quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Termina nesta sexta-feira, mutirão de cirurgias em Manaus

MANAUS - Médicos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) estão em Manaus para fazer cirurgias em joelhos de 30 pacientes que aguardavam na fila da Secretaria de Saúde do estado. As cirurgias acontecerão até esta sexta-feira (25) na Fundação Hospitalar Adriano Jorge. É a quarta vez que a equipe do Into realiza um mutirão de operações, em 2013, no estado.





O grupo é formado por 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O procedimento feito é a artroplastia primária de joelho, uma cirurgia para colocar prótese em articulação desgastada. A iniciativa faz parte do Projeto Suporte, responsável por 100 procedimentos em dez anos.
Na ação, a Secretaria de Saúde de Manaus disponibilizou o hospital para que as cirurgias sejam feitas. a equipe do Into, por sua vez, fornece todo o material necessário para a operação, como implantes e próteses. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos do estado.
O coordenador do projeto, José Luiz Ramalho, disse que os pacientes beneficiados com a cirurgia estavam na fila de espera da Secretaria de Saúde. "Pegamos os 30 primeiros da fila da secretaria. Essa é uma cirurgia que se fosse feita em um hospital particular, seria muito cara".

Nenhum comentário:

Postar um comentário