terça-feira, 26 de março de 2013

Órgãos públicos fazem simulação de segurança na Ponta Negra, mas reabertura de praia segue indefinida


Mais uma etapa foi vencida para reabertura da praia da Ponta Negra. Nesta manhã, 26, os órgãos responsáveis realizaram a simulação de segurança para atendimento dos banhistas.

Uma reunião será marcada nos próximos dias e deve estipular a data de liberação do local à população. A estimativa da Prefeitura é que isso ocorra no prazo máximo de 60 dias, período em que deverão ser finalizadas as normas de uso da praia.

“O prazo foi estipulado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas acreditamos que antes disso a gente já esteja reabrindo a praia”, afirmou Mafran Evangelista, coordenador da Comissão da Ponta Negra do Implurb.

Durante a simulação, foram realizadas duas situações de afogamento, uma com socorro por meio de prancha e outra com jet ski, equipamentos de segurança doados pela Seminf. Ainda faltam ser entregues pelo município um jet ski e um quadriciclo, em processo de aquisição.

Aproximadamente, 50 homens do Corpo de Bombeiros, 11 agentes da Polícia Militar e mais duas viaturas, além de 15 homens da Guarda Municipal, dois técnicos e um enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da ação na praia da Ponta Negra. Ou seja, uma estrutura que nunca você vai encontrar se sofrer algum afogamento na praia. 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um posto fixo de serviço com três técnicos de enfermagem e um enfermeiro para atendimento imediato e ainda vai disponibilizar uma unidade do SOS VIDA para suporte permanente ao trabalho dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros.

Ainda na simulação de segurança, foi estabelecido que área considerada segura para banho é de 600 metros a partir da margem da praia. De acordo com tenente coronel Dinanci Almeida, boias de limitação demarcarão até onde irá o acesso dos banhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário