terça-feira, 26 de março de 2013

"Estudantes" fazem protesto em frente a Prefeitura


Aproximadamente 200 estudantes estiveram na frente da sede da Prefeitura de Manaus, na tarde desta terça-feira, protestando contra um virtual aumento do preço da tarifa de ônibus na cidade. Os estudantes saíram do terminal I, na Constantino Nery até a avenida Brasil, em carros de som de centrais e a pé, para se juntarem ao grupo que já estava em frente à Prefeitura há aproximadamente 30 minutos.

Com muitas bandeiras e camisetas de partidos políticos, centrais sindicais e juventudes partidárias, as lideranças do movimento se revezam ao microfone.
Yann Evanovick, candidato derrotado a vereador nas eleições do ano passado, puxava o movimento, como sempre fez em nome do PCdoB.

Desde o final da eleição, em outubro do ano passado, os empresários de transporte coletivo pressionam por um aumento da tarifa, congelada há 17 meses. Desde então o prefeito vem negociando com os empresários para retardar o reajuste, colocando como condição para o aumento da tarifa um acordo envolvendo o município, os empresários e os trabalhadores rodoviários, estabelecendo obrigações e metas de cada parte.

Com o reajuste de 8% do preço do óleo diesel a pressão dos empresários recrudesceu e o prefeito admitiu que o reajuste é inevitável e que deve ocorrer ainda no primeiro semestre, mas fechou questão quanto ao acordo entre as partes e, ainda, determinou um estudo para que fossem avaliados todos os itens da planilha que compõe os custos da tarifa.
O prefeito não sinalizou nem o valor da tarifa nem em que data deste semestre será o reajuste. O movimento dos estudantes começou na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário