O Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) registrou crescimento de 26% nos alertas de desmatamento na Amazônia Legal nos últimos seis meses. A alta ocorreu entre 1º de agosto de 2012 e 28 fevereiro de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado. No total, foram registrados alertas de desmatamento ou degradação em 1.695,27 quilômetros quadrados da floresta.
Os campeões da lista de alertas de desmatamento são os estados de Mato Grosso, do Pará e de Rondônia. “Mato Grosso e Pará sempre foram os campeões do desmatamento. Esses alertas podem estar sendo impulsionados pelo boom das commodities, pelo aumento do preço da terra e pode ter havido uma pressão maior no mês de julho. Mas a administração ambiental reagiu, mudou as estratégias e trouxemos de novo sob o controle qualquer ameaça [de degradação da floresta]”, disse Evaristo.
Na contramão de aumentos, o Acre teve uma redução de 84% nos alertas – no período analisado em 2012, foram 28, e este ano, apenas quatro. Os dados foram registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que usa imagens de satélite para analisar a perda da Floresta Amazônica em nove estados. Eles incluem a degradação, referente ao desmatamento parcial da floresta, e o corte raso, quando há desmatamento total da área e o solo fica exposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário