domingo, 31 de março de 2013

Corredores do Poder – Artur só está preocupado com eleição de Bisneto


Voltando à carne fria

O tucano Artur Neto flerta com todos, mas casamento eletivo só com seu filho Artur Bisneto, “Bundão”. Artur Neto, é um abençoado pela generosidade do amazonense, foi eleito deputado federal em várias ocasiões, senador, tornou-se ministro casa civil no governo FHC, o gerentão do Brasil, mas, não tem grupo político estável.

Longe dos refletores

Todos os vereadores do consórcio tucano/socialista/democrata estão indignados com a postura centralizadora do prefeito Artur Neto. “Ele está preocupado em eleger o seu filho a deputado federal, nós da base aliada estamos revoltados com está situação”. Afirma um vereador que por questão óbvia não vamos identificar.
 Mesmo envolvendo a máquina manauara nas suas articulações, Bisneto não terá vida fácil pela frente, enfrentar a primeira dama é uma gama muito boa de candidatos, é perigoso. Montar o seu palanque fazendo tráfico de influência, o prefeito plagia o seu aliado de segunda hora. Para complicar, a oposição no seio da base ‘aliada’ a concorrência de governista dissidente, o prefeito brinca com fogo, não são todos que tem o sangue de barata do Donmarques Mendonça.
 O prefeito manauense trotar com Serafim Corrêa ex-aliado/desafeto e atual guru de Artur Neto, presidente de honra do PSB-AM, mas o ex-acólito de ladrão, ex-canalha, ex-acharcador (segundo o bilhete do prefeito, depois fumaram o cachimbo) é dono da uma musculatura eleitoral invejada e candidato de grande potência a deputado federal.

Dia do político, 1° de abril

Hoje o Blog do Pávulo quer homenagear os políticos do nosso estado, afinal, todo político é um grande empreendedor artístico, investem na área de mentir. Mas o grande prêmio de ludibriador deste ano sem direito a concorrência, pois seria desleal, vai para o prefeito Artur Neto, que politicamente ainda usa as mesmas manobras escusas de sempre. Parabéns ao prefeito pelo prêmio.

O PMDB-AM na rotina

O senador amazonense Eduardo Braga, “O paraense de Ouro” é uma copia fiel desta deplorável política partidária do Amazonas. A sua sigla teve um desempenho abaixo da critica na última eleição, um único vereador eleito.
Marcell Alexandre por ter densidade eleitoral em um curral eleitoral. Sua votação foi muito discreta. Mas Braga não se intimida, apesar de estar sendo detonado nacionalmente não desce do salto.

O fanfarrão Zé Merendinha

O vice-governador José Melo (quase ex-PMDB), está precisando de um psiquiatra, Rogélio Casado colou-se à disposição. O Zé Merendinha, não tem musculatura eleitoral, não tem carisma, não tem grupo político, não tem partido, não tem nada. Mas, insiste na síndrome da loucura baré ou seria leseira?  Chegou minha vez – diz ele (referência ao cargo de governador). Da aposentadoria?  

Apesar de vocês

O vereador Bosco Saraiva segue ouvindo e obedecendo as ordens governador Omar Aziz, com bom menino de recado e fiel escudeiro de suas vaidades. Bosco deve a sua aclamação à presidência da CMM, ao governador Omar Aziz, que da primeira a última hora deu ultimatos aos vereadores da base aliada e da oposição.
O governador comanda uma rede de intrigas, o ex-titular deste blog, o ex-diretor de comunicação da CMM, e todos os seus aliados estão sendo terrivelmente atacados, seus telefones estão supostamente grampeados, todos os obstáculos profissionais, pessoais, familiares. Apesar de vocês/ amanhã é outro dia.  

Prefeito recusa contrato com empresa e fracassa em seus 100 dias de governo


O Prefeito de Manaus Artur Neto tenta de todos os modos controlar os gastos do município e por isso sem licitação iria contratar a empresa “Falconi Consultores de Resultados” para que fosse feito um melhor planejamento dos gastos da máquina estatal.

“Nós da Semef estamos em total sintonia com a PGM (Procuradoria Geral do Município) e com o Implurb (Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano) para dar andamento nestes projetos que incluem dívida ativa e desburocratização dos processos da Prefeitura”, destacou Ulisses Tapajós, durante a apresentação do modelo de gestão da cidade que foi feita pelos consultores Danilo Filho e Álvaro Guzella,para aproximadamente 130 gestores da Prefeitura de Manaus – entre secretários municipais, subsecretário e diretores financeiros.

Secretário se omite em relação ao sumiço de empresa
Mas após uma apresentação do plano de gestão municipal  da empresa juntamente com o prefeito e o secretário de finanças, Ulisses Tapajós, a empresa teria sumido sem deixar nenhuma explicação pública. O valor cobrado pela efetivação do trabalho apresentado foi de R$ 2 milhões, mas Artur não teria aceito. Logo após a recusa do prefeito, a empresa simplesmente sumiu sem prestar nenhum esclarecimento público. Deixando a cidade de Manaus um caos administrativo.

A chamada economia burra do prefeito pode ter colocado em xeque sua meta dos 100 primeiros dias de governo. Com a consultoria, Artur pretendia acabar com as mordomias no poder público, para terceiros e não para os seus. A assessoria da Semef foi procurada pela reportagem do Blog do Pávulo, mas as ligações feitas ao número ****-1012 não foram atendidas. 

Cory Monteith, de "Glee", vai para a reabilitação


Cory Monteith, que interpreta o personagem Finn Hudson no seriado "Glee", foi internado em uma clínica de reabilitação, informou o site da revista "People". De acordo com a publicação, o ator optou volutariamente pelo tratamento contra as drogas.
"Ele, gentilmente, pede para que o respeitem e deem privacidade neste momento", afirmou o representante de Monteith.
Aos 30 anos, o ator já admitiu ter usado drogas abusivamente no passado. Em 2011, ele declarou ter ido para uma clínica quando tinha 19 anos.
Na época, ele afirmou que a declaração poderia ajudar outros jovens viciados. "Eu não quero ter filhos que achem que está certo abandonar a escola e que serão atores famosos também", disse em 2011. "E para as pessoas que pensam em desistir, eu diria: 'Caia na real sobre o que você quer e vá atrás disso'".

Vereadores evitam falar sobre o fracasso nos 100 primeiros dias do prefeito


Segunda-feira com clima hostil na Casa Legislativa 

Após um longo feriado a Câmara Municipal de Manaus abriu os trabalhos em "meia-boca", nesta segunda-feira (01), a assessora de comunicação da presidência continua dando uma de "capitã do mato", destilando seu veneno aos repórteres do Blog do Pávulo.

Em tom amistoso, vereadores de base estavam entusiasmados para falar à reportagem sobre diversos assuntos, menos sobre o que mais interessa ao povo manauense, os 100 dias do prefeito Artur Neto e a meta que não será cumprida.

O vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), falou com o repórter e pediu uma trégua por Manaus. “O prefeito está enfrentando um inverno rigoroso, a herança administrativa confusa, julgar o prefeito pelos esses cem dias e complicado", declarou. Mas isso não justifica as grandes atrocidades que o mandatário tem feito com o dinheiro púbico.

Segundo reportagem do Jornal Acrítica desta segunda-feira (01), o prefeito tem apenas dez dias para efetuar as obras do "Programa Cem Dias". “O secretário de Saúde (Evandro Melo) disse que pra gente (vereadores) que precisamos fazer campanha para a saúde. Que a situação não está boa. Eu te aponto esse argumento pra gente dizer que não da pra comemorar esses cem dias. Vamos ver os próximos”, disse o líder da oposição, vereador Waldemir José (PT), ao jornal.

Denúncias

O governo do atual prefeito Artur Neto não é mais e menos corruptos que outros, mas para quem fala em economia e contenção de gastos, o prefeito promove uma verdadeira "algazarra" com o dinheiro público. O Blog do Pávulo, vêm denunciando, boa parte das contradições do prefeito, seus acordos políticos obscuros e suas manobras escusas.

Anime Jungle Party terá a presença de PC Siqueira em Manaus


O Anime Jungle Party (AJP) já tem data marcada. A primeira edição do ano será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril. O evento reúne campeonatos de cosplay e arenas para jogos virtuais. O festival será realizado no Clube do Trabalhador do Sesi, no bairro São José I, zona Leste de Manaus.
Irão passar pelo palco do evento a banda brasileira For Fun; o apresentador de TV, ilustrador e vlogueiro PC Siqueira; o vocalista da banda Angra e Almah, Edu Falaschi; os produtores dos vídeos Mundo Canibal, Irmão Piologo; e também, o dublador Marco Ribeiro, responsável por dar a voz brasileira a atores como Jim Carrey, Robert Downey Jr, Tom Hanks e etc.
Outro destaque do evento será o Campeonato de Cosplay Manaus (CCM). Na edição será realizada a primeira etapa. Até o fim do ano, o primeiro e o segundo lugar do campeonato receberão uma viagem para a Disney, com hotel e entradas para o parque garantido. Também será produzido o World Cosplay Summit (WCS). Este último é o campeonato mundial, responsável por reunir cosplayers de diversos países pela disputa do título de melhor do mundo.
Arena de guerra de cotonete; campo de paintball; futebol de sabão; campeonatos de jogos como Pro Evolution Soccer 2013 (PES 2013) e DotA lan house com 80 computadores e arena de videogames também estão na programação do evento. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de R$ 11 por dia na loja virtual Ingresse.

Vereador destaca o avanço no diagnóstico e tratamento da tuberculose a partir da utilização do exame GeneXpert


Manaus - AM: O vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) falou sobre o GeneXpert, novo método de diagnóstico da tuberculose, que permite chegar ao resultado em até duas horas. De acordo com o parlamentar, o novo exame será disponibilizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e representa um grande ganho para a população amazonense.

Além de verificar a presença do bacilo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo-de-koch, o teste também detecta se o paciente é resistente ao rifampicina, um dos antibióticos mais eficazes do esquema de tratamento da doença.


“Atualmente o resultado desse exame fica pronto em até 60 dias. Por conta dessa demora, acabamos perdendo contato com alguns pacientes, portadores da doença, que não retornam para saber o diagnóstico. Consequentemente muitos perdem a oportunidade de serem acompanhados e de receberem tratamento adequado”, destaca Dr. Ewerton.

O vereador ressaltou que mais de 70 mil novos casos de tuberculose foram registrados no País em 2012 e que a enfermidade representa a quarta principal cause de morte por doenças infecciosas, sendo a primeira causa de óbitos em pessoas infectadas pelo vírus HIV.

Dr. Ewerton Wanderley afirmou ainda que estudos apontam uma concentração significativa de pessoas infectadas pela doença na Região Norte, em especial na Região Amazônica, e que as pessoas com a faixa etária de 25 a 34 anos, de ambos os sexos, são as principais afetadas.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS), Manaus e Rio de Janeiro são as duas cidades do Brasil que dispõem do exame GeneXpert. “Nesse primeiro momento o exame será disponibilizado na capital e depois irá contemplar os grupos indígenas. Em seguida será levado para outros municípios do Estado”, argumentou Dr. Ewerton.

Fla leva 'gol relâmpago', perde para Audax e complica situação na Taça Rio


O Flamengo voltou a jogar mal na terceira partida sob o comando do técnico Jorginho. O time sofreu um “gol relâmpago” e não teve forças para virar e buscar o resultado positivo, neste domingo, em Moça Bonita. O Audax venceu por 2 a 1 - gols de André Castro e Hyuri; Gabriel descontou - e complicou a situação do Rubro-Negro no Grupo B da Taça Rio. Com apenas quatro pontos, a equipe viu a distância para os líderes Resende (12 pontos) e Fluminense (10 pontos) aumentar restando três jogos para o encerramento da fase de classificação.
A torcida do Flamengo presente ao estádio nem teve tempo de observar as novidades colocadas em campo pelo técnico Jorginho. Nixon, Rodolfo e Renato Santos foram escalados como titulares. A principal surpresa foi a barração do atacante Hernane - artilheiro do Campeonato Carioca com 10 gols. Com erros de posicionamento, o Rubro-Negro foi logo surpreendido.
Aos 3min, João Paulo errou ao cortar cruzamento dentro da área. A bola sobrou para André Castro, que bateu sem chances de defesa para o goleiro Felipe. O gol do Audax foi uma ducha de água fria. Bem fechado na defesa, o adversário dificultava as ações. Por sua vez, o Flamengo mostrava afobação e não conseguia furar o bloqueio.
A primeira jogada perigosa da equipe da Gávea só aconteceu aos 28min. Léo Moura colocou Nixon cara a cara com o goleiro, mas Rafael Sanders conseguiu evitar a chance de gol. Rodolfo tentava criar outras oportunidades, porém, raramente emplacava entradas na área adversária. Aos poucos, o Rubro-Negro passou a utilizar mais as laterais, mas sem sucesso.
Confuso, o técnico Jorginho substituiu Nixon por Hernane aos 41min. Não deu tempo para mais nada e a primeira etapa terminou com muitas vaias dos torcedores presentes ao estádio de Moça Bonita.
O Flamengo voltou para o segundo tempo tentando explorar ainda mais as laterais com Léo Moura e João Paulo. Rafinha errou dois cruzamentos em sequência e irritou a torcida. Mas, aos 8min, Gabriel recebeu passe na entrada da área e chutou no canto direito para empatar a partida.
Aos 15min, o Audax por pouco não marcou o segundo. Wellington atacou pela direita e a zaga do Flamengo rebateu mal. O atacante perdeu a chance de marcar praticamente sem goleiro. Principal articulador de jogadas do Rubro-Negro, Rodolfo foi substituído por Carlos Eduardo para novas vaias vindas das arquibancadas.
Aos 32min, o Flamengo por pouco não virou o jogo. Léo Moura cruzou na área. Elias cabeceou firme no canto esquerdo e a bola explodiu na trave. Na base da vontade e com pouca organização, o Rubro-Negro partiu com tudo para cima e não conseguiu marcar. No fim, Hyuri recebeu lançamento e marcou o segundo do Audax dando números finais ao placar. Fim de jogo com vaias e situação complicada para a classifcação rubro-negra às semifinais da Taça Rio.

Dupla é presa enquanto vendia drogas na zona Oeste de Manaus



Emerson Lopes Xavier, e Denailson Martins Thaumaturgo, foram detidos em flagrante no momento em que vendiam drogas em via púbica, no Beco São Francisco, bairro São Raimundo, zona oeste da cidade.
Com a dupla foram apreendidas 157 trouxinhas de pasta base de cocaína, 69 porções de maconha prensada, mais três porções grandes de maconha, três trouxinhas de cocaína em pó e R$ 62 em espécie.
A dupla foi levada para o 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Antônio, também na zona oeste, onde foi autuada pelo crime de tráfico de drogas, em seguida encaminhada para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

Em todo o país PSDB lidera ranking de contratações sem concurso



O PSDB é o líder em contratação de servidores sem concurso público, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE e divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo. Dos 105,5 mil servidores não concursados que trabalham nos Estados, 37,6 mil são contratados pelos oito governadores tucanos. No ranking, o PT, com quatro governadores, tem 37,6 mil vagas, e o PMDB, também com quatro, tem 21,6 mil, ocupando o segundo e o terceiro lugares na lista.
Se for considerada a quantidade de cargos para cada 100 mil habitantes de cada Estado, o PT se torna líder, enquanto o PSDB cai para a quinta posição. "Apenas na chamada administração direta, da qual estão excluídas as vagas comissionadas das empresas estatais, o número de funcionários subordinados aos gabinetes dos governadores ou às secretarias de Estado sem concurso público chega a 74.740, o suficiente para ocupar 98% do maior estádio do Brasil", aponta a reportagem, se referindo ao Maracanã, no Rio.
Nos Estados, a proporção de servidores não concursados que trabalham em cargos de confiança na chamada administração direta é de 2,8%. No governo federal, o total dessa categoria equivale a 0,7%. Já na administração indireta dos governos estaduais, há mais 30.809 funcionários comissionados que não prestaram concurso. Enquadram-se nesta categoria os servidores de autarquias, fundações e empresas públicas, segundo a metodologia da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais.
Em Manaus, mesmo sendo na prefeitura a história se repete, os apadrinhados de Artur Neto são sempre  os privilegiados com dinheiro público. Segundo alguns secretários de seu governo, Artur estaria comandando tudo e indicando os seus em todas as secretarias.

Joelma compara gays a drogados


Misture uma voz potente a um bate-cabelo inconfundível: isso é Joelma, o furacão louro por trás da banda Calypso, formada há 14 anos com o marido, o guitarrista Chimbinha. Em 2013, os planos estão a toda: eles preparam um CD em espanhol, outro de música gospel, um DVD acústico e o longa ‘Isso é Calypso — o Filme’, com gravações em maio, no Pará e no Rio de Janeiro.
De segunda a quarta, ela diz que reserva os dias para malhar e rezar. Há quatro anos, converteu-se à religião evangélica, depois que sofreu uma estafa. “Maltratei meu organismo porque trabalhava todos os dias da semana e tive um piripaque, uma alergia crônica que quase me sufocou. Deus salvou minha vida”.
Ela afirma que as roupas e atitudes sexy não destoam da fé. “Uso aquelas roupas curtas e rebolo, mas, quando falo de Deus, todo mundo entende”. Indagada sobre a legião de fãs gays, sai do tom. “Tenho muitos fãs gays, mas a Bíblia diz que o casamento gay não é correto e sou contra”. Acrescenta que, se tivesse um filho nessa situação, “lutaria até a morte para fazer sua conversão”. “Já vi muitos se regenerarem. Conheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar”.
“Não sou uma mulher sexy e morro de rir desse título. Sou um moleque. Não consigo ser daquela maneira fora do palco. Usava bermudão para dormir, mas agora comprei uns pijaminhas”, conta. Casada com Chimbinha há 16 anos, Joelma conta que o a chama não se apagou: “O rala e rola melhorou bastante com o tempo. Quero ter um filho aos 45 anos. É uma promessa de Deus para mim”. Chimbinha também é evangélico? “É, mas não tão maluco quanto eu”.
Joelma aprovou a escolha de atriz Deborah Secco para interpretá-la no cinema. “Ela veio aqui em casa e trocamos figurinha. Ela terá que ter uma reserva de energia muito grande porque as coreografias pedem. Mas a Deborah já fez balé e sabe dançar. Quando cantou com Chimbinha, mostrou que é afinada”. Sobre o filme, conta que sua única exigência foi que a produção usasse nos personagens o sotaque do Pará. “Nada na minha vida eu fiz para ganhar dinheiro. Quero que Deborah passe a verdade e nada que vise o lado mais comercial”.

Presidente do PT diz que candidatura de Lula não faz sentido


A eleição para o governo do Estado de São Paulo ainda é indefinida para o PT, que não possui apenas um, mas ao menos quatro possíveis candidatos para 2014. Em entrevista concedida ao Valor Econômico nesta semana, o ex-presidente Lula avaliou, um a um, os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, da Saúde, Alexandre Padilha, da Cultura, Marta Suplicy, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Além deles, definido como "figura nova", o prefeito reeleito em São Bernardo do Campo, Luiz Fernando Marinho, que nega que será candidato.
Nessa lista, o presidente do PT paulista, Edinho Silva, inclui o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em entrevista, o deputado estadual concorda com o ex-presidente que este é o "melhor momento" do partido em São Paulo. E acrescenta que, "contraditoriamente, o PSDB vive seu pior momento". Por isso, aposta suas fichas não apenas na candidatura própria – o presidente nacional do partido, Rui Falcão, chegou a cogitar que a legenda apenas apoiasse um grande aliado, como o PMDB – mas na vitória.
Em relação à hipótese de o próprio Lula sair candidato contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) no ano que vem, Edinho não vê sentido. "Penso que com as tarefas que ele tem hoje, não faz o menor sentido trazê-lo para uma disputa estadual", afirma. Na propaganda eleitoral do PT, Lula aparece dizendo que "está na hora de a gente ser o partido a fazer mais por todo o Estado de São Paulo". Resta saber se ele será o protagonista como candidato ou nos bastidores, como fez com o prefeito Fernando Haddad (SP).
Leia os principais trechos da conversa:
O que pensa dos nomes citados pelo ex-presidente Lula, já citados antes pelo senhor?
Eu penso que o [Aloizio] Mercadante, o [Guido] Mantega, o Zé Eduardo [Cardozo] e o [Alexandre] Padilha são nomes que têm todas as condições de disputar o governo do Estado. O que precisa avaliar é quem poderia deixar o governo, é muito mais essa avaliação do que qualquer outro critério. Os quatro têm qualquer condição. A Marta [Suplicy] já disse que não quer e o [Luiz] Marinho também acabou de ser reeleito [a prefeito de São Bernardo].
Acredita que vá haver disputa interna?
Não, estamos trabalhando para que não tenha disputa interna, nem para a presidência, tampouco para disputar o governo do Estado e para a minha sucessão. Vamos chegar ao consenso na base do diálogo.
Como o Lula, o senhor também considera que nunca o PT teve tanta chance de ganhar a eleição em São Paulo como agora? Por quê?
É a minha avaliação. Estamos vivendo o melhor momento do PT no Estado. Governando 70 prefeituras, 60 vices, temos 666 vereadores em 382 municípios. Governamos 45% da população, portanto é o melhor momento e, no meu entender, contraditoriamente, o PSDB vive seu pior momento. Com crise na segurança pública, na saúde, muitas regiões sofrendo com a falta de política de desenvolvimento. A crise é visível.
Se o PT vive o melhor momento e o PSDB vive o pior, não tenho dúvidas de que a situação é criada para que o PT ganhe. Agora o passo é construir um programa de governo que dialogue com todas as regiões. O partido tem que ter um campo de aliança, uma coligação que seja ampla, que sustente a disputa no estado, que regionalmente apresente propostas. O Estado é heterogêneo, os problemas são diferentes de acordo com a região, temos que ter capacidade de elaborar um plano que seja regionalizado.
E a aliança com o PMDB? É possível que o partido não lance candidatura própria?
O centro da nossa prática eleitoral é a eleição da Dilma. O PT não pode ser arrogante em não dialogar com os aliados. Mas o que estamos vivendo hoje, o ambiente partidário é a consolidação de uma candidatura.
Qual sua opinião sobre o Lula sair candidato ao governo do Estado?
Eu penso que o Lula tem tarefas internacionais. Além de ter um papel fundamental na política nacional, tem também uma tarefa na internacional, dialogando com uma agenda para a África, com os países emergentes. Penso que com as tarefas que ele tem hoje, não faz o menor sentido trazê-lo para uma disputa estadual.
E quanto às eleições para a presidência do partido no Estado de São Paulo, qual seria o nome ideal para comandar a legenda durante as eleições presidenciais?
Nós temos dois nomes colocados e se criarmos a unidade em torno deles, vamos unificar 80% do PT. Tanto pela candidatura do [ex-prefeito de Osasco] Emídio de Souza quanto pela do [deputado] Vicente Cândido. Uma delas pode declinar e a gente unifica o partido em torno da segunda, evitando uma disputa interna. Estou bastante otimista de que poderemos unir o partido nessa escolha.

sábado, 30 de março de 2013

Preço do tucumã em feiras de Manaus assusta consumidores



O tucumã é o fruto de maior consumo da Amazônia, seu sabor é inconfundível e é a tradição de todo amazonense, mas seu preço tem assustado muito consumidores de Manaus. A variação nas feiras livres da capital está entre R$ 10 até R$ 40, dependendo da quantidade. Meio quilo do produto custa R$ 20.

Isso somado com outros produtos locais como o queijo e a farinha de tapioca causam um grande prejuízo à quem gosta de tomar aquele cafezinho regional em Manaus. Os feirantes afirmam que só estão repassando o preço ao consumidor e que valor alto é pela polpa da fruta, a fruta mesmo custa bem mais barato.

Ultimamente o manuseio do fruto tem sido alvo de críticas e preocupações dos órgãos sanitaristas. Em 2011, Fundação Centro de Análise e Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) constatou a presença de coliformes fecais em 100% das amostras de lascas de tucumã coletadas em feiras livres situadas em várias zonas de Manaus. Mas como nada é perfeito, a tradição dos amazonenses sofre riscos, o produto teve ligeira queda de vendas pelo preço, assim como a farinha e o tambaqui, que também são produtos reginais.

Bono Vox doa mansão à seita Santo Daime


A casa está avaliada em R$ 1,5 milhão. O cantor passou 45 dias morando no Mapiá, parte desta temporada ficou em sua mansão

Quatro fotografias tiradas de uma câmera amadora, confirmaram a existência da mansão de Bono Vox,vocalista da banda irlandesa U2. Trata-se de uma casa de luxo, construída no seio da floresta amazônica, mais especificamente na Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, centro de referência para a prática religiosa do Santo Daime.

A propriedade fica dentro de uma das unidades de conservação ambiental da região dos municípios de Boca do Acre e Pauini, a Floresta Nacional Mapiá-Inauini, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A casa está avaliada em R$ 1,5 milhão. O cantor passou 45 dias morando no Mapiá, parte desta temporada ficou em sua mansão. A casa de Vox foi doada ao Santo Daime para a implantação do museu.


As notícias são de que Bono Vox é adepto do Santo Daime, uma religião originada no seio da floresta, e que usa a Ayahuasca nos seus rituais, como forma de fazer o homem ascender a um estado de espírito de transcendental.

Princesa é campeão da Taça Amazonas


É campeãoooooo. O grito, que estava preso na garganta da torcida, foi finalmente solto neste sábado (30/03), em Manaquiri, onde o Princesa do Solimões conquistou o título da Taça Amazonas, a classificação para a final do Campeonato Amazonense e o direito de representar o Estado na Copa do Brasil/2014, apesar de perder por 4 a 3 para o Fast Clube, em Manaquiri. O Princesa ganhou a primeira partida, em casa, por 2 a 0 e, no resultado final, acumulou cinco gols contra quatro do adversário. Será a terceira decisão estadual do time manacapuruense, em 42 anos de história, e mais uma chance para alcançar a conquista inédita.
FAST 4 a 3 PRINCESA
Fast – Rascifran; Júnior Sertania (Kaká), Bigu, Thiago Brandão e Janeilton; Fabinho (Cacau), Cleiton (Cacau), Júnior e Catatau; Bruno Recife e Michel Parintins. Técnico: Paulo Morgado.
Princesa – Luiz Paulo; Clemilton, Marraquete, Cleiton He-Man e Gelvane: Rondinelle, Deurick, Vinícius e Toró; Nando (Delciney) e Edinho Canutama (Joiner). Técnico: Marcos Pitter (Marquinhos).
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso. Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes. Assistente 2: Marcos Santos Vieira. Quarto árbitro: João Batista. Delegado: Lázaro D’Ângelo.
Local: Estádio Valdomiro Gusmão (Valdirzão). Horário: 15h. Renda: R$ 20.785. Público: 2.705 espectadores. Gols: Rondinelli (13′), Nando (36′) e Edinho Canutama (39′), todos no 1º tempo (Princesa) e Thiago Brandão (4′ do 1º), Júnior (6′ e 28′) e Cacau, aos 48′ do 2º (Fast).
Cartões amarelos: Thiago Brandão (Fast); Luiz Paulo, Marraquete e Delciney (Princesa).

Adolescente é encontrado morto em casa abandonada na zona Norte



Um adolescente de aproximadamente 17 anos foi encontrado na madrugada deste sábado (30), na Rua 38, do Bairro Amazonino Mendes, Zona Norte de Manaus. A polícia suspeita que o adolescente tenha sido vítima de overdose. O corpo foi encontrado por volta das 3h em uma casa abandonada. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Uma moradora contou que percebeu a grande movimentação de pessoas no local e acionou a polícia, que segue investigando o caso.

Princípio de incêndio destrói parte de panificadora na zona Sul de Manaus


A panificadora ‘Nordepan’, localizada na avenida Castelo Branco, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, sofreu um princípio de incêndio na manhã deste sábado (30). Parte das instalações do estabelecimento foi destruída, mas não houve registro de vítimas. No momento do incêndio, que começou por volta das 8h30, havia 22 funcionários no interior da loja, além de alguns clientes que conseguiram sair rapidamente.

Famílias que moram na parte superior da panificadora também tiveram que sair do prédio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou com três viaturas e onze homens para controlar o fogo. O Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para socorrer pessoas com sintomas de asfixia.

Segundo Antonio Paiva, proprietário do local, o fogo começou no escritório, na parte de trás do estabelecimento e danificou toda o teto que é de gesso e PVC. O fogo não atingiu a área industrial. A avenida Castelo Branco, nas proximidades do ocorrido precisou ser interditada, mas já foi liberada. O Corpo de Bombeiros não se pronunciou sobre o caso.

Lei das calçadas é ignorada por órgãos públicos


Em meados de 2012, uma pesquisa apontou que Manaus tem as piores calçadas do país

Em frente à Câmara Municipal, árvores atrapalham passagem de pedestres
Que as calçadas de Manaus são um grande problema já não é novidade para ninguém, os pedestres dividem o pouco espaço destinado a eles com veículos e vendedores ambulantes. Mas não é só nos bairros que a situação é grave, os órgãos públicos, nas principais vias da cidade também descumprem a Lei de n° 674Q/02 é completamente ignorada. A lei é complementar de uma norma federal que estabelece em calçadas de áreas comercias em cinco metros, enquanto a lei complementar em Manaus, além disso, estabelece pelo menos 1,20m para calçadas em áreas residenciais.
Câmara de vereadores, Prefeitura, Delegacias, Secretarias e até mesmo os órgãos de fiscalização de transito fogem da regra. Na Câmara Municipal de Manaus, zona Oeste, árvores colocadas na calçada, impedem o fluxo de pedestres no local. Em Petrópolis, zona Sul. o 3° Distrito Integrado de Polícia (3° DIP), usa o espaço para fazer de estacionamento de funcionários e viaturas. Em frente ao Hospital Prontocord, na Avenida Álvaro Maia, zona Centro Sul, os pedestres simplesmente não tem vez, o que está reservado às pessoas transitarem sempre está ocupado por carros.
Em meados de 2012, uma pesquisa apontou que Manaus tem as piores calçadas do país. Calçadas de boa qualidade são um equipamento fundamental para a mobilidade urbana sustentável. Além da importância para o transporte, as calçadas funcionam também como um sensor da qualidade de urbanização de uma cidade, mas se fossemos contar apenas com o bom senso da população estamos perdidos.



Projetos de mobilidade
Dois grandes projetos de mobilidade urbana serão executados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), nos próximos meses. Trata-se dos programas “Calçada Feliz” e “Nova Manaós”.
De acordo com o secretário, o projeto “Calçada Feliz” começará a ser executado a partir de junho, quando o período de chuvas cessa na região. O programa vai reparar, reformar e construir calçadas na capital. 

Já o projeto “Nova Manaós” será executado no ano que vem, após a liberação da verba por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo Hissa, o investimento será de US$ 200 milhões, No momento, o programa está em fase de análise. 

Ministério Público pede suspensão do aumento na tarifa de ônibus em Manaus


Alessandro Sanmartin, promotor do Ministério Público do Estado do Amazonas, , entrou com pedido de suspensão do aumento da tarifa do transporte coletivo de Manaus, previsto para entrar em vigor neste sábado (30). O documento foi encaminhado à juíza Onilza Abreu Gerth, da Vara da Fazenda Pública. A partir das 00h, a passagem de ônibus na capital sobe de R$ 2,75 para R$ 3.
De acordo com a Assessoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o pedido do Ministério Público ainda será analisado pela juíza. Segundo o Tribunal explicou que o pedido entrou após às 18h. Mesmo que tenha sido registrada a entrada na Justiça, o documento ainda precisa ser protocolado formalmente, porque foi feito fora do horário, para só então passar para apreciação. Com isso, o resultado deve sair somente neste sábado, após o valor aumentar nas catracas dos veículos.
O anúncio do reajuste da tarifa aconteceu na última quarta-feira (27), pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto. Na ocasião, ele defendeu que o aumento foi baseado em estudos técnicos e levou em conta a alta no preço da gasolina e reajuste acordado em contrato com as empresas que operam na cidade.
Caso o pedido do Ministério Público seja indeferido, a tarifa sofrerá reajuste após 17 meses com preço em R$ 2,75. Em coletiva de imprensa, Arthur disse que valor da passagem será “rediscutido” e pode chegar a R$ 3,20, em 2014. 

Autor Aguinaldo Silva alfineta Gaga em seu site

Aguinaldo Silva alfinetou Lady Gaga em seu site. O autor entrou no assunto ao ser questionado sobre o que daria de presente para a cantora, que completou 27 anos na última quinta-feira (28). "A resposta me saiu feito uma rajada de metralhadora: Qualquer disco da Madonna, pra ver se algum dia ela aprende como é que se faz!”.

 Ele afirma que não tem nada contra Gaga. "Claro que não, imagine… Cada um ganha a vida como pode, e desde que passou a exercer a profissão de enganadora ela vem ganhando a vida muito bem. Mas como não se pode enganar tanta gente durante tanto tempo, acho bom que ela pense em ir morar em Buffalo, casar com um vendedor de carros usados, ter sete filhos lindos e ficar lá, a beber um belo de um Martini de vez em quando, e a ouvir os discos de… MADONNA!", escreveu.

Globo confirma volta do humorístico "Sai de Baixo"


A Globo confirmou a volta do humorístico Sai de Baixo, um dos programas de maior sucesso da década de 90. O início das gravações era para ter acontecido em março, no entanto, com a ausência de Claudia Jimenez, que se recupera de uma cirurgia cardíaca, e sem teatro para gravar em São Paulo, a data foi remanejada os próximos meses. Luis Gustavo, Miguel Falabella, Marisa Orth e também de Aracy Balabanian, segundo informou o jornal Diário de SP. A única ausência é de Tom Cavalcante, que revelou ter outros projetos profissionais. 

Rio em Boca do Acre dá sinais de vazante

BOCA DO ACRE/AM - Os rios que margeiam a cidade de Boca do Acre, deram sinal de vazante. Depois de ter atingido quase 19 metros, colocando o município em estado de alerta pela possibilidade de uma nova grande cheia, mas deu uma trégua e o nível das águas começou a baixar lentamente.

No final da tarde de ontem, a régua que faz a medida oficial já marcava 18m74cm. Nesta sexta-feira (29), apontava o nível de 18m55cm. 

Ao atingir o pico máximo no ano de 2013, a cheia chegou a invadir alguns pontos da cidade. O locais mais afetados foram as ruas Beira Rio e Descida da Praia, no bairro Praia do Gado. Além deste, as águas chegaram bem próximas ao Rabo da Cobra, Translago, Rua Renato de Souza Pinto (Rua do Barranco), Rua Nova (Macaxeiral), Loteamento Samambaia e algumas ruas do bairro Maria Lepoldina.

A Defesa Civil Municipal não teve que remover nenhuma família para abrigos. Segundo informações dos sites do estado do Acre, o sinal de vazante é em todo o estado, tanto na calha do Purus como na calha do Acre.

Homem é morto com um tiro na zona Leste de Manaus


Um homem de 18 anos foi morto com um tiro no tórax nesta sexta-feira (29). O crime aconteceu em frente a uma casa de forró na Avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, uma briga entre a vítima e o suspeito do crime motivou o assassinato.
O rapaz ainda foi levado com vida para o hospital Platão Araújo, mas faleceu devido a gravidade do ferimento. O autor do crime seria um ex presidiário solto há dois meses. Até a manhã deste sábado o suspeito não foi preso.

Revista Veja propaga terrorismo doméstico



O que nos Estados Unidos, Europa, Japão e qualquer país civilizado – por falar em marco civilizatório – é uma praxe, um costume e um traço cultural transmitidos de geração em geração, com exceções entre os escravocratas derrotados na Guerra da Secessão, a realeza de sangue azul e os samurais com suas gueixas, para a revista Veja é um fardo. Uma humilhação. Um derradeiro rebaixamento. Lavar os próprios pratos, onde já se viu!
Com gravata azul céu, camisa bem cortada e felpuda toalha de rosto caída no ombro sobre o avental vermelho – Veja ainda não descobriu o pano de prato! –, um modelo simulando um personagem de classe média está ensaboando uma louça na qual se come o almoço e o jantar ao lado do título Você Amanhã. No que é chamado de olho no jargão jornalístico – texto curto que vai imediatamente abaixo da frase em destaque --, a publicação carro-chefe do Grupo Abril vaticina o desemprego de milhões de empregados e empregadas domésticas no Brasil, de maneira nem tanto subliminar: "As novas regras trabalhistas das empregadas são (...) um sinal de que em breve as tarefas domésticas serão divididas entre toda a família". A expressão "marco civilizatório" está entre o início e o fim da ameaça.
Em outras palavras, a revista propaga que, em razão da Proposta de Emenda à Constituição aprovada agora pelo Senado, com entrada em vigor na próxima semana, e que finalmente extende direitos trabalhistas básicos aos profissionais que historicamente realizam tarefas domésticas nos domicílios dos outros, seus patrões, ergue-se dentro das casas e apartamentos uma onda de desemprego. Uma onda capaz de afetar o mercado de trabalho de 20 milhões de profissionais.
Veja, com a capa da presente edição nas bancas, chega a um de seus mergulhos ideológicos mais baixos. Uma superação em termos de preconceito, cinismo e terrorismo social. Em oito paginetas, como se diz entre os jornalistas para designar folhas de papel editadas, a revista crava de saída que os serviços domésticos ficarão mais caros. As tarefas do lar terão de ser feitas, em razão do buraco nas contas familiares que a nova legislação indica, pelos donos da casa. Fica subententido que isto seria um retrocesso no modo de vida do brasileiro, uma derrota pessoal e familiar.
As inverdades na tese – é assim que se chama, entre os profissionais da mídia, o viés ideológico de uma reportagem – são muitas. Não é de hoje, mas sim de logo depois da redemocratização do País, nos anos 1980, que as empregadas e empregados domésticos ganharam o acesso à carteira de trabalho assinada, recolhimento de contribuição à Previdência Social e todos os demais direitos trabalhistas estabelecidos no Brasil entre as décadas de 1930 e 1940, já lá se vão mais de 60 anos. O que se aprovou agora foi apenas a regulação da jornada de trabalho, de oito horas diárias, como a de muitas categorias profissionais, e o estabelecimento de vínculo empregatício após a chegada ao limite de uma quantidade mínima de horas dedicadas ao trabalho. Nada assustador. "Um marco civilizatório", como acentuou a própria Veja – porém, para soltar o fantasma do rompimento de antigas relações de lealdade e colaboração.
Nos Estados Unidos do pós-guerra, disseminou-se a cultura entre os casais que protagonizariam o baby boom dos anos 1950 de cuidar de suas próprias casas. Um costume que não existia antes da industrialização do país, herança dos tempos da escravidão. Isso não foi nenhum flagelo. Ao contrário, em lugar de lançar hordas de ascendentes de escravos para as sarjetas das grandes cidades, a ausência do serviço doméstico terceirizado empurrou-os para novas oportunidades de emprego, ajudando a formar um capitalismo socialmente democratizado. À exceção da nobreza, nunca na Europa moderna houve o costume de presença de empregados nos lares. Algo igualmente inadmissível no Japão, a não ser para os samurais do atípico feudalismo local.
No Brasil, praticamente toda a classe média tem empregados domésticos, quer sejam diaristas ou celetistas. As carteiras de trabalho deles estão assinadas há muito tempo. A revolução ao contrário propalada por Veja simplesmente não tem base para existir. Não se quebra um costume cultural e social, tão arraigado, de uma hora para outra, ao sabor da disseminação de temores. O que poderá haver, entre patrões e empregados domésticos, serão ajustes para melhor nas relações do dia a dia de trabalho, com mais respeito aos direitos e deveres de uns e outros.
E além do mais, que mal há em lavar o próprio prato em que se comeu?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudantes prometem insistir em manifestações contra o aumento da passagem de onibus


Estudantes em Manaus fizeram mais uma manifestação contra o aumento da passagem em Manaus na manhã desse sábado (30), em frente à sede da Prefeitura, bairro Compensa, na zona Oeste da Capital. De acordo com as lideranças estudantis, mais uma manifestação está marcada para a próxima segunda-feira.

Na manifestação deste sábado estudantes chegaram a fazer um ‘boneco de Judas’ com foto do prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB). A passeata começou por volta das 10h e reuniu cerca de 50 pessoas.Por 40 minutos, os estudantes interditaram a passagem de carros na Avenida Brasil.



O aumento da passagem foi autorizado pelo prefeito de Manaus Artur Neto na última quarta-feira (27).O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) solicitou por meio de Ação Cautelar,impetrada no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM),a suspensão do aumento, até que as justificativas sejam analisadas. Segundo o MPE já foram encontradas irregularidades. O documento para cancelamento do aumento aguarda decisão da justiça

O departamento de comunicação da Prefeitura de Manaus , em nota informou que  “não houve registro de problemas no primeiro dia de implementação da nova tarifa de ônibus em Manaus, ao preço de R$ 3. Apesar de algumas reclamações pontuais aos cobradores, não houve manifestação nos terminais  ou pontos de ônibus”, diz a informação enviada à imprensa.

Polícia registra mais uma tentativa de assalto à banco em menos de 24 horas


A Polícia prendeu, nesta sexta-feira (29), duas pessoas após tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil no interior do Amazonas. O caso ocorreu no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. Este é a segunda ação criminosa deste tipo registrada pela Polícia no Estado em menos de 24 horas.
De acordo com a Polícia, cinco pessoas invadiram a agência bancária durante a madrugada. Mauro dos Santos Gomes, de 40 anos, e Edvaldo Rodrigues de Oliveira, 33, foram presos na barreira do Ariaú, quando tentavam fugir para Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros da capital. As saídas de Iranduba estão sob fiscalização para  localizar os outros suspeitos e os carros utilizados na ação.
As investigações apontam que o grupo cortou a central telefônica que dispara o alarme, mas não conseguiu desligar o alarme interno, que disparou e impediu que eles concluíssem o assalto. Os homens fugiram em três veículos: um carro modelo Gol, um micro-ônibus e um Golf. Mauro e Edvaldo estavam no Golf no momento da prisão.
Segurança das agências 
Na tarde da última quinta-feira (28), dois homens armados entraram em uma agência bancária do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. A dupla fez cinco pessoas reféns e só se rendeu após mais de uma hora e meia de negociação com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância de Manaus (Sindevam), Valderli Bernardo, 50% das 120 agências bancárias de Manaus têm o efetivo de vigilantes reduzido durante o horário de almoço, o que também fragiliza a segurança das unidades.