sexta-feira, 6 de maio de 2011

Morte por arma de fogo aumenta em Manaus.


Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou estudo onde demonstra que arma de fogo são utilizadas em 69,3% dos crimes.  
A capital amazonense ocupa o 20° lugar no ranking das capitais, registrando um aumento de 5,3% no numero de homicídios com armas de fogo em relação ao total de homicídios entre 2007 e 2009, informações contidas no estudo divulgado pela CNM. A violência utilizando arma de fogo correspondeu por 69,3% dos homicídios em Manaus.   
O estudo demonstra o  “crescimento acentuado” dessa taxa até 2008 e 2009 em sete capitais: Salvador, João Pessoa, Belém (PA), Natal (RN), Manaus (AM), São Luis (MA) e Goiânia (GO). Identifica ainda um grupo de oito capitais em que as taxas começaram a cair: Maceió, Recife (PE), Vitória, Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO) e Teresina (PI). Outro grupo tem queda contínua nos últimos dez anos: Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro, São Paulo, Boa Vista (RR) e Palmas (TO).
Em 2007, a violência armada era representada por 64% dos homicídios na capital amazonense. O número decaiu para 60,6% em 2008 e voltou a aumentar em 2009, de acordo com o estudo da CNM.
As capitais nordestinas Salvador e Vitória são as líderes nacionais em homicídios cometidos com armas de fogo entre as capitais do País.
Na década de 90, segundo o estudo, as armas de fogo eram usadas em cerca de 60% dos homicídios praticados no Brasil. Esse índice começou a crescer na década passada, atingindo pico de 71,6% em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário