quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ruiz apresentar projetos.



ASSESSORIA DE IMPRENSA

Therezinha apresenta Projetos de Lei contra violência nas escolas
A deputada Therezinha Ruiz (DEM), apresentou ontem (3), cinco Projetos de Lei e três requerimentos na Assembléia Legislativa do Estado (ALE) que se forem aprovados vão beneficiar diretamente a Educação do Amazonas. Entre as principais sugestões de Ruiz que podem ser transformados em lei está o projeto que institui a política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede de Ensino Fundamental e Médio do Estado, o projeto que dispõe sobre a implementação da escola em tempo integral no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública estadual do Amazonas.

Além do projeto que institui o Programa Habitacional para Servidores da Educação do Estado do Amazonas, para integrantes dos quadros da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Segundo Ruiz, ainda existe muito a ser feito em prol da educação e da sociedade amazonense e os deputados estaduais que são representantes do povo devem honrar os seus mandatos e a confiança depositada pela população para legislar em favor de melhorias para o Estado do Amazonas.
“A Educação é fundamental na formação intelectual do cidadão e na melhoria da sociedade. Por isso tudo que se fizer em prol das escolas ainda é pouco. Também apresentei um projeto de lei que torna obrigatório a inserção de mensagens educativas sobre o uso de drogas e substâncias entorpecentes, durante a realização de shows, eventos culturais e esportivos, voltados para o público infanto-juvenil, já que os jovens são as principais vítimas deste mal que é a dependência química causada pelas drogas”, afirmou a deputada Democrata.

Outro projeto apresentado pela deputada Therezinha Ruiz voltado para amenizar a violência em sala de aula envolvendo professores e estudantes está o que autoriza o Poder Executivo a instituir campanha permanente de combate ao “Bullying” de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas escolas públicas e privadas do Estado do Amazonas.

De acordo com Therezinha Ruiz, entende-se por bullying atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um individuo (bully) ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angustia a vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
“A violência física ou psicológica tem crescido nas escolas em todo o mundo e pode ser evidenciada em atos de intimidação, humilhação e discriminação entre os quais: insultos pessoais, comentários pejorativos, ataques físicos, grafitagens depreciativas, expressões ameaçadoras e preconceituosas, isolamento social, além de ameaças e pilhérias. Tudo isso tem que ser combatido e amenizado em nossas escolas”, disse Ruiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário