quinta-feira, 3 de maio de 2012

Legislativo garante apoio a medidas do Estado a vítimas da cheia em Manaus


Uma comitiva de deputados estaduais acompanhou na manhã desta quinta-feira (3), o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), em visita ao bairro Raiz e à comunidade Bariri, no Presidente Vargas, áreas situadas na Zona Sul de Manaus, que estão em estado de alerta por conta da cheia. Aos moradores, Omar anunciou medidas emergenciais.
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Ricardo Nicolau (PSD), assegurou que a Casa dará suporte à execução das ações. “Precisamos minorar o sofrimento dessas pessoas”, disse, ao lado dos deputados Belarmino Lins (PMDB), Adjuto Afonso (PP), Conceição Sampaio (PP), Vicente Lopes (PMDB), Chico Preto (PSD), Vera Castelo Branco (PTB), Wanderley Dallas (PMDB) e Francisco Souza (PSC).

Ao lado dos parlamentares, secretários e demais autoridades, Omar viu de perto a situação dos moradores da Raiz, que faz parte do grupo de 11 bairros que, segundo a Prefeitura de Manaus, estão em estado de alerta. No local, pelo menos 250 casas e 1,5 mil moradores ficaram desabrigados após a subida no nível das águas do rio Negro.

 “A Assembleia, com toda sua força, vai prestar o apoio necessário para que o governador possa executar as medidas e o projeto da retirada das pessoas”, afirmou Nicolau, referindo-se à promessa de Omar de que as famílias afetadas pela enchente deverão ganhar moradias do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

A visita in loco da ALEAM aos locais alagados foi viabilizada após a pauta de votação da Casa ter sido trancada em razão do adiamento da posse de José Lobo (PCdoB) para terça-feira próxima, 8 de maio. Cerca de 20 matérias estão aptas a ir à votação, o que pode ocorrer apenas mediante a presença dos 24 deputados estaduais.

Medidas emergenciais

De acordo com o governador Omar Aziz, o Governo do Estado iniciará a construção de passarelas nos bairros prejudicados e, também, como medida emergencial, a entrega de madeiras destinadas à construção de marombas, como forma de suspender o assoalho das moradias que estão embaixo d’água.

Além da Raiz e do Bariri, as intervenções devem incluir os bairros São Jorge, Centro, Glória, Bairro do Céu e Aparecida. O trabalho será conduzido por cerca de 500 profissionais das Secretarias de Estado da Região Metropolitana (SRMM) e Infraestrutura (Seinfra), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e Fundação de Vigilância Sanitária (FVS).

Com ritmo contínuo até o fim do período de enchentes, conforme informou a SRMM, também estão previstos trabalhos de aeração com bombas, instalação de banheiros químicos em determinados pontos, desinfecção com cal e limpeza em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário