quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Implurb embarga prédio no Monte das Oliveiras

MANAUS- O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) embargou um prédio que vinha sendo erguido sem licenciamento na rua Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.
A obra, que se destinava a abrigar quitinetes, era chamada carinhosamente pelos moradores do local de ‘Torre de Pisa’, em referência à similar italiana que também é pendente, entra para o rol das curiosidades arquitetônicas da cidade, pois os seus quatro andares de construção apresentam uma leve inclinação, provavelmente provocada por falta de aprume durante a construção.


Até esta quarta-feira (30), o proprietário não havia comparecido ao órgão para apresentar projeto arquitetônico e estrutural, registrado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), juntamente com responsável técnico (RT).
Em razão da inclinação e outros detalhes irregulares, a obra foi embargada e deverá ficar parada até a regularização ou demolição. De acordo com o Implurb, o proprietário terá de providenciar ainda a devida correção de reforço estrutural, com profissional qualificado de engenharia para resolver a situação.


No relatório produzido pela Gerência de Engenharia (GEN), o engenheiro Jocimar Milon afirma que o prédio em questão está em situação de risco, por ter sido construído aproveitando uma obra de contenção de aterro para nivelamento do perímetro com o patamar da rua.
Ainda de acordo com o instituto, o proprietário teria usado a base de concreto que deu suporte ao aterro para erguer os pilares do prédio, o que ocasionou falta de resistência do terreno e posterior inclinação da estrutura do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário