segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Médicos estrangeiros passarão por treinamento

MANAUS- No encerramento do segundo ciclo de integração dos profissionais do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, no Amazonas, novos 70 médicos, entre cubanos e brasileiros formados no exterior, desembarcaram na manhã deste domingo (27) no aeroporto militar de Ponta Pelada.


Os profissionais deverão entrar em fase de treinamento e nivelamento a partir de terça-feira (29), juntamente com os outros 43 médicos que chegaram na manhã de ontem (26).


No total, o programa já trouxe 207 médicos estrangeiros ao Estado. A expectativa do secretário de saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, é de que até abril de 2014 novos 600 profissionais estrangeiros estejam atuando no Amazonas.


Segundo Alecrim, desses 113 profissionais que chegaram durante o final de semana, 15 ficarão sediados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital amazonense, 4 atuarão em saúde indígena e os outros 94 serão integrados em 36 municípios do interior.


Todos os profissionais estavam há 21 dias em Brasília, onde passaram por treinamentos e tiveram seus registros de trabalho emitidos pelo Ministério da Saúde.
No Amazonas, até o dia 1 de novembro, os médicos passarão por novos treinamentos. O curso técnico será ministrado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) no Centro Universitário Nilton Lins.


“Esses médicos serão treinados em doenças tropicais, acidentes com animais peçonhentos, perfil epidemiológico do Estado, saúde indígena e controle das grandes endemias, que focará em dengue, malária, tuberculose e hanseníase”, disse o secretário.


Entre os médicos que desembarcaram hoje estava o brasileiro natural de Rondônia Iasser Salinas. Formado na Bolívia, em 2009, Salinas ficará sediado em uma das UBS da cidade. O profissional acredita que os treinamentos serão eficazes na garantia da qualidade do atendimento realizado pelos médicos estrangeiros.


“Eu acho que os demais médicos estão chegando com uma base de conhecimento profunda. Com o decorrer dos dias, eles vão chegar a excelência que a população espera”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário