sábado, 27 de abril de 2013

Defesa Civil afirma que não haverá risco de enchente atingir casas em Manaus em 2013


MANAUS – Em meio ao período de enchente dos rios amazônicos, o rio Negro atingiu 27,72 metros na última sexta-feira (26), de acordo com o Porto de Manaus. Mesmo com a possibilidade de alcançar a cota estabelecida no alerta que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu em março, de 29,45 metros, a Defesa Civil de Manaus descartou a possibilidade que as águas atinjam famílias que moram em áreas de risco durante a enchente deste ano.
Semanalmente a Defesa Civil do município percorre as áreas de risco para monitorar a subida das águas como ação preventiva. O resultado do monitoramento aponta que, até hoje, nenhuma casa foi atingida com a enchente do rio Negro. No entanto, as vistorias evidenciam quais áreas devem receber pontes, como os bairros São Raimundo, Educandos, Glória, Presidente Vargas, São Geraldo e Raiz.
A construção de pontes é planejada para ruas que, de acordo com previsão do CPRM, podem ser tomadas pela água com a subida do rio Negro. O objetivo é evitar que os moradores das áreas tenham contato com a água que já tomou parte das ruas.
No total, a Defesa Civil deve construir 2.400 metros de passarelas nos bairros Glória (Beco Vitória, Beco Coronel Salgado, Beco do Matadouro, Beco do Carneiro e rua Oswaldo Cruz), Presidente Vargas (rua Aluízio Azevêdo), Raiz (rua Daniel Servalho), São Geraldo (rua Pico das Águas e beco Pico das Águas) e Educandos (rua e beco Manoel Urbano).
Até hoje, já foram entregues pontes no bairro da Glória, zona Oeste da capital. No beco Coronel Salgado a construção mede 80 metros. Já no beco Vitória, a ponte de 110 metros beneficia cerca de 150 famílias que moram em palafitas. Outra ponte foi construída na rua Oswaldo Cruz, com 140 metros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário