Simpósio discute os desafios e possibilidades da Educação no Amazonas
Com o tema “Avaliação do Ensino Aprendizagem: Desafios e Possibilidades” foi realizado ontem (05), pelo Fórum de Educação do Amazonas (FEAM), em parceria com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembléia Legislativa do Estado (ALE), que é presidida pela deputada Therezinha Ruiz (DEM), o VII Simpósio Educação. O evento teve como objetivo avaliar concepções e práticas do ensino fundamental, médio e superior, enfocando as implicações e a busca coletiva de alternativas que viabilizem a melhoria da Educação no Amazonas.
Cerca de 20 Instituições educacionais, estiveram representadas no evento, para discutir as melhorias do processo ensino - aprendizagem, dentre elas, o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), além de educadores da rede municipal e estadual e universidades de ensino da capital.
A deputada Therezinha Ruiz (DEM), destacou a importância do Simpósio que deve fortalecer a identificação da educação regional, além de socializar experiências e pesquisas que devem contribuir para a definição de políticas públicas educacionais adequadas à região Amazônica.
“Atualmente estão acontecendo várias mudanças na educação, inclusive no vestibular que agora terá o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como uma das alternativas de avaliação de estudantes que pretendem ter acesso à faculdade. Este Simpósio é importante porque vamos avaliar e discutir todas as diretrizes que serão apresentadas que possam beneficiar a Educação. Daqui deverá surgir uma propositura que será encaminhada a Comissão de Educação e depois de avaliada será encaminhada ao governo do Estado”, explicou Ruiz.
De acordo com a vice-presidente, do Fórum de Educação do Amazonas, Ruth Prestes apesar do baixo índice de desempenho educacional do estado do Amazonas, já houve avanços na qualificação profissional dos educadores e na melhoria do ensino no interior. Ela destacou Parintins, como um dos municípios aonde o ensino vem sofrendo mudanças positivas.
Durante a palestra “Avaliação do Ensino e Aprendizagem: Desafios e Possibilidades”, ministrada pela professora e doutora Jussara Gonçalves Lummertz, que é coordenadora Pedagógica de uma instituição de ensino da rede particular de Manaus, os participantes puderam fazer perguntas e expor as dificuldades enfrentadas por eles no dia-a-dia em sala de aula. A professora Jussara Lummertz, destacou que para obter resultados positivos na educação não basta discurso é preciso ter ação.
“Os educadores precisam ter o foco na aprendizagem, perceber as necessidades dos seus alunos e suas dificuldades. É necessário ter um projeto e colocá-lo em ação e principalmente, gerar um espaço de qualidade dentro da escola”, explicou Lummetz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário