sexta-feira, 31 de maio de 2013

Homem é preso por vender medicamentos ilegalmente

MANAUS - A polícia registrou nesta sexta-feira (31), a prisão em flagrante de Elielson Benizario Pereira, 39, por vender medicamentos contrabandeados.

Durante o patrulhamento de rotina, policiais militares abordaram o homem, que vendia os produtos ilegais em uma banca na rua Martins de Santa Cruz, no Centro da cidade. Foram apreendidas com ele 15 cartelas de Amoxilina, seis caixas de Sulfalina, três caixas de Cefalexina e 76 cartelas de Viagra, produto contrabandeado, não registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dos medicamentos, foi apreendido com ele aproximadamente R$750 em espécie.

O homem foi levado ao 1º DIP, onde foi autuado por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Elielson será encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Polícia pede ajuda da população para elucidar caso de roubo à consultório odontológico

MANAUS - A polícia registrou nesta sexta-feira (31) um roubo ocorrido na clínica odontológica MS Odonto, localizada na rua Itaperaima, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte da cidade.

O fato ocorreu por volta das 16h30 da última quarta-feira (29), quando três homens portando armas brancas e um revólver invadiram o local, rendendo o proprietário da clínica, a esposa dele e três clientes. Os homens levaram aparelhos celulares, cartões de crédito e documentos pessoais das vítimas.

Segundo o proprietário, os homens chegaram a agredir uma das vítimas com uma coronhada na cabeça. Após o roubo, os assaltantes fugiram em uma moto e um carro, ainda não identificados. A clínica não possui câmeras de segurança. O caso está sendo investigado e ficará sob a responsabilidade do 27º DIP.

Aqueles que puderem colaborar com informações sobre o caso, poderão entrar em contato pelo número: (92) 3632-6391. A Polícia Civil assegura o sigilo da identidade dos informantes. 

Futsal: São Caetano bate Verdão e leva vantagem nas oitavas da Liga Paulista

SÃO PAULO - Apesar da recuperação no fim da primeira fase, quando ficou entre os oito melhores colocados, o Palmeiras não começou bem as oitavas de final da Liga Paulista de Futsal. Fora de casa, o Verdão foi derrotado por 3 a 0 pelo São Caetano/Drummond e agora precisa vencer o segundo jogo, no Ginásio do Palestra Itália, e reverter a vantagem do time do ABC Paulista.
No Ginásio Armando Lima e Silva Corujeira, o São Caetano se impôs desde o começo do jogo e conseguiu abrir o placar ainda na primeira etapa. Aos 14 minutos, Kleiton colocou o time da casa em vantagem. O Palmeiras ainda tentou, mas não conseguiu igualar o marcador antes do intervalo.
Na etapa complementar, o Verdão voltou a buscar o gol de empate, mas não teve sucesso. O São Caetano, por sua vez, foi mais preciso e logo conseguiu atingir seu objetivo. Aos 11 minutos do segundo temo, Júnior aproveitou a oportunidade e marcou o segundo. Já no fim, Tarcísio ainda fez o terceiro, garantindo a vitória da equipe do ABC Paulista.
Palmeiras e São Caetano abrem a segunda rodada das oitavas de final na próxima segunda-feira. As duas equipes se enfrentam às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Palestra Itália. De acordo com o regulamento, o time do ABC avança com uma vitória ou um empate. O triunfo alviverde leva o jogo para a prorrogação.
Sertãozinho busca empate com Pulo do Gato – Também pelas oitavas de final, o Sertãozinho recebeu o Pulo do Gato no Ginásio Docão e foi surpreendido pela equipe campineira. Os visitantes venciam até os 15 minutos do segundo tempo, quando o time da casa buscou o empate e deu números finais à partida: 4 a 4. Desta forma, o vencedor do segundo confronto fica com a vaga nas quartas.

Oscar diz que chegará aos 80: “Tumor não vai me pegar nem a pau”

SÃO PAULO “Ó eu aqui, p...!”, anunciou Oscar Schmidt, no quintal de sua casa em Santana de Parnaíba. Ele ficou muito satisfeito com a quantidade de jornalistas que foi ouvi-lo sobre o tumor maligno retirado de sua cabeça há um mês, chegando a contar as câmeras e microfones. E avisou que pretende continuar “aqui, p...”, por muito tempo.
“Vou até uns 90. Será que eu chego? Oitenta está bom”, sorriu o ex-jogador de 55 anos. “Muita gente fala que vai vencer e não vence, mas eu vou. Vou tentar de todos os modos. É um tumor pequenininho, mas malvado. Se deixar, vai embora, mas não vou deixar. Esse tumor não vai me pegar nem a pau.”
O Mão Santa descobriu um primeiro tumor há dois anos, durante uma viagem aos Estados Unidos. A massa retirada tinha 7,5 cm -- “uma laranja”, como chamou o ex-atleta --, mas não era tão “malvada” quanto a que apareceu em abril. Em uma escala de um a quatro, tem grau três de malignidade o tumor de menos de 1 cm retirado em 30 de abril, no Hospital Sírio Libanês. “Mas eu já entendi que grau três e grau quatro são tudo a mesma m...”
Mesmo assim, Oscar procurou demonstrar bastante otimismo. Brincou durante toda a entrevista, concedida após uma sessão de radioterapia. A rotina do ex-jogador de basquete, que já voltou a executar seu trabalho como palestrante motivacional, tem também quimioterapia.
“Para começar, é um mês de tratamento. São 30 sessões de radioterapia lá no (Hospital Albert) Einstein, de segunda a sexta, menos nos feriados. A quimioterapia é via oral, todos os dias. Depois disso, vou fazer novos exames para ver os próximos passos”, explicou.
É provável que a quimioterapia tenha sequência, ainda que com uma frequência menor. “Não tem problema. Eu faço o tratamento que for necessário, abro a cabeça quantas vezes for preciso. Esse tumor pegou o cara errado. Vou dar uma rasteira nele. Vou matá-lo”, assegurou Oscar.
Apesar da confiança, o craque diz ter total consciência da gravidade da situação. Ele não negou ter medo de morrer, “como 90% das pessoas”, porém disse chegar satisfeito à atual etapa de sua vida, com um adversário bastante perigoso dentro de sua cabeça.
“O que tiver de ser será. Minha vida foi tão bonita, repleta. Queria agradecer a todos que mandaram mensagens de apoio. Nunca soube que era tão querido. Notícia ruim é que dá sucesso”, brincou o Mão Santa, antes de voltar a chutar os prognósticos negativos. “Quer saber? Não me interessa. Não me interessa minimamente. Estou disposto a vencer o tumor.”

Policiais Civis prendem homem comercializando drogas em praça

MANAUS - Policiais Civis da Equipe Esquilo da 4ª Seccional Oeste, coordenados pela Delegada Titular, Suely Costa, prenderam na tarde dessa quinta-feira (30), Alex Sandro Silva Viana, 32, envolvido com tráfico de drogas na Zona Oeste de Manaus.

Após receberem denúncias anônimas de que um homem estaria comercializando drogas em uma praça pública, localizada no bairro São Raimundo, Zona Oeste, integrantes da Equipe Esquilo foram até o local, onde a denúncia foi confirmada. Durante a abordagem, os Policiais Civis encontram no bolso de Alex Sandro dez pinos (reservatórios para entorpecentes) contendo substância com características de cocaína.

Na casa de Alex Sandro, localizada no bairro Presidente Vargas, na Zona Sul, foram apreendidos 132 pinos, totalizando 142 unidades, 200 gramas de substância entorpecente com características de cocaína e um veículo modelo Classic da montadora Chevrolet. 


O homem foi conduzido ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes (Artigo 33 do Código Penal Brasileiro). Alex Sandro foi encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Frankizinho’ foi torturado por várias horas antes de ser decapitado

MANAUS - O traficante de drogas Frank Oliveira da Silva, o Frankizinho do 40, foi torturado por várias horas, antes de ser morto decapitado e o corpo jogado na orla do rio negro, no início da semana. 
A conclusão, baseada na informação de peritos do Instituto Médico Legal (IML), é do delegado Antônio Rondon, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros. 
Segundo o delegado, Frankizinho pode ter sido torturado por várias horas, nas matas próximo ao presídio de onde saiu na sexta-feira, dia 24, quando deixou o presídio, no quilômetro 8 da BR-174 (Manuas-Presidente Figueiredo) e depois de decapitado, colocado na mala e jogado no rio Negro. 
O delegado informou que peritos do Instituto de Criminalística detectaram inúmeros hematomas pelo corpo, provavelmente pancadas com pedaço de madeira. 
A cabeça dele foi decapitada com um facão ou terçado. “Já temos informações precisas sobre o crime, mas estamos buscando mais provas para pedir a prisão preventiva dos envolvidos nas mortes de Frankizinho e do comparsa Tonga”, disse Rondon.

Dois homens são presos após furto de veículo

MANAUS - A polícia registrou nesta madrugada (31),  a prisão de Ricardo Carlos Marques, 29, e Francisco de Assis Lima Moraes, 31, após furtarem um veículo, na rua Aires de Almeida, bairro Raiz, Zona Sul de Manaus.

A prisão foi feita por policiais da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) depois de receberem denúncia de que um carro modelo Corsa, de cor prata, placa DLP 7810, havia sido furtado no bairro Raiz. Os policiais fizeram a busca e localizaram os infratores no interior do veículo, no mesmo bairro, que tentaram suborná-los com R$3.000.

Ricardo e Francisco foram autuados por furto qualificado  e Corrupção ativa. Os dois foram encaminhados para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.

Homem é morto do 16 tiros na Zona Leste de Manaus

MANAUS -O crime aconteceu no fim da noite desta quinta-feira (30), na Rua São Marcos, bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus. De acordo com relatos de testemunhas, dois homens mataram com 16 tiros, um jovem de 21 anos, que estava em um bar na região.

Testemunhas do homicídio informaram à polícia que os suspeitos estacionaram o veículo em que estavam em uma rua próxima ao bar, atingiram o rapaz e fugiram em seguida.   A vítima tinha passagem pela Polícia pelo crime de tráfico de drogas.
A vítima ainda chegou a ser levada para o Hospital João Lúcio, Zona Leste de Manaus, porém, não resistiu aos ferimentos. Até o início da manhã desta sexta-feira (31), os autores do homicídio continuam desconhecidos.
O caso foi registrado no 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que informou que vai continuar as buscas pelos autores do crime.

Em Manaus, hospital é condenado por negar tratamento com ritual indígena

MANAUS – Uma menina com 12 anos de idade da etnia Tukano teve o pé picado por cobra jararaca, no interior do Amazonas, e a família solicitou que rituais e práticas de cura indígena fossem realizados juntamente ao tratamento convencional. O uso de rituais foi negado pela direção do hospital que a socorreu, em Manaus. A atitude dos funcionários da unidade de saúde resultou em processo judicial cujo resultado aponta ganho de causa para a família da criança e condenação do hospital por danos morais.
O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) manifestou-se favorável à condenação da União, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Governo do Estado do Amazonas ao pagamento de indenização por danos morais à indígena. O caso ocorreu em 2009 e teve acompanhado do MPF/AM desde a chegada da criança a Manaus. Ela teve o pé picado por uma cobra jararaca no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de distância de Manaus) e, devido à gravidade do ferimento, foi transferida para o Hospital Infantil João Lúcio, em Manaus. Naquela unidade de saúde, a menina recebeu a indicação médica de amputação da perna, à qual o pai da indígena se opôs, solicitando a realização de tratamento tradicional de acordo com os costumes do povo Tukano.
O MPF/AM encaminhou recomendação ao Hospital Infantil João Lúcio para que promovesse a articulação dos conhecimentos da medicina comum com o conhecimento e práticas tradicionais de saúde dos indígenas Tukano, com indicações específicas como a autorização para permanência do pajé da comunidade no hospital durante o tratamento. Apesar de manifestar acatamento parcial da recomendação, a direção do hospital fez uma série de ressalvas, como a impossibilidade de realização de rituais de danças e cânticos dentro da unidade e da realização do tratamento comum ao povo indígena ao mesmo tempo em que se realizasse o tratamento médico.
Diante dos impedimentos, a família da menina decidiu transferi-la para o Hospital Universitário Getúlio Vargas, onde o MPF reuniu-se com os familiares da indígena, o pajé e a equipe médica responsável pelo tratamento. Na unidade, houve associação dos conhecimentos tradicionais ao tratamento médico regular. A menina foi submetida a cirurgias reparadoras, sem necessidade de amputação da perna ou pé, e teve boa recuperação.
Tratamento diferenciado
A Constituição Federal prevê, no artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado; e no artigo 231, reconhece aos indígenas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
A Lei nº. 8.080/90 determina que o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deve, obrigatoriamente, considerar, em suas ações, a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indígenas, bem como deve o Sistema Único de Saúde (SUS), se necessário, sofrer adaptações em sua estrutura e organização, a fim de propiciar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminação.
Decisão
No parecer, o procurador da república Julio José Araujo Junior explica que a proibição do tratamento discriminatório é decorrente dos princípios da igualdade e da isonomia. “O tratamento isonômico pressupõe um respeito à diferença, não se admitindo hoje em dia nenhum ato jurídico que entre em conflito com o referido princípio fundamental, em prejuízo de nenhuma pessoa, por motivos de gênero, raça, cor, idioma, religião ou convicção, opinião política ou de outra índole, origem nacional, étnico ou social, nacionalidade, idade, situação econômica, patrimônio, estado civil, nascimento ou qualquer outra condição”, afirmou o procurador.
Ele destacou, ainda, que tribunais internacionais têm manifestado entendimento semelhante, como é o caso do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, do Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), da Corte Europeia de Direitos Humanos e da Corte Constitucional da Colômbia.

A Zona Franca tem quase 50 anos e desmobilizá-la significaria piorar o desequilíbrio regional

MANAUS - A repercussão das críticas sobre a zona franca de Manaus refletiu a acirrada disputa que há em torno do tema. Felizmente, houve também os que mostraram preocupação em como conferir sustentabilidade à ZFM.

Criada em 1957, a zona franca foi consequência de um movimento político que reivindicava uma ação federal para combater o vazio econômico gerado pela decadência da borracha natural, substituída por compostos sintéticos.

Entretanto, sua regulamentação e efetiva criação foram ocorrer apenas em 1967, quando a ditadura militar, incorporando preocupações geopolíticas, colocou em prática a Operação Amazônia, um conjunto de ações para garantir a ocupação da região, que também contou com a criação da Sudam e do Basa.

Uma gênese como essa ajuda a entender as dificuldades em torno da ZFM e por que a discussão em torno dela é tão difícil.

A experiência da borracha exemplifica os riscos de basear uma economia apenas em produtos primários. Portanto, é justa a reivindicação de maior equilíbrio regional no desenvolvimento industrial que o Brasil avançava no pós-guerra.

No entanto, não era -e continua não sendo- fácil desenvolver cadeias industriais em uma região remota e pouco populosa, especialmente se há o objetivo de preservar florestas e populações indígenas.

Claro, um projeto industrial mais equilibrado não significa que a indústria precise ser relevante em todo o país. No Brasil, o Nordeste -com população de 53 milhões, segundo o Censo de 2010- precisa se industrializar para gerar emprego e renda compatíveis com o objetivo de o país se tornar desenvolvido.

Com 3,5 milhões de pessoas no Estado do Amazonas e 16 milhões em todo o Norte, a região poderia participar do desenvolvimento nacional por meio de ocupações de Estado, como a segurança de fronteiras e a pesquisa voltada para a biodiversidade amazônica, além da exploração sustentável da floresta etc.

Mas a Zona Franca existe há quase 50 anos. Hoje, desmobilizá-la significaria piorar o desequilíbrio regional. O problema é que sua sustentabilidade continua dependendo das desonerações tributárias do poder central. Sem elas -e o episódio dos royalties do petróleo mostra que a reversão é possível-, não seria difícil que as empresas instaladas trocassem a localização de suas atividades manufatureiras.

Quer dizer, a ZFM precisa elevar o custo de desmobilização do Polo Industrial de Manaus (PIM), lutando por iniciativas que permitam à região se transformar num polo tecnológico, adensando a cadeia produtiva de eletroeletrônicos.

Isso significa que é preciso melhorar a qualificação profissional, atrair profissionais para ter cursos de engenharia de primeiro nível -além de química, biologia, entre outros- e garantir a realização local de pesquisa e desenvolvimento.

Com o montante de desonerações envolvidas, recursos não faltam. Tampouco há carência de demanda no PIM por esse tipo de atividade e por fornecedores qualificados, embora atualmente as estratégias das empresas nele instaladas não favoreçam que eles sejam localizados em Manaus.

Para reverter tal quadro, a Suframa deveria tomar a iniciativa de aperfeiçoar sua governança, mostrando como as exigências -por exemplo, as de aplicação em P&D- são fiscalizadas e planejadas.

Além disso, as exigências de P&D, que existem para as TIC (tecnologias de informação e comunicação) como decorrência da Lei de Informática, deveriam ser estendidas para eletrônica de consumo (a outra perna dos eletroeletrônicos), que é bem mais importante para o PIM dos que as TIC.

Talvez a ZFM devesse renunciar às TIC, que historicamente se concentraram fora do PIM e, por isso, são hoje o grande foco de tensão com os demais Estados.

Como contrapartida, pode-se buscar arranjos tributários e investimentos federais para agregar tecnologia e valor a cadeias como a farmacêutica e de biotecnologia, cujas matérias-primas costumam sair em estado bruto da floresta para serem processadas em outros lugares do Brasil e do mundo.

Essas são meras reflexões, que precisam ser mais bem discutidas e especificadas para se concretizarem. O certo é que é possível atender às legítimas aspirações da região e ter contrapartidas dela. A renovação da ZFM, prevista para este ano, é uma boa chance para mudar o padrão de discussão em torno dela.

Operação de segurança no trânsito é montada durante feriado prolongado

MANAUSA Polícia Civil do Amazonas participa da “Operação Cupuaçu”, em apoio ao Detran-AM, visando garantir a segurança e legalidade das festas no interior do Estado neste feriado prolongado.


Ao todo vinte policiais, sendo quatro delegados, seis escrivães e doze investigadores se juntaram desde o início da manhã desta quinta-feira (30) aos servidores participantes da operação.

Os policiais foram designados pelo diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Emerson Negreiros, para auxiliar a polícia rodoviária no cumprimento da Lei Seca e buscando evitar o tráfico de drogas na capital e interior.
A presença dos policiais – incluindo delegados – junto às blitz também agilizam os procedimentos jurídicos em casos onde ocorram flagrantes de irregularidades, visto que o registro pode ser feito no próprio local.
A ação dos órgãos de segurança também busca conscientizar os motoristas para que tenham um feriado tranquilo com seus familiares e amigos.

Planos de saúde terão que dispor de remédios para tratamentos de câncer

MANAUS - Os planos de saúde que atuam no país terão que ofertar 36 medicamentos orais para tratamento do câncer, usados por pacientes em tratamento domiciliar. A medida deve ser aplicada a partir de janeiro de 2014, e a mudança é parte da ampliação de procedimentos obrigatórios a serem ofertados pelos convênios.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde anunciaram a medida esta semana. De acordo com o diretor-presidente da ANS, André Longo, esses serviços passam a vigorar após consulta pública e aprovação da resolução normativa.“Nossa expectativa é de ampla participação da sociedade. No último rol, realizado de dois em dois anos, a ANS conseguiu mais de 6 mil contribuições”, informou.
Segundo o dirigente, a consulta pública não vai alterar a decisão de oferecer os medicamentos orais, podendo servir para ampliar a lista divulgada hoje. Os remédios têm 54 indicações contra o câncer, entre esses os de próstata, mama, pulmão, rim, estômago e pele, câncer colorretal, leucemia e linfoma.
Os medicamentos servem de alternativa ou de complemento a outros tratamentos, como a quimioterapia tradicional e a radioterapia.Pelo rol atual, os planos de saúde só são obrigados a conceder o tratamento oral contra o câncer em locais de serviço de saúde (hospitais e salas de quimioterapia).
A diretoria do hospital HapVida, em Manaus,  afirmou em nota, que “confia nas determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão competente para regulamentar a saúde de grupo no País. Dessa forma, o Hapvida é sempre apoiador das normativas da Agência. O setor da saúde, felizmente, passa por constante processo de aprimoramento, muitas vezes promovido pelas exigências da ANS.  O Hapvida, portanto, acredita que as normativas da ANS visam qualificar a saúde privada do Brasil”. Outros hospitais da capital da amazonense preferiram não dar nenhuma declaração da ordem.
A partir de agora, cada plano deverá estabelecer sua lógica de distribuição dos remédios sejam elas: distribuição direta, definição de convênios com farmácias privadas ou criação de mecanismos de reembolso aos pacientes.
Ainda de acordo com as novas regras, a operadora não poderá limitar a quantidade de medicamentos usada pelo paciente. Ele terá direito ao volume prescrito pelo médico, enquanto durar o tratamento.

Governo do Rio recorre da decisão da Justiça de suspender amistoso

RIO DE JANEIROO Governo do Rio de Janeiro divulgou, através de nota oficial em seu site, que já recorreu da decisão da juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara da Fazenda da Capital, que concedeu ao Ministério Público uma liminar que suspende o amistoso entre Brasil e Inglaterra, que seria realizado no domingo, no Estádio do Maracanã.

A juíza alegou que o campo não oferece segurança suficiente ao torcedor, mas garantiu que a decisão pode ser suspensa desde que a situação seja comprovadamente (com a apresentação de laudos técnicos) regularizada até a véspera da partida. Confira a nota na íntegra:
Sobre a decisão da juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, de suspender o jogo deste domingo (02/06) entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã:
O Governo do Rio de Janeiro já está recorrendo da decisão.
**Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos** e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj.
O laudo será encaminhado com o recurso do Estado ao plantão Judiciário.

Câmeras ajudarão a elucidar assassinato de jornalista

TABATINGA - AM: A delegada Fernanda Cavalcante da Costa, responsável pela investigação do assassinato da radialista Lana Micol Cirino Fonseca, ocorrido no último domingo (26), solicitou as imagens das câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais que estão na rota que, provavelmente, percorreram os autores dos disparos. Além do comércio local, as imagens foram pedidas a agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil e de uma unidade da Polícia Federal, que também ficam nas proximidades do local onde ocorreu o crime.

Lana era coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, em Tabatinga (AM), emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ela estava na casa do namorado, Alan Bonfim Barros, com a filha mais nova, de 7 anos, quando foi baleada. Os três tomavam banho de piscina na calçada, em frente ao portão de entrada da casa, quando dois homens se aproximaram em uma moto, atiraram e fugiram. Alan tentou socorrê-la, mas, ao chegar ao hospital da cidade, Lana já estava sem vida. Ela também deixou um filho de 11 anos.
Esta semana, o principal suspeito de ser o mandante do crime, o ex-marido de Lana, Edimar Nogueira Ribeiro, foi transferido para o presídio da cidade. Ele estava na carceragem da delegacia de Tabatinga desde o último dia 28, quando se apresentou depois de ter sido procurado para prestar depoimento. Edimar foi procurado ainda no domingo, quando os policiais contataram amigos e parentes de Lana. Apesar de ter se comprometido a comparecer à delegacia, ele, inicialmente, desapareceu e parou de atender aos telefonemas da polícia. Os investigadores chegaram a encontrar a casa dele abandonada e com as portas e as janelas abertas.
Depois, nessa terça-feira, ele foi à delegacia acompanhado de uma advogada. Diante de um inicial sumiço e, com informações dadas pela família de Lana sobre as agressões de Edimar enquanto estavam casados e pelo fato de ele não concordar com o pedido de separação apresentado à Justiça no ano passado, além de constantes ameaças à ex-mulher, a delegada Fernanda Cavalcante passou a considerar o ex-marido da radialista como principal suspeito da autoria do crime. Ela não acredita que Lana tenha sido morta por causa de sua profissão.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Entrega dos kits da Corrida da Polícia Federal começa nesta sexta-feira

MANAUSA primeira edição da Corrida da Polícia Federal será realizada no próximo domingo, 2 de junho, a partir das 7h30, com percurso de 7 km no campus da Ufam, e os atletas devem ficar atentos à programação oficial do evento.
Segundo a organização da prova, os atletas inscritos receberão o kit do evento nos dias 31 de maio, sexta-feira, das 14h às 20h, e sábado, 1 de junho, das 9h às 14h, na Fundação Vila Olímpica de Manaus. A entrega de kits será impreterivelmente feita nesses dias e horários. Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento, nem após o mesmo.
Os kits somente serão retirados/entregues mediante a apresentação de um documento de identidade, e do recibo de inscrição original. Estes comprovantes serão retidos na entrega/retirada do Kit. Não haverá entrega/retirada de números, chips descartáveis e kits, em outro local ou data.
ORGANIZADORES
O evento é uma realização da Polícia Federal, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), e Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej). A coordenação técnica da prova será da Endurance Sports Consulting. A arbitragem é da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam). Os outros parceiros são: Samel, Santa Cláudia, Carrefour, ADS, Sepror e Super Sport.
PREMIAÇÃO
Haverá premiação para a elite masculina e feminina na seguinte ordem: R$ 1,5 mil (1º), R$ 1 mil (2º), R$ 700 (3º), R$ 400 (4º) e R$ 200 (5º). Os cadeirantes e deficientes visuais serão contemplados com prêmios de R$ 300 (1º), R$ 200 (2º) e R$ 100 (3º).

Vereadores de Manacapuru repudiam rádio e prestam solidariedade à repórter xingado pelo prefeito Régis

MANACAPURU - AM: Depois de uma moção de repúdio a Rádio Palmeira FM por cortar de maneira arbitrária o repórter José Alberto Zeg-Deg que diariamente reporta as noticias do município de maneira imparcial, a Câmara Municipal de Manacapuru reconhecendo o grande trabalho desenvolvido pelo Correspondente da Rádio Difusora do Amazonas no município, prestou uma justa homenagem com uma moção de parabenização a Zeg-Deg, ocorrida no dia 28 de maio ( terça-feira).

José Alberto Zeg-Deg foi xingado pelo prefeito do município Washington Luis Regis da Silva no seu programa no qual é pago com dinheiro publico e que é vinculado aos sábados na Rádio Palmeira FM. Por um equívoco que ocorre até em rede de televisão como a Globo, Zeg-Deg noticiou que o município teria ajudado somente 70 famílias com o pagamento no valor de R$ 200,00 para compra de madeira ou aluguel de casas. O próprio repórter reconheceu o erro e corrigiu que foram 700 famílias. Mas o prefeito Régis usando o programa na Rádio pago com o dinheiro do povo de Manacapuru, afirmou que o repórter era mentiroso e pediu ao Padre Inácio ( já que Zeg-Deg participa das missas ao lado do Pároco) para ter cuidado com o repórter, pois nas palavras do prefeito “quem mente rouba”.

Para repudiar o xingamento contra o repórter, o vereador Antonio Marcelino de Barros o Toinho Oficial ” foi o autor da moção de repúdio contra a Radio Palmeira FM, que na opinião do vereador está havendo um cerceamento da liberdade de imprensa por parte da direção maior da Radio (que ninguém sabe se é Regis ou Rafael Palmeira).
“ A liberdade de imprensa repousa ainda no direito á informação, direito coletivo de ser informado. Por ser importante instrumento de formação da opinião pública a imprensa tem verdadeira função social , de levar á sociedade as noticias e informações baseadas na verdade e que sejam de interesse público”, escreveu Toinho Oficial.

O vereador Raimundo França o ‘Capela” (PV) foi o autor da moção de parabenização, disse que o reconhecimento foi unânime por partes dos vereadores “ Essa homenagem é uma demonstração do reconhecimento desta casa legislativa a um repórter imparcial e que ganhou o respeito do moradores de Manacapuru “ disse o vereador Capela.

As duas moções foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores, inclusive pelos aliados do prefeito Regis.

Ouça o áudio onde o Repórter e Radialista faz a correção do equívoco e responde ao Prefeito pelos ataques pessoais contra ele.

Corredores do Poder: O clima em Rio Preto da Eva é desespero

O prefeito do município Rio Preto da Eva, Dr. Luiz Ricardo (PRP), mandou filmar, fotografar os terrenos de alguns vereadores, em claro confronto pessoal. Os parlamentares abríramos duas CPI, contra os supostos desmandos da administração municipal.

O prefeito Dr. Ricardo acusa o vereador Niró Japonês de perseguição política e revida com perseguição pessoal, Niró apoiou a candidatura do Dr. Ricardo, inclusive com grana bancando parte de sua campanha, os acordos não cumpridos e quem não cumpri acordos em política tem vida curta. Simples assim!      

Niró Japonês tranquilo

Contatado pela reportagem do Blog do Pávulo, Niró disse que está tranquilo. “Estou tranquilo, não tenho nada de pessoal contra o prefeito Ricardo Chagas, o colegiado da Câmara em unanimidade apoiou a abertura das comissões de investigação, o prefeito não é o dono do município, somos pagos para fiscalizar e estamos fazendo de forma transparente”. Observa o vereador nipônico.       

A ação de Goreth

Apesar da participação discreta, sem muitos alardes (diferente de outra primeira-dama), mas decisiva na eleição, a esposa do prefeito Artur Neto (PSDB), Goreth Garcia, vai ganhando espaço na grande mídia e preenchendo uma lacuna social. O jantar beneficente, em homenagem ao seu aniversário marca o divisor entre a qualidade e a mesmice.

Empresário desafia as lei

O empresário Jorge Cabral “Jorge do Peixe” resiste as denúncias dos moradores do bairro Japiim I, a sua espelunca continua imune a fiscalização do poder público, parece que o mancebo tem ótimas relações com alguns poderosos.

A nova denúncia é que o ‘restaurante’ Jorge do Peixe, é usado em negócios nebulosos, há indícios de uma grande lavanderia, um coronel reformado da PM, protege os negócios do empresário. 

Prefeito de Manacapuru Washington Régis persegue radialista

O clima no município de Manacapuru- Am, está em ebulição, o prefeito Régis enfrenta em campo aberto o correspondente da Rádio Difusora, José Alberto Zeg-Deg  e consequentemente a liberdade da rádio Difusora.

Régis é uma raposa velhaca, saber jogar nos bastidores, mas o seu estado físico e psíquico levaram à beira da loucura.  

Prometer e não cumprir é a marca da administração Régis.
    

   


Os bambas do Butiquim

O grupo formado pelos grandes sambistas amazonenses Junior Rodrigues, Papaco Amor&Samba, Zé Mário, Marinho Saúva, Lucinho do Samba e Miguel Zamba lançam nacionalmente neste sábado a partir das 19:00 horas no Butiquim da Kamélia  ‘’OS BAMBAS DO BUTIQUIM’’.
O grupo pretende fazer sucesso nacionalmente tocando o melhor das rodas de samba e animando os sambistas do Brasil. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola de Samba Império da Kamélia visado dar maior visibilidade ao samba amazonense.
Para Almério Botelho presidente da Escola este projeto foi uma das solicitações dos frequentadores do Butiquim da Kamélia. “O público pedia que tivéssemos um grupo com grandes artistas para levantarmos a bandeira do samba em nosso estado, visto que o Butiquim é a única casa de samba que funciona o ano inteiro só fechando no sábado de carnaval.’’ Concluiu o presidente da agremiação.
Junior Rodrigues um dos integrantes do grupo destacou que o projeto tem tudo pra dar certo. “Este projeto é bastante ousando já que reúne grandes sambistas e quem só tem a ganhar é o público do samba’’. Destacou o sambista.
Todos os integrantes tem carreira solo e são possuidores de grupos de samba, dispensando apresentações em virtude da longa carreira no samba.

Quando? Sábado 1° de junho
Onde? Butiquim da Kamélia no Olímpico Clube – Constantino Nery – São Geraldo
Horário: a partir das 19h00


Polícia de Coari prende foragido da Justiça desde 2008

COARI - AM: Os Policiais Militares do 5º BPM/Coari prenderam por volta das 11h, de hoje (30), o foragido da Justiça Manuel Bastos Cavalcante, vulgo “Cabeludo”, que em junho 2008 praticou o homicídio com requintes de crueldade. 

O bárbaro homicídio que teve como vítima Franciney, vulgo “Cabeça”, ocorreu na Praça do Bairro Itamarati, em Coari, por suposto “acerto de contas”, onde o autor do crime, armado com um terçado, esquartejou várias partes do corpo da vítima.


A operação no dia de hoje que culminou na prisão do “CABELUDO” foi comandada pelo Ten Cel AYRTON NORTE, Comandante do 5º BPM/Coari, que junto com a guarnição da Força Tática conseguiram realizar a prisão do foragido que atualmente está com os cabelos compridos e usando óculos.

Três irmãos são presos por tráfico e porte ilegal de arma em Manaus


MANAUS - Os irmãos Leandro Bezerra da Silva, 24, Lídia Bezerra da Silva, 28, e Luciana Bezerra da Silva, 31, foram presos por policiais do 2° Batalhão de Choque da ROCAM, na rua Castanho, bairro São José I, Zona Leste de Manaus, após denúncia anônima de que no local funcionava uma boca de fumo, na madrugada desta quinta-feira (30).

Com eles foram apreendidos 86 trouxinhas de entorpecentes, supostamente maconha, quatro trouxinhas, supostamente de cocaína, 35 pinos (reservatórios para entorpecentes), uma submetralhadora de uso restrito, quatro munições calibre 380, 18 munições de 9 milímetros, 7 munições calibre 38, duas placas de veículos, dois celulares e aproximadamente R$19 em espécie.

Após os procedimentos realizados no 9º DIP, o trio foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 do Código Penal), associação para o tráfico (art. 35 CP) e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito  e encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da Justiça.

Deputado denuncia arbitrariedade nas ações do Mapa nos municípios do Alto Solimões

MANAUS - O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), ocupou a tribuna, hoje, para denunciar o fechamento de frigoríficos nos municípios do Alto Solimões, executado, segundo ele, de forma arbitrária pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o parlamentar, ao alegar funcionamento inadequado dos estabelecimentos utilizados para armazenamento e beneficiamento de pescado, o Mapa lacrou e fechou quase a totalidade dos frigoríficos instalados entre os municípios de Tabatinga e Tefé.

Para Fraxe, a “má vontade” do Mapa não deu oportunidade para os empreendedores se adequarem às exigências e regras do órgão. “Não houve aviso prévio, nem orientação. Apenas com o autoritarismo comum do governo federal. Eles lacram os frigoríficos, jogam o pescado nos rios ou nos lixões e deixam a população carente de local sem poder usufruir do alimento”, acrescentou.

Além do prejuízo material dos frigoríficos, outra agravante é a mão de obra dispensada após o lacre dos estabelecimentos. “Essa operação insidiosa do Ministério deixou centenas de trabalhadores desempregados e empreendedores sem saída econômica, impossibilitados de gerar emprego e renda nos municípios”, destacou, ao ressaltar que o Brasil está sendo prejudicado, visto que, com a interdição, não é possível exportar para Colômbia e Peru, principais compradores do pescado beneficiado nessas localidades.

Na tentativa de retomar o funcionamento dos frigoríficos nos municípios do Alto Solimões, o deputado assegurou, ainda, que irá tomar providências junto ao Mapa.

Jornalista da Record terá que indenizar o Ministro Gilmar Mendes

SÃO PAULOO blogueiro e apresentador Paulo Henrique Amorim foi condenado em dois processos na última segunda-feira (27) a indenizar o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por publicações ofensivas em seu blog Conversa Afiada. Ao todo, o blogueiro foi condenado a pagar R$ 100 mil, que serão doados à Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (Apae) de Diamantino (MT), cidade natal de Gilmar Mendes.
O motivo dos processos foram duas publicações distintas do blogueiro em 2008, quando o ministro era presidente do STF e julgou dois pedidos de Habeas Corpus do banqueiro Daniel Dantas, soltando-o depois de ter sido preso na chamada operação satiagraha.
Em uma imagem, Paulo Henrique Amorim fez uma paródia da campanha publicitária dos cartões de créditos Mastercard. A imagem continha o seguinte texto: "Cartão Dantas Diamond. Comprar um dossiê - R$ 25.000,00; Comprar um jornalista - de R$ 7.000,00 a R$ 15.000,00; Comprar um delegado da PF - R$ 1.000.000,00; Ser comparsa do presidente do STF - Não tem preço".
Em outra publicação, dias após o ministro julgar o segundo HC de Dantas, o apresentador escreveu o seguinte texto: "Gilmar Mendes instala o golpe de estado. O Supremo Presidente Gilmar Mendes transformou o Supremo Tribunal Federal num balcão de negócios".
Representado pelos advogado e ministro aposentado José Paulo Sepúlveda Pertence e pelo advogado Diego Barbosa Campos, Gilmar Mendes ingressou com duas ações de reparação de danos, alegando que o blogueiro feriu à sua honra, além de induzir o leitor a concluir que era corrupto e comparsa do banqueiro.
Em sua defesa, Paulo Henrique Amorim alegou que não houve ofensa à honra e à reputação de Gilmar Mendes. De acordo com o apresentador as publicações relatam fatos de notoriedade social, em conformidade com os documentos da investigação da Polícia Federal durante a operação satiagraha.
Ao analisar os casos, a juíza Tatiana Dias da Silva, da 18ª Vara Cível de Brasília, considerou que há direito à reparação por danos morais, pois Paulo Henrique Amorim extrapolou o exercício da liberdade de imprensa de informar, fazendo referência a Gilmar Mendes de forma indevida ou com o intuito de difamá-lo.
“A imprensa, como dito, tem o poder-dever de informar, de que é titular a mídia nos Estados democráticos, mas para tanto tem que tomar os cuidados necessários para não veicular indevidamente as pessoas em suas matérias, sob pena de ser responsabilidade pela sua conduta negligente”, explicou a juíza, nas sentenças.
De acordo com Tatiana da Silva, em ambos os processos não restou dúvida que o blogueiro praticou ato ilícito de forma dolosa “quando, sem tomar os devidos cuidados, vinculou a imagem do autor a um agente corrupto, que estava se associando a possíveis criminosos, o que causou violação à honra do autor, o qual tem função institucional de guardião da Constituição Federal”.
A juíza considerou que houve abuso quanto ao exercício da liberdade de comunicação, uma vez que as publicações extrapolam o conhecimento que se tem acerca dos fatos mencionados na operação satiagraha.
Tatiana da Silva afastou ainda a argumentação de Paulo Henrique Amorim de que havia listispendência em relação aos processos. “Não há que se falar em litispendência na presente ação, pois a causa de pedir próxima é diferente, eis que se tratam de matérias jornalísticas distintas”, esclareceu. Em cada ação, a juíza fixou o valor de R$ 50 mil a título de danos morais.
O advogado Diego Campos afirmou que estuda recorrer da decisão. “Estamos avaliando se é um valor suficiente para o caráter pedagógico da ação que é orientar o jornalista que ele pode exercer sua profissão, mas dentro dos limites”.
Ele explica que o jornalista tem o dever de noticias os fatos, mas esse direito fica limitado às circunstâncias de apresentação objetiva dos fatos. “E o Paulo Henrique Amorim extrapolou esses limites”, concluiu.

Homem que atropelou e matou ciclista em Manaus é preso

MANAUSUm acidente envolvendo um automóvel e uma bicicleta acabou com uma vítima fatal na madrugada do último sábado (25) em Manaus. O motorista do veículo, o borracheiro Calebe da Silva Magalhães, 22, que fugiu sem prestar socorro, foi localizado e detido pela polícia ontem (29), no local onde trabalha, na avenida Gabriel Gonçalves, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul. Ele foi indiciado e liberado em seguida.

Segundo o Delegado Ivo Martins, Titular do 18º DIP, Calebe confessou ter atropelado e matado o auxiliar de serviços de limpeza Antônio Wilson da Conceição Vieira, 37, e disse que fugiu do local, na avenida Santos Dumont, bairro Tarumã, Zona Oeste da cidade, por medo de represálias de testemunhas. A vítima, que estava a caminho do trabalho no momento do acidente, não sobreviveu.

“Em depoimento, ele explicou que estava indo pegar dois colegas que estavam em um bar na avenida do Turismo e disse que não estava embriagado”, afirmou Ivo Martins. Segundo o Delegado, o acidente ocorreu por conta do excesso de velocidade do veículo. “Os ciclistas de Manaus fizeram manifestações e cobraram uma posição da Polícia. Recebemos informações que contribuíram com as investigações e agora estamos dando uma resposta”, declarou.

Academias ao ar livre deverão ser implantadas

MANAUS As academias ao Ar Livre e Terceira Idade tem como objetivo proporcionar a população da cidade de Manaus, a prática de atividades físicas em todas as idades , com especial atenção aos grupos da terceira idade. O conjunto compreende atividades para fortalecer, alongar e relaxar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano para movimentá-los, garantido mais saúde sem exigir muitos esforços.


Visando estimular a prática de atividade física para todas as idades, em especial aos cidadãos com idade igual ou superiores a sessenta anos a Fundação de Apoio ao Idoso  ‘’Doutor Thomas’’ acatou a indicação de Nº 0320/2013 de autoria do Vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), visando a instalação de duas Academias ao Ar Livre  Academia para Terceira Idade em espaços de uso comum das pessoas idosas, localizadas no Parque Municipal do Idoso (Rua Rio Mar, S/Nº – Nossa Senhora das Graças e Centro de Esporte e Lazer Rouxinol, (Av. Rouxinol S/Nº – Cidade Nova I).

O vereador Rosivaldo Cordovil ressaltou o bem que faz  a prática das atividades físicas pelos grupos da terceira idade ‘’Vale ressaltar que há pesquisas apontando que as pessoas que praticam atividades físicas, em especial a Terceira idade, diminuem os gastos com medicamentos e que hoje estes usuários usam menos vezes ao dia ou simplesmente deixaram de tomar medicamentos’’. Concluiu o vereador, que possui um grupo de apoio a Melhor idade  ‘’Amigos para Sempre’’  que já realiza essas práticas de atividades físicas nos bairros Vila da Prata, Novo Reino, Terra Nova e Redenção.

A própria Lei Nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) estabelece em seus dispositivos  as obrigações do Poder público e os direitos do idoso em receber ambientes que proporcionam lazer, cultura, esporte, diversões e espetáculos que respeitem a peculiar condições de suas idades.

Recursos

Os recursos para instalações das academias ao Ar Livre e Academia para Terceira Idade, serão oriundos da União através do convênio firmado entre o Ministério dos Esportes e a Caixa Econômica Federal.
O projeto das Academias poderão ser estendidos a outras bairros da cidade de Manaus, segundo a Prefeitura de Manaus, há um projeto para a futura instalação das academias ao ar livre em diversas zonas da capital, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quadrilha que teria participado de roubo e tentativa de homicídio é presa

MANAUS - A polícia prendeu um grupo envolvido na tentativa de homicídio e roubo majorado praticados no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. João Anderson de Oliveira, Cristiano Rodrigues Ferreira, Leandro Santos da Silva e Larissa da Silva Feitosa foram presos em flagrante em uma residência localizada na rua Guamiri, Cidade Nova 1. Almir Júnior Viana de Lima, que também é integrante da quadrilha, foi preso na avenida Noel Nutels naquele bairro, após tentativa de fuga.

Almir e Leandro são suspeitos de envolvimento em roubo a casa no bairro Cidade Nova, de onde foram levados R$ 5 mil em espécie. Durante a ação, eles dispararam tiros contra o dono da residência.

Após cometerem o crime, eles acabaram se envolvendo num acidente, quando a motocicleta que eles estavam colidiu com um veículo modelo Corolla da montadora Toyota. Durante o trajeto a caminho do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa, na Zona Norte, eles foram abordados por policiais da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que acabaram prendendo Almir. Leandro conseguiu fugir na ocasião.

Com a prisão de Almir, os Policiais Civis do 6º DIP em parceria com os servidores da Força-Tarefa chegaram ao restante da quadrilha. No local onde eles estavam, foram apreendidas três armas e R$ 5,4 mil. O dinheiro roubado será devolvido ao dono.


Os homens foram conduzidos ao 6º DIP, onde foram autuados por tentativa de homicídio, roubo, roubo majorado e formação de quadrilha. Eles serão levados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Justiça.