MANAUS- Neste fim de semana chega a Manaus um novo grupo de profissionais estrangeiros, selecionado pelo programa Mais Médicos, do governo federal, para atuar em municípios do Amazonas.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, no período de 29 a 31 deste mês, o grupo participará de uma capacitação de nivelamento, organizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com foco nas doenças típicas da região amazônica. A previsão é de que 114 médicos sejam enviados ao Estado, em mais esta etapa do programa federal.
Alecrim informou que o treinamento promovido pela FMT e FVS acontecerá em horário integral, no auditório Vânia Pimentel, do Centro Universitário Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.
O secretário detalha que a capacitação terá o mesmo conteúdo da que foi realizada, no mês de setembro, para os primeiros 74 profissionais estrangeiros enviados pelo Mais Médicos ao Amazonas. Antes de serem enviados aos Estados, os médicos estrangeiros passam por um treinamento padrão, ministrado pelo próprio Ministério da Saúde.
“O treinamento complementar oferecido pelo governo do Amazonas tem a finalidade de atualizar os conhecimentos dos profissionais em relação aos dados epidemiológicos das doenças infectoparasitárias e tropiciais, típicas da região amazônica”, informa Alecrim.
No dia 1º de novembro haverá o encerramento da fase de treinamento em Manaus e os profissionais deverão seguir para os municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), em que irão atuar, na atenção básica.
Conteúdo
Temas como hepatites, febre amarela, leptospirose, doenças diarreicas agudas, febre tifoide, leishmaniose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e enfermidades de maior ocorrência no período de enchente e vazante dos rios amazônicos integram o conteúdo do treinamento ministrado aos médicos.
Além disso, os profissionais também receberão informações sobre o funcionamento do projeto de telessaúde e do Sistema de Regulação (Sisreg) e dos principais programas de saúde executados pelo SUS.
“O objetivo é dar uma visão bem completa sobre o funcionamento dessas ferramentas e dos programas de saúde, que darão o suporte e vão orientar o trabalho desses profissionais nos municípios, no âmbito da atenção básica”, explica Alecrim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário