O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta sexta-feira, 25, o novo retorno da Bola das Letras, na avenida Theomário Pinto, zona Centro-Sul. Estudos do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) indicaram que 80% dos veículos que utilizam a bola são para retornar para própria avenida Theomário Pinto. Agora, os condutores terão uma opção mais rápida e sem sobrecarregar o fluxo de quem deseja seguir para avenida Jacira Reis.
“Essa obra foi muito bem vinda e vai melhor bastante o fluxo para o Tocantins”, afirmou o motorista Francisco Chagas. “A quantidade de carros nas ruas hoje é muito grande, por isso toda obra que venha para diminuir esses gargalos é importante para nós condutores”, completou o transportador Moisés Tavares.
A Prefeitura de Manaus fará outras intervenções em pontos de congestionamentos para continuar desafogando o trânsito na capital. De acordo com o prefeito, em média, seis mil carros novos são emplacados mensalmente em Manaus, por isso a prioridade das obras de mobilidade urbana será para melhorar o sistema de transporte coletivo e fazer com que as pessoas reduzam a quantidade de carros nas ruas.
“É preciso recuperar as vias e isso nós já estamos fazendo. A partir do ano que vem começaremos também a abrir novas vias. Faremos o BRS funcionar e futuramente o BRT, para isso em breve iniciaremos a segregação de faixas exclusivas para ônibus. Vamos implantar o sistema de carga abordo para extinguir os terminais T1 e T2, enfim, precisamos fazer o trânsito funcionar bem através do Consórcio Operacional das Empresas de Transporte Coletivo”, disse Arthur Neto.
Hissa Abrahão, vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), ressaltou ainda que as oito baias para ônibus entregues já contribuíram bastante para melhorar o trânsito em alguns pontos específicos.
“São pequenas obras, mas que em conjunto favorecem para o melhor deslocamento urbano, que é o nosso maior objetivo. Por exemplo, fizemos uma direita livre ao lado da Escola Homero de Miranda Leão, no conjunto Renato Souza Pinto, na zona Norte, além do recapeamento da rua Cecília Meireles, que liga a Torquato Tapajós ao Tarumã, na zona Oeste. Essas intervenções, na sua maioria realizada por administração direta, aos poucos vão minimizar o grande problema que é o trânsito na cidade de Manaus”, concluiu Hissa.
Além do retorno, as obras na avenida Theomário Pinto também priorizaram o alargamento da via em 120 metros com uma pista de aceleração. A nova rede de drenagem e o calçamento receberam um projeto paisagístico que favorece a prática de atividades esportivas.
“Essa é uma área que, à noite, as pessoas costumam fazer caminhadas, então, todo o complexo ficou muito interessante, porque além de viabilizar o trânsito, também contempla a qualidade de vida com o projeto paisagístico e o espaço para caminhadas”, finalizou o subsecretário de Infraestrutura, Antônio Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário