MANAUS - Somente nos três primeiros meses deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) atendeu 403 ocorrências relacionadas a tráfico de drogas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), divulgados ontem, 3.
De acordo com o balanço estatístico pelo secretário de Segurança, Coronel Paulo Roberto Vital, até março desse ano foram 372 prisões registradas e 31 apreensões de menores infratores, todos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas.
Para Paulo Vital, o policiamento comunitário que é feito hoje pelas equipes do programa Ronda no Bairro facilita muito que os policiais conheçam melhor o modo como os traficantes agem, principalmente na distribuição das drogas em pequenas bocas-de-fumo, que muitas vezes funcionam na própria residência do morador.
“Estamos agindo firme também contra esse tráfico ‘formiguinha’, em que o traficante é flagrado com pequena quantidade de droga, mas guarda muito mais na ‘boca’. A presença dos chamados ‘aviões’ nas esquinas perturba bastante a tranquilidade do cidadão nos bairros. Pode ser que não acabemos, mas vamos diminuir bastante a ação desses criminosos”, disse o secretário.
Quantidade de drogas
De janeiro a março, o Ciops registrou a apreensão de aproximadamente 100 quilos de drogas, a maior parte maconha. Em comparação com igual período do ano passado, com 275 registros, o número de ocorrências atendidas a partir de ligações para o Disque 190 e para os telefones do Ronda no Bairro foi de 403, um crescimento de 31%.
Ajuda da população
O secretário também comemora o crescimento de prisões e apreensões feitas pela polícia com as denúncias feitas pelo cidadão para o Disque 181. “Pelo site da SSP, a população também tem colaborado bastante. A Força-Tarefa hoje pode dizer que a maioria das suas ações parte dos e-mails recebidos pelo site.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário