segunda-feira, 25 de março de 2013

PPS quer explicações sobre suposta ajuda do governo a empresas de Eike Batista


O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), avisou que vai pedir, nesta semana, informações aos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, sobre a denúncia de que o governo teria intercedido para salvar o Porto de Açu, empreendimento de Eike Batista no litoral do Rio de Janeiro.
As revistas Época e Veja tocaram no assunto. Segundo a última, desde janeiro, o ex-presidente Lula também estaria atuando para que o estaleiro singapuriano Jurong Shipyard revisse sua decisão de continuar investindo no Espírito Santo, para se associar ao projeto de Eike no Rio de Janeiro.
Para que o investimento de R$ 500 milhões do estaleiro Jurong fosse transferido para Açu, Fernando Pimentel teria designado o embaixador brasileiro em Singapura, Luis Fernando Serra, para que ele sondasse a empresa sobre a possibilidade de mudar o projeto, que está em andamento, no porto no município de Aracruz (ES) para o litoral do Rio.
O PSS destaca que Mantega, por sua vez, recebeu executivos da Jurong, em Brasília, e sugeriu que os estaleiros se unissem para "evitar a ociosidade", alegando atraso no pré-sal. "O governo não pode agir para defender interesses privados do senhor Eike Batista, ainda mais sob o comando do ex-presidente Lula, que tem se revelado a eminência parda da administração petista", critica Rubens Bueno.
Ele disse que os ministros Mantega e Pimentel precisam esclarecer de "forma cabal"  se há ou não um "conluio" para salvar os negócios de Eike na área de portos. "O governo tem de agir de forma republicana, sem beneficiar esse ou aquele empresário", cobrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário