MANAUS – Ao todo, 350 mil imóveis de Manaus foram vistoriados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Forças Armadas. A ação, iniciada no mês de janeiro, faz parte da Operação Impacto de Combate à Dengue. A operação é para verificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientar os moradores sobre a prevenção à doença.
Inicialmente, a Operação Impacto seria encerrada no final de março, mas as ações foram prorrogadas até dia 30 de abril devido à intensificação das chuvas na capital amazonense.
Casos de dengue
A Semsa registrou, de janeiro até o dia 26 de abril, 9,6 mil casos notificados de dengue em Manaus. No ano de 2012, o número de casos notificados ficou em 5.389
LIRAa 2013
A Secretaria também já iniciou o segundo LIRAa de 2013 e pretende vistoriar 28 mil imóveis divididos entre as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, selecionados por amostragem. O levantamento, que identifica o índice de infestação do mosquito transmissor, será encerrado no dia 10 de maio e vai permitir que a Prefeitura de Manaus estabeleça as próximas estratégias de combate à dengue.
O primeiro levantamento de 2013, realizado de 07 a 17 de janeiro, mostrou que Manaus apresentava médio risco para a transmissão de dengue, com índice de infestação de 3,7%. A zona Leste apresentou um maior risco de transmissão com índice de 7,3%, sendo que as zonas Norte, Sul e Oeste apontaram médio risco para a dengue, com índices de 2,1%, 2,6% e 3%, respectivamente.
“Com o novo LIRAa, a Semsa poderá identificar qual o nível atual de risco para a dengue no município de Manaus e, a partir daí, iniciar novas estratégias, estabelecer parcerias e definir outras propostas de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue”, destacou Evandro Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário