quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Semsa inicia campanha Antirrábica Animal

Com a meta de vacinar no mínimo 204.302 animais, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta terça-feira, 29, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, direcionada para cães e gatos da zona urbana de Manaus. 

Na zona Rural, a campanha aconteceu entre os meses de abril e julho deste ano, atingindo oito mil animais.

A campanha na zona urbana será executada por 120 equipes de vacinadores que irão atuar até o dia 16 de dezembro, visitando cada residência para a busca ativa de animais. A Semsa estima que serão vacinados 155.823 cães e 48.479 gatos.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que foi elaborado um cronograma para a vacinação em diferentes locais da cidade. “As equipes foram divididas pelas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul, sendo montado um cronograma para que todos os bairros de Manaus sejam atendidos pela campanha de vacinação”, explicou Evandro Melo, lembrando que o município Manaus não registra casos de raiva humana há mais de 24 anos.

As equipes de vacinadores iniciaram as visitas de casa em casa nas comunidades Braga Mendes, Cidade de Deus, Conjunto Vila Nova, Mauazinho, Jardim Mauá, Vila Buriti, Nova República, Manaus 2000, Coroado I, II e III, Ouro Verde, Zumbi, Armando Mendes, União da Vitória, São Pedro, Campos Sales, Parque Riachuelo e Tarumã.

De acordo com Evandro Melo, a vacinação nessas comunidades deve ser concluída nesta quarta-feira, dia 30, e a recomendação é que a população fique atenta para receber em casa os vacinadores que estarão identificados com a camisa e o colete de vacinador. “Solicitamos que os proprietários dos animais recebam bem os vacinadores e auxiliem, caso seja possível, na contenção dos animais para a aplicação da vacina”, explica Evandro Melo.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco Zardo, informa que podem ser vacinados animais com mais de três meses de vida e que não estejam com nenhum problema de saúde. “Em cada residência visitada, caso a equipe não encontre o proprietário do imóvel, os vacinadores deixarão um comunicado informando sobre a visita e um telefone de contato para informações sobre as outras possibilidades de vacinação”, informou Zardo.

Quem perder a vacinação durante as visitas também poderá procurar a vacina nos quatros postos fixos de vacinação que irão funcionar aos sábados, das 8h00 às 12h00, nas sedes dos Distritos de Saúde Norte (avenida Noel Nutels, nº 12, Cidade Nova).

Nenhum comentário:

Postar um comentário