vaiado na Câmara Municipal de Rio Preto da Eva.
    Uns eleitores mais afoitos queriam um Tetê a Tetê, com James Marinho.

    Ex-presidente da Câmara de Rio Preto da Eva em maus lençóis

    Na sessão desta quinta – feira, 31, o vereador Jamerson Zênio “Recruta Zero” foi acusado de desvio de quinze mil da casa do povo, e os acordos com os colegas não foram compridos. Palavras do atual presidente Francisco Batista “Chico Linha”.
    “Recruta Zero” ficou sem chão, abaixou a cabeça e calou-se.  

    Mário Frota usa a cota do CEAP de forma indevida?  

    O vereador Mário Frota (PSDB) usa a cota do CEAP para comprar sanduiches - picanhas, alugar carros, pagamentos das faturas do telefone celular, refeições em restaurante de luxo, a cota do CEAP é para uso de divulgação do mandato. Segundo o site da CMM.

    O tucano de plumagem descolorida atira em todos, mas é um autêntico "velhaco" da política tupiniquim. Fica a pergunta. Para que serve o salário do vereador?


    Prefeitura inaugura mais duas Unidades Básicas de Saúde da Família

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega nesta sexta-feira, 1º, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) L-32 e L-45 com 130 metros quadrados e equipe composta por médico, dentista, enfermeiro, agentes comunitários de saúde e auxiliar de consultório dentário para atender aproximadamente 3,5 mil pessoas no modelo de ações da Estratégia Saúde da Família. A primeira unidade, no Coroado, será inaugurada às 9h e a segunda, no bairro São José II, às 17h.

    Moradores reclamam de poluição sonora no Parque dos Bilhares

    Um grupo de moradores do Condomínio Cidade Jardim, localizado na Avenida Constantino Neri, zona centro-sul da cidade, procuraram o vereador Hiram Nicolau (PSD), para reclamar do barulho produzido pelos eventos do Parque dos Bilhares, situado na mesma localidade.  

    Na ocasião, Hiram Nicolau cobrou da Secretaria Municipal Meio Ambiente (Semmas) providências para a resolução do problema. “O caso remete ao  descumprimento do Artigo 110 da Lei 605/2001, que institui o Código Ambiental do Município e trata sobre o crime de poluição sonora. Acredito que possa haver um consenso entre moradores e organizadores dos eventos no parque para que não prejudique as pessoas que moram no Vila Jardim”.

    Vírgilio entra em campo para trazer incentivos a Zona Fraca

    BRASÍLIA - Após ser adiada a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073, o prefeito da Capital, Arthur Virgílio (PSDB), disse, nesta quarta-feira (31), querer que a presidente Dilma Rousseff (PT) articule a base governista da Câmara dos Deputados para aprovar a matéria.
    "A votação acabou não acontecendo porque a base estava muito desarticulada. Senti isso quando cheguei a Brasília. Conversei com alguns líderes da base de apoio ao Governo Federal e muitos sequer sabiam o que realmente estava acontecendo. Nós só queremos que a presidente Dilma Rousseff cumpra com o que prometeu, que é prorrogar a Zona Franca de Manaus", disse o gestor, segundo o jornal A Crítica.
    O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), anunciou que, depois de conversas com o Ministério da Fazenda e com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ficou decidido que seria melhor não votar a Proposta de Emenda à Constituição 506/10 nesta quarta-feira devido à complexidade do tema e das mudanças que são negociadas.
    Segundo o relator da matéria na comissão especial, deputado Átila Lins (PSD-AM), o adiamento é positivo. "Se isso vai permitir um acordo para atender as áreas de livre comércio e a Lei de Informática, concordamos com o adiamento para que se chegue a um texto enxuto para viabilizar a votação", afirmou.
    Para o líder do PR, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), serão os estados do Sudeste que mais vão perder se não forem prorrogados os benefícios concedidos pela Lei da Informática.
    Em razão das tratativas, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, encerrou a sessão e convocou outra sessão sucessiva para votar o projeto de lei do novo Código de Processo Civil (8046/10, apensado ao PL 6025/05).
    Para o prefeito Arthur Virgílio, o projeto é de suma importância para a ZFM, porque atrai investimentos de multinacionais, além de gerar empregos. No entanto, o tucano ressaltou que o estado do Amazonas precisa de mais investimentos.
    "A Zona Franca é sim importante, mas depois que conseguirmos a prorrogação por mais 50 anos vamos passar a exigir mais investimentos em outros setores. O interior precisa de mais portos, os municípios dependem de recursos e a BR-319 precisa finalmente passar a ser uma saída. Enfim, é apenas parte do processo que buscamos. Estamos em cima do laço. Precisamos que seja aprovada urgentemente", afirmou.

    Polícia Civil prende homem envolvido com tráfico de drogas no Mutirão

    A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), coordenada pelo Delegado Titular, Rodrigo Bona, deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a operação “Taurus”, que resultou na prisão de um homem envolvido com tráfico de drogas no bairro Amazonino Mendes, também conhecido como Mutirão, na Zona Norte da capital.
    Após um mês de investigações, iniciadas a partir de denúncias de comunitários feitas aos servidores da unidade policial, Marcos de Lima Sena, 25, foi preso em flagrante por volta das 6h, na residência dele, localizada na rua 3 daquele bairro, em cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido nessa quarta-feira (30) pelo juiz Julião Lemos Sobral, da 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecente (Vecute).
    No local foram apreendidos três revólveres calibre 38, sendo dois canos longos e um cano curto, um deles com numeração raspada, 15 projéteis de calibre 38 intactos, uma motocicleta da montadora Honda, modelo CB 300, cor vinho e placa NOR–1292, uma TV LED de 46 polegadas, um aparelho de som, R$ 195 em espécie, além de 63 trouxinhas de substância entorpecente com características de pasta base, encontradas pelos policiais dentro das caixas de som, uma balança de precisão e material para a confecção da droga.

     “A partir das denúncias demos início às diligências policiais, que comprovaram a comercialização de drogas no local pelo suspeito. Com base nas investigações, representei pedido de busca e apreensão para a residência dele e hoje obtivemos êxito na prisão de Marcos”, frisou o Delegado Rodrigo Bona.

    O Delegado Titular do 27º DIP ressaltou que há informações de que Marcos alugava os revólveres para outras pessoas praticarem assaltos. “As investigações irão continuar para averiguar essas informações”, disse. A autoridade policial relatou ainda que Marcos responde a um processo na 2ª Vara Federal, por falsificar um diploma de conclusão de 2º grau.
    Na unidade polical, Marcos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e apetrechos para o tráfico (Artigos 33 e 34, respectivamente, da Lei 11.343/06) e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito (Artigos 14 e 16, respectivamente, da Lei 10.826/03).
    Ao término dos trâmites realizados no 27º DIP, Marcos será conduzido para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.
     

    Cidade esteve na comunidade de Bela Vista para conferir a implantação da indústria de beneficiamento de calcário

    A autossuficiência do Amazonas em calcário, prevista para ocorrer a partir de 2014, foi abordada, na manhã de hoje, pelo deputado estadual Orlando Cidade (PTN). Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o parlamentar enumerou os benefícios que a situação proporcionará ao setor primário amazonense.

     De acordo com o parlamentar, o primeiro carregamento do calcário, extraído da Mina do Jatapu, em Urucará, teve como destino a comunidade de Bela Vista, em Manacapuru. “Os preparativos para o o beneficiamento da matéria-prima iniciaram em Bela Vista, onde há uma indústria para trabalhar com o minério. Lá o calcário será beneficiado e será transformado em fertilizante, insumo que será utilizado na produção do setor primário local”, disse o deputado, que esteve ontem na localidade para conhecer o projeto.
     
    Conforme Cidade, a indústria de beneficiamento está prestes a iniciar as operações na comunidade, o que segundo ele, além de atender o Estado com fertilizantes, gerará emprego e renda na região. “Só faltam serem feitos alguns ajustes na unidade fabril, como a parte elétrica. Com essa etapa concluída, o processo de produção estará a um passo do município”, comemorou o deputado, ao salientar que o fertilizante atenderá, principalmente, atividades ligadas à agricultura, pecuária e piscicultura local.

     Ainda sobre o fertilizante, Cidade pontuou que grande parte do insumo que atende o Estado é importada de outros Estados e, com o “start” da produção local, a dependência seria extinta. “Vale ressaltar ainda que o custo do produto será mais acessível, fator que reduzirá os custos dos produtores rurais amazonenses”, reforçou.


     Mina de Jatapu

    De acordo com dados da Secretaria Estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), o Amazonas possui uma reserva de 1,7 milhão de toneladas do minério em Jatapu, quantidade suficiente para atender o Estado com minério por até 17 anos.
    A expectativa é que o Estado produza 50 mil toneladas de calcário agrícola em pó por ano a partir de 2014, quantidade que será suficiente para atender os produtores rurais amazonenses. 

    Ponte Arthur Bernardes será entregue em quinze dias

    No próximo dia 15 de novembro, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, deverá entregar à população a ponte Arthur Bernardes, no bairro São Jorge, zona Oeste, completamente restaurada. 

    As obras, executadas pela empresa LVM Construções LTDA, e fiscalizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), estão com 92% dos serviços de reforço estrutural e reforma concluídos. Após a entrega da obra, a ponte São Jorge, cujo tráfego está acumulado em fluxo e contrafluxo, será interditada para reformas.

    Até o momento, foram realizadas ações de demolição do pavimento asfáltico antigo e posterior substituição por recapeamento novo, substituição de guarda corpo metálico, alargamento de tabuleiro com execução de laje de concreto armado, bem como guarda corpo, também feito de concreto armado.

    Para ornamentar a ponte, os operários instalaram estruturas metálicas em forma de arco dos dois lados da estrutura, bem como iluminação por meio de luminárias e refletores devidamente posicionados. As fundações da ponte também receberam proteção de estacas metálicas em concreto armado, além de pinturas.

    Até a conclusão dos serviços, a ponte permanece interditada. O tráfego é auxiliado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

    Com o tema “Cientistas do Amanhã” estudantes da rede estadual expõem pesquisas

    “Ambiente e vida”, “Arborização”, “Terra e Universo”, “Citologia”, “Química experimental”, “Genética” e “Biotecnologia e comunicação” serão alguns dos temas abordados
    “Cientistas do amanhã: da teoria à prática” foi o tema da II Mostra Científica realizada nesta semana pela escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro (zona sul de Manaus). O evento contou com a participação de 600 alunos do 2º ao 6º ano, com apresentações de trabalhos de pesquisa relacionados à ciência e tecnologia.

    O projeto escolar teve como objetivo estimular na comunidade escolar o interesse pela ciência e incentivar a curiosidade e a criatividade. Além disso, segundo a coordenadora do projeto na escola, Natália Martins Tavares, o foco foi “trazer a sociedade para dentro das escolas”. Objetivo alcançado, com a intensa participação dos familiares dos estudantes nas programações propostas.

    Entre os temas abordados na mostra destacaram-se: “Ambiente e vida”, “Arborização”, “Terra e universo” “Microscópio: importância e história”, “Citologia”, “Química experimental”, “Genética”, “Biotecnologia e comunicação” e “Eletricidade. De acordo com o gestor da instituição, Marcos Alvin, os trabalhos foram elaborados pelos alunos buscando conduzir o público a uma viagem pela realidade do cientista.


    A escola

    A escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro foi inaugurada em abril de 1994 e, a partir de junho daquele ano, passou a ser administrada em parceria pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o 7º Comando Aéreo Regional (Comar). A qualidade do ensino oferecido na escola, a posiciona entre as unidades de ensino mais premiadas do Estado. Desde que foi criado o prêmio “Escola de Valor”, a escola não ficou de fora de nenhuma premiação. Em maio deste ano, a instituição completou 19 anos de fundação.

    Jovem é alvejado com sete tiros enquanto dormia

    MANAUS- Um menor de 16 anos foi alvejado com sete tiros na tarde desta quarta-feira (30), durante uma tentativa d
    e homicídio em sua casa localizada na rua B, bairro Santa Inês, Zona Leste de Manaus. Ele recebeu os disparos no pescoço, tórax e abdômen no momento em que estava na sala do imóvel.
    Dois homens, um deles vestido de mototaxista, pararam em frente ao local em uma motocicleta de modelo e placa ainda desconhecidos. Eles são apontados como co-autor e autor do crime, respectivamente. O que estava vestido como mototaxista foi o responsável por dar apoio ao "carona", autor dos disparos.
    Mesmo com tantos ferimentos, o jovem sobreviveu e foi encaminhado ao Hospital Pronto Socorro Platão Araújo, também localizado na Zona Leste da cidade. Ele passa por cirurgia na tarde desta quarta e seu estado de saúde ainda não é conhecido.

    Redução na conta de luz

    MANAUS- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira (29) a redução média de 3,81% na conta de luz dos clientes da Amazonas Energia. Atualmente, a distribuidora atende aproximadamente de 740 mil residências e empresas no Amazonas.
    Os consumidores de alta tensão, como as indústrias, terão queda média de 10,87%. Já as residências e comércio em geral, considerados clientes de baixa tensão, não terão muito o que comemorar com o anúncio, já que haverá aumento no valor da tarifa de energia de em média, 2,40%.
    A decisão foi tomada com base no terceiro ciclo de revisão tarifária da Amazonas Energia. O processo é feito a cada quatro anos pela Aneel com todas as distribuidoras de energia do País e tem o objetivo de repassar aos consumidores os ganhos obtidos pelas concessionárias com melhorias na produtividade e eficiência. Normalmente, a revisão tarifária resulta em redução na conta de luz.
    Além do ciclo de revisão tarifária, todos os anos a Aneel faz o reajuste no valor da tarifa das distribuidoras, quando leva em consideração, entre outros, o índice de inflação.
    Linhão elogiado
    Os levantamentos técnicos feitos pela Eletrobrás e Eletronorte para construção do linhão da margem direita do rio Amazonas foi tema do pronunciamento do deputado estadual Tony Medeiros (PSL) no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã dessa terça-feira (29). Segundo o parlamentar, é uma notícia animadora para os moradores daquela região que necessitam de energia de boa qualidade.
    Segundo Tony, um leilão deve acontecer no primeiro semestre de 2014 para construção da obra, que vai permitir a região do baixo Amazonas ser interligada ao sistema nacional, a exemplo do que acontece com Manaus que consome energia até de Itaipú.
    Entre os municípios a serem contemplados pelo linhão está Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Tony disse que o linhão da margem esquerda passou por algumas cidades do Estado, entre as quais Manaus. Foi mais de 1,650 quilômetros de Tucuruí, Macapá até chegar a capital amazonense. “Ainda não houve o rebaixamento de tensão, até porque a transmissão é acima de 230KV, feito pela Eletrobrás/Eletronorte, abaixo disso já é distribuição, que é justamente feita no caso específico pela Eletrobras Amazonas Energia”, informou.
    O Deputado disse ter tido a oportunidade de participar de uma reunião com o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. O Ministro recebeu de suas mãos, à época, parte do projeto dessa ampliação de rede que seria levada pela margem direita ao rebaixamento de tensão em Oriximiná que não mudou até Óbidos, que é a parte mais estreita do rio Amazonas.

    Preço das passagens aéreas no Brasil aumentam 131,5%

    BRASIL - O preço das passagens aéreas no Brasil aumentou 131,5% acima da inflação desde 2005, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação será apresentada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, na reunião marcada para esta quinta-feira (31) entre o governo e representantes das companhias aéreas.
    O objetivo do encontro é tentar convencer as empresas de que os preços cobrados no país são altos demais. “Espero que eles colaborem, que haja uma compreensão de que se deve explorar o turismo, não os turistas”, disse Dino à Agência Brasil.  
    Segundo ele, o desequilíbrio entre demanda e oferta e o aquecimento do mercado faz com que haja práticas comerciais abusivas - que ficam mais evidentes no caso das festas de fim de ano e agora da Copa do Mundo do ano que vem -, sendo verificados aumentos de até 1.000% no preço das passagens. “Não temos nenhum fator econômico objetivo no que se refere a custo ou tributação que justifique esse aumento, que é obviamente abusivo”, acrescentou.
    As quatro empresas que operam no Brasil – TAM, Gol, Azul e Avianca – vão participar da reunião de amanhã, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria de Aviação Civil e do Ministério da Justiça. Segundo Dino, se as empresas não atenderem ao “chamado do bom-senso”, é possível que haja mudanças na regulação do setor, inclusive acabando com a chamada liberdade tarifária. “A liberdade tarifária não é um dogma, pode ser revista a qualquer tempo. Esse seria um caminho, voltar a praticar uma administração de preços como já foi feito no passado”, explicou.
    Outra medida para reduzir o preço das passagens no país é ampliar a oferta mediante a abertura do mercado para empresas estrangeiras fazerem voos domésticos no Brasil. “Se as empresas atuais não conseguirem ter práticas adequadas e oferecer bons serviços a preços justos, o mercado brasileiro é altamente atrativo para outras empresas”. Segundo ele, não é válido o argumento de que essa ação levaria a uma desnacionalização do setor, porque as empresas atuais também já não são totalmente nacionais. Para essa mudança, seria preciso alterar o Código Brasileiro Aeronáutico.
    Os preços da hotelaria também estão na mira da Embratur. Segundo o ranking que será apresentado na reunião, o Rio de Janeiro aparece em quarto lugar nas tarifas de lazer, com diária média de US$ 210, atrás apenas de Miami, Punta Cana e Nova York. “Aí junta passagem aérea, que muitas vezes também é mais barata. É por isso que o cidadão de classe média prefere viajar para o México, para Montevideu, por isso que os voos internacionais estão abarrotados de brasileiros”.  
    Para a Copa do Mundo, Dino defende que a Fifa e a Match, empresa suíça escolhida para intermediar as vendas de pacotes de turismo para a Copa, liberem os quartos que já foram adquiridos nas cidades-sede para que a oferta aumente e os preços sejam reduzidos. “Constatamos que, além de eles terem o monopólio, colocaram uma taxa de intermediação de 40% sobre o valor que estão pagando, que é abusivo. Se não rompermos esse monopólio, temos uma oferta muito diminuta no mercado”, disse.

    Estão abertas as inscrições para Videodança na Amazônia

    MANAUS - A III Mostra Internacional de Videodança na Amazônia  (MIVA) está com inscrições abertas até o dia 22 de novembro para receber produções (curta, média e longa-metragem) produzidos em qualquer ano. O evento está programado para acontecer em dezembro, com uma mostra itinerante que percorrerá Belém, Macapá, Boa Vista e Porto Velho. As inscrições são gratuitas e online e podem ser feitas através dosite do evento. 
    A MIVA é uma mostra não competitiva com programação didática que une tecnologia e arte por meio de exibições, palestras, oficinas e performances. A concepção do evento é baseada no processo vivenciado pelo Coletivo Difusão e seu grupo de estudos voltados à investigação, mapeamento e produção de trabalhos artísticos no campo das artes e mediações tecnológicas.
    A mostra, que começou no ano 2010, foi pioneira na região amazônica e uma das poucas em abrangência no país. O evento é patrocinado pelo Banco da Amazônia, com realização do Coletivo Difusão e Casa Fora do Eixo Amazônia.

    Conquista: Novo plano para servidores da Seduc é aprovado pela ALE-AM

    MANAUS- Votada sob regime de urgência após pedido do governador Omar Aziz, a proposta que institui o novo Plano de Cargos, Carreira e Renumeração (PCCR) dos servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu aprovação unânime dos deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas na tarde desta quarta-feira (30).
    O projeto do novo PCCR foi discutido e aprovado na plenária da ALE-AM com a presença de servidores da Seduc e do secretário da pasta, Rossieli Soares. Após o voto favorável de todos os parlamentares, o plano segue para ser sancionado pelo Governador e deve entrar em vigor logo que for publicado oficialmente.
    Nas novas regras, haverá 14,9% de aumento no salário dos servidores, além de ganhos inéditos como melhor
    es remunerações por aquisição de pós-gradações (progressão vertical) e a criação da carreira para servidores administrativos de níveis fundamentais e médios, como merendeira, serviços gerais, vigias e assistentes administrativos.
    Outra alteração do novo PCCR é o reajuste automático na remuneração do servidor por tempo de serviço (progressão horizontal).
    "Quem tem mais tempo de serviço terá um salário maior. Há pessoas que tem 15 anos de carreira e nunca foram promovidas”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório.
    Servidores integrados
    Outra categoria beneficiada pelo plano é dos servidores integrados, que passarão a incorporar as vantagens para efeito de aposentadoria. A alteração também vai garantir a incorporação à aposentadoria do salário GIS, uma gratificação concedida à professores que estão em sala de aula. Um professor doutor que ganhava R$ 4,5 mil no último ano de carreira, perto de se aposentar, passará a receber R$ 8,8 mil.
    Para implantar os novos benefícios aos servidores da Seduc, o Governo deverá injetar por ano R$ 60 milhões a mais no orçamento da pasta. “Não é o plano ideal, mas é um primeiro grande passo. Você nunca vai chegar a um ideal. Tem que olhar para a valorização do servidor o tempo todo”, declarou Rossieli.
    Pela Lei do Piso Salarial (11.738) e Lei do Fudeb (11.494), o PCCR deve ser reformulado a cada dois anos. A última vez que o plano dos professores da Seduc havia recebido alterações foi em 2004, quando foi alcançada a carreira única para o magistrado. A categoria vinha promovendo nos últimos anos protestos exigindo o novo PCCR e reivindicando junto o Legislativo a reformulação do documento.
    Após a sanção de Omar Aziz, cerca de 24 mil servidores serão beneficiados imediatamente com as novas regras, e esse número total deve chegar a 30 mil em três meses. “Temos que abrir pasta por pasta de todos os funcionários e calcular o tempo de serviço deles. É um trabalho manual feito em três meses ou com prazo mínimo até dezembro”, disse Rossieli.
    “A gente sabe que plano comparado ao anterior (2004) avançou muito. Mas tem algumas coisas que vamos continuar lutando, como a saúde laboral, assistência médica, plano de saúde, auxílio alimentação e aumento da hora/atividade para corrigir trabalhos e planejar aulas de 20% para 30% da carga horária", informou Libório.

    Está prevista nova greve dos rodoviários para este sábado

    MANAUS- A partir deste sábado (2), os rodoviários de Manaus farão nova greve. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (30) durante assembleia geral entre o Sindicato dos Rodoviários e a categoria.


    Durante a assembleia, o vice-presidente do sindicato, Josildo Oliveira, informou que um dos motivos da greve é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
    Ainda segundo ele, desde 2010 a categoria reivindica participação nesses lucros e os empresários nunca atenderam ao pleito.


    “Existe um acordo de pagamento que foi homologado na justiça do trabalho e eles se recusam a pagar. Os empresários estão criando manobras para não pagar. Agora acabou a paciência e quem não pagar não vai rodar”, disse Josildo.


    O Sindicato dos rodoviários também está solicitando dos empresários do transporte coletivo de Manaus que apresentem documentos comprovando a quitação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).


    Segundo Oliveira, os empresários recebem incentivos e subsídios do governo eprefeitura e não repassam nem ao INSS e nem ao FGTS corretamente.
    O sindicalista garantiu que a partir deste sábado os rodoviários vão de garagem em garagem impedir a saída dos ônibus. As notificações sobre a paralisação começam a ser divulgadas ainda hoje.

    Enterro de família desaparecida é seguido de desespero

    MANAUS- Os corpos do representante comercial Levy Oliveira do Nascimento, 32, sua esposa Gislany Santos Mesquita, 34, e o filho, Ian Levy Mesquita Nascimento, 6, foram liberados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Médico Legal (IML) e sepultados em uma cerimônia que atraiu cerca de 200 pessoas.
    A família, que morreu vítima de um acidente na BR-174, que liga Manaus a Boa Vista, em Roraima, na última sexta-feira (25), foi enterrada no Cemitério Parque Cidade Manaus, localizado em frente ao Cemitério Tarumã, Zona Norte da capital amazonense. O sepultamento iniciou por volta das 14h30 e terminou às 15h30.
    De acordo com a Administração do Cemitério, Gislany Nascimento foi a primeira a ser enterrada. Em seguida, o filho do casal, o pequeno Ian Levy, e por último o representante comercial Nascimento.
    Segundo a família das vítimas, os corpos não foram velados por recomendações do IML, devido ao avançado estado de decomposição.

    Implurb embarga prédio no Monte das Oliveiras

    MANAUS- O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) embargou um prédio que vinha sendo erguido sem licenciamento na rua Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.
    A obra, que se destinava a abrigar quitinetes, era chamada carinhosamente pelos moradores do local de ‘Torre de Pisa’, em referência à similar italiana que também é pendente, entra para o rol das curiosidades arquitetônicas da cidade, pois os seus quatro andares de construção apresentam uma leve inclinação, provavelmente provocada por falta de aprume durante a construção.


    Até esta quarta-feira (30), o proprietário não havia comparecido ao órgão para apresentar projeto arquitetônico e estrutural, registrado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), juntamente com responsável técnico (RT).
    Em razão da inclinação e outros detalhes irregulares, a obra foi embargada e deverá ficar parada até a regularização ou demolição. De acordo com o Implurb, o proprietário terá de providenciar ainda a devida correção de reforço estrutural, com profissional qualificado de engenharia para resolver a situação.


    No relatório produzido pela Gerência de Engenharia (GEN), o engenheiro Jocimar Milon afirma que o prédio em questão está em situação de risco, por ter sido construído aproveitando uma obra de contenção de aterro para nivelamento do perímetro com o patamar da rua.
    Ainda de acordo com o instituto, o proprietário teria usado a base de concreto que deu suporte ao aterro para erguer os pilares do prédio, o que ocasionou falta de resistência do terreno e posterior inclinação da estrutura do edifício.

    Texto de Braga que garante mais recursos para a saúde vai a plenário

    O relatório do senador Eduardo Braga (PMDB/AM) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22A/2000) foi aprovado nesta quarta-feira (30) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta, conhecida como PEC do Orçamento Impositivo, torna obrigatória a liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União e determina a destinação de, pelo menos, 50% dos recursos dessas emendas ao financiamento da saúde. Para o Amazonas, a estimativa é que sejam destinados, no mínimo, R$ 77 milhões a mais para essa área.

    Com a destinação de 50% das emendas parlamentares exclusivamente para a saúde inclusive para custeio, com exceção de pagamento de pessoal e encargos sociais, a proposta cria novo mecanismo de financiamento para esse setor. Nesse mesmo sentido, Braga manteve no relatório a obrigatoriedade de a União empregar 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) para a saúde pública até 2018. Essa meta será atingida de forma progressiva ao longo dos cinco anos.

    “A progressão não implica perdas de qualquer sorte. Pelas regras atuais, a União aplicaria, em 2014, algo como R$ 90,1 bilhões em saúde. Pela regra aqui proposta, esse montante subiria para R$ 96 bilhões. E, assim, sucessivamente, culminando, em 2018, com despesas, em ações e serviços públicos de saúde, da ordem de R$ 147,8 bilhões, contra R$ 125 bilhões, caso mantivéssemos a presente sistemática de cálculo dos recursos mínimos”, explicou o senador no relatório.

    Segundo Braga, as novas regras poderão resultar em mais R$ 50 bilhões para a saúde nos próximos cinco anos e esta é a primeira vez que o país vincula efetivamente recurso novo e recurso da receita corrente líquida da União para o setor.

    CCJ

    A votação na CCJ resultou de acordo entre o relator Eduardo Braga, que também é líder do governo no Senado, o governo e demais lideranças do Senado e Câmara dos Deputados. O acordo foi anunciado após reunião na noite de terça-feira (29) entre os parlamentares e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

    Braga acatou em seu relatório duas das dez emendas apresentadas pelos senadores. Uma delas, do senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), amplia o limite de aprovação e execução obrigatória das emendas individuais para 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL).

    “O aumento desse percentual elevará o valor das emendas parlamentares de R$ 10,8 milhões para R$ 12,8 milhões”, esclareceu o relator.

    Votação em plenário

    Ainda nesta quarta-feira, a CCJ aprovou requerimento solicitando urgência na análise da proposta pelo plenário do Senado, o que, segundo acordo acertado entre os líderes nesta tarde, deve ocorrer na próxima terça-feira (5).

    Assembleia Legislativa aprova PCCR da Seduc com apoio dos trabalhadores da Educação

    Com o plenário e galerias lotados de professores, pedagogos, assistentes e outros servidores do segmento, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) votou e aprovou, em regime de urgência, nesta quarta-feira (30), o projeto de lei nº 349/2013, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Seduc. Na discussão do projeto, deputados da base aliada, da oposição e professores defenderam os avanços conquistados com o novo plano, destacando o posicionamento democrático do governador Omar Aziz (PSD) nas discussões com a categoria.

    Logo ao abrir a ordem do dia, o presidente Josué Neto (PSD) colocou em votação o pedido de regime de urgência feito pelo líder do governo, deputado Sinésio Campos (PT), para a votação do PCCR. Em seguida, foi iniciada a votação da pauta do dia, constante de nove itens, sendo dois vetos totais e um veto parcial do governador Omar Aziz a projetos de lei de iniciativa dos deputados, cinco projetos de lei encaminhados pelo governo, entre eles o do PCCR, e um projeto de lei originário do Ministério Público Estadual.

    Última matéria da pauta de votação, o PCCR motivou a suspensão da ordem do dia em razão de emendas apresentadas pelos deputados de oposição Luiz Castro (PPS), Marcelo Ramos (PSB) e José Ricardo Wendling (PT), também assinadas pelo governista Tony Medeiros (PSL). Às 12h45 o presidente reabriu a ordem do dia, iniciando a discussão do projeto, com manifestação de 15 deputados, da representante da Associação do Movimento de Luta dos Professores de Manaus (Ascom), professora Elma Sampaio e o presidente do Sinteam, professor Marcos Libório.

    O líder do governo e relator da matéria, deputado Sinésio Campos (PT) defendeu a aprovação imediata do PCCR e, embora reconhecendo os bons propósitos das emendas apresentadas pela oposição, justificou a sua rejeição pelo fato de serem, em grande parte ou na totalidade, prerrogativas do Executivo. “Esta casa não pode aprovar matérias de teor orçamentário, por isso, houve a rejeição das emendas”, disse.

    Com declaração de voto dos deputados Conceição Sampaio (PP) e Cabo Maciel (PR), e o voto registrado do deputado Marcos Rotta que presidia reunião da na CPI da Telefonia, mais 18 votos registrados no painel eletrônico, o projeto do PCCR foi aprovado em discussão geral e votação única com votos dos 21 deputados presentes. Em seguida, foi submetida a votação da redação final, aprovada por unanimidade pelos presentes.

    Suposto homicida é preso pela PC

    A Polícia Civil do Amazonas, por meio do 25º Distrito Integrado de Polícia (DIP), registrou no final da manhã de terça-feira (29) a prisão do técnico em informática Benayon Cavalcante de Araújo, 33, conhecido como “Bena”. O homem foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva por homicídio, expedido no dia 28 de março deste ano pelo juiz do Plantão Criminal, Mauro Moraes Antony.
    Policiais militares da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados para averiguar uma denúncia de roubo a um mercadinho na rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade de Deus, Zona Norte da capital, quando encontraram “Bena” no local. Em seguida o homem foi conduzido ao 13º DIP para prestar esclarecimentos.
    Duas vítimas estiveram na unidade policial e não reconheceram “Bena” como sendo o autor do roubo ao mercadinho, porém os policiais constataram, por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), que havia um mandado de prisão preventiva em nome dele, representado junto à Justiça pelo Delegado Titular do 25º DIP, Adriano Félix.
    O técnico em informática é apontado como o principal suspeito do homicídio de Marcos Antônio Freitas e Freitas, 37, morto com duas facadas no dia 23 de março deste ano, por volta das 19h30, na rua Igarapé Reconquista, bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus.
    Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje no 25º DIP, o Delegado Adriano Félix explicou detalhes do delito. “No dia do crime Benayon foi à casa da ex-mulher com o filho do casal de seis anos. Chegando no lugar encontrou Marcos Antônio e após iniciarem uma calorosa discussão, Benayon desferiu as facadas no suspeito, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local”, disse.
    Na ocasião, Adriano Félix ressaltou ainda que toda a ação do suspeito foi presenciada pelo filho dele, que pedia para o pai não brigar.
    Ao término dos procedimentos realizados no 25º DIP, Benayon será encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar julgamento. 

    Invasores de terra são preso Novo Israel

    A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), prendeu na manhã desta quarta-feira (30), por volta das 10h, Francinilson Leite da Costa, 35, Valdenir da Silva e Silva, 38, Vanderson Rodrigues do Carmo, 27, Roberto Lopes do Nascimento, 30, e Alexsandro da Silva Marin, 26.
    Os homens estavam sendo investigados por invadirem um terreno particular, localizado no loteamento América do Sul, na avenida Torquato Tapajós, bairro Novo Israel, Zona Norte da cidade.

    As prisões foram realizadas por servidores da DEMA, coordenados pela Delegada Titular, Izolda de Castro e Vale, e contou ainda com o apoio de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA) e Polícia Militar, que chegaram até os suspeitos após o recebimento de denúncias anônimas, informando que eles teriam invadido uma área particular.
    Ao chegarem no local, os policiais confirmaram a veracidade das denúncias e prenderam os suspeitos, que foram conduzidos à DEMA, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por esbulho possessório e desacato (Artigos 16 e 331, respectivamente, do Código Penal Brasileiro). Eles irão responder pelos crimes em liberdade. 

    quarta-feira, 30 de outubro de 2013

    Prefeitura monta megaoperação para atender público em visita aos cemitérios

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), montou uma megaoperação para atender as mais de 800 mil pessoas que deverão comparecer aos Cemitérios de Manaus no próximo sábado, 02, dia de finados. Além da Semulsp, Seminf, Manauscult, Sempab, Semsa, Semasdh, Manaustrans, Gabinete Militar, Fundação Dr.Thomas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas estarão envolvidos na estrutura para garantir toda a segurança à população que comparecer nos cemitérios urbanos e nos quatro cemitérios rurais de Manaus.
    Segundo a diretora do Departamento de Cemitérios (Decem) da Semulsp, Danielle Soares, mais de 1,2 mil servidores irão trabalhar na logística do dia de finados. “Tudo está sendo feito para garantir a segurança e tranquilidade dos familiares que irão visitar o túmulo de seus entes queridos no dia de finados”. Ela informou ainda que nos seis cemitérios de Manaus vão ser celebradas missas a cada hora, no período de 6h às 18h.
    A Semulsp irá deslocar a todos os cemitérios uma equipe de conscientização para informar e orientar os visitantes quanto ao uso correto do espaço público e destinação do lixo produzido. “Pedimos a ajuda da população e também dos ambulantes, para que evitem jogar lixo no chão. A Semulsp vai manter uma equipe de limpeza em cada cemitério, mas é importante a colaboração de todos”, pediu a coordenadora.



    Funcionamento

    Os cemitérios de Manaus, nos dias 1ªº (sexta-feira), 2 (sábado) e 3
    (domingo), abrirão os portões às 5h. A orientação da administração dos cemitérios é que os visitantes procurem deixar o local até as 20h para evitar assaltos e casos de violência.

    Para informações, as administrações dos cemitérios irão funcionar de 7h às 17h00 nos dias 1º (sexta-feira) e 3 (domingo) e de 7h às 20h dia 2 (sábado).
    Durante o dia de finados (2) a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) irá manter um efetivo de 150 agentes de limpeza, dentro e no entorno dos cemitérios. Após o fechamento dos portões dos cemitérios os agentes de limpeza atuarão com uma operação de aproximadamente de 300 servidores.



    Informações Complementares

    ENDEREÇO DOS CEMITÉRIOS URBANOS DE MANAUS
    CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA
    Boulevard Álvaro Maia, s/nº esquina c/ Praça Chile– Adrianópolis.
    Fone: 3215 – 2440
    Responsável pela Administração: Maria Itacy

    CEMITÉRIO SANTA HELENA
    Rua Coração de Jesus, 215 – São Raimundo.
    Fone: 3671 – 2177
    Responsável pela Administração: Marcos Antônio

    CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO
    Rua Coronel Pedro de Souza, s/nº – Morro da Liberdade.
    Fone: 3624 – 4436
    Responsável pela Administração: Rosilene da Rocha dos Santos

    CEMITÉRIO NOSSA SENHORA APARECIDA
    Endereço: Avenida do Turismo, nº. 107 km 12 – Tarumã.
    Fone: 3658 – 3190
    Responsável pela Administração: Sonirto de Castro

    CEMITÉRIO SANTO ALBERTO
    Endereço: Rua Monteiro Maia, s/nº – Colônia Antônio Aleixo.
    Fone: 3618 – 5575
    Responsável pela Administração: Miguel Encarnação

    CEMITÉRIO NOSSA SENHORA PIEDADE
    Endereço: km 05 Rodovia AM – 010
    Fone: 9107-4543
    Responsável pela Administração: Gilmar Farias de Souza



    PROGRAMAÇÃO DAS MISSAS NO DIA DE FINADOS NOS CEMITÉRIOS URBANOS DE MANAUS

    CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA
    07:00 - Missa (Seminário São José)
    08:00 - Missa (Paróquia São José Operário – Centro)
    09:00 - (Paróquia São Sebastião)
    10:00 - Missa (Paróquia Nossa Sra. Aparecida)
    18:00 - Missa Campal (Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani)

    CEMITÉRIO NOSSA SENHORA APARECIDA
    09:00 - Missa (Padre Luiz Paulo Eraldo)
    11:00 – Missa
    16:00 - Missa
    Cultos ecumênicos

    CEMITÉRIO SANTA HELENA
    Missas (Padre Alcione de Queiroz Maia)
    06:30 – Missa
    08:00 – Louvor/Oração
    09:00 – Missa
    10:00 – Louvor/Oração
    11:00 – Missa
    12:00 – Louvor/Oração
    15:00 – Missa
    16:00 – Louvor/Oração
    17:00 – Missa
    18:00 – Louvor/Oração
    19:00 – Missa

    CEMITÉRIO SÃO FRANCISCO
    Missas (Padre Wolney Augusto de Souza Mourão – Paróquia Coração Imaculado de Maria)
    Manhã: Missa de 06:00 às 12:00
    Tarde: Missa de 16:00 às 20:00

    CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE
    (Padre Roberto Bovolenta da Comunidade de Santo Antônio, área missionária de Santa Helena)
    08:00 – Missa

    CEMITÉRIO SANTO ALBERTO

    Missas (Padre Geraldo Ferreira Bendaham, Paróquia N. Sra. das Graças da Colônia A. Aleixo)
    08:00 – Missa
    16:30 – Missa

    Fotos: D’Castro