quarta-feira, 27 de março de 2013

Plano de enfrentamento do tráfico de pessoas é elaborado no Amazonas


O Amazonas vai definir o Plano Estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado. As metas e ações do plano serão definidos durante os dois dias do Seminário para Consolidação da Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas que termina nesta quarta-feira (27). O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus).
O plano tem anuência do Governo do Estado, junto a 53 instituições parceiras no combate ao tráfico humano. O seminário também tem o objetivo de compartilhar informações sobre as rotas e o perfil dos aliciadores, que preferem em mais de 90% dos casos mulheres entre 18 e 35 anos.
A coordenadora de Direitos Humanos da Sejus, Michele Custódio, frisou que, ao reunir todos os órgãos e parceiros que enfrentam a mesma causa, o Governo visa evitar a divergência nas informações relacionadas ao crime de tráfico de pessoas.
O relatório da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) identificou que, entre 2005 e 2011, a Polícia Federal (PF) registrou 157 inquéritos por tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, enquanto que o Poder Judiciário, segundo o Conselho Nacional de Justiça, teve 91 processos distribuídos. “A ideia é somar informações de todos os parceiros que lutam contra o tráfico de pessoas para que a Polícia Civil trabalhe o mesmo caso que a Sejus”, destacou Custódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário