MANAUS - A concessão da Arena da Amazônia pós-Copa do Mundo de Futebol ainda está em estágio inicial. Enquanto o o custo foi apontado, na semana passada, como um empecilho para que times locais pudessem jogar no estádio com regularidade, a gestão de uma empresa privada é indicada para que o espaço seja utilizado com frequência e não vire mais uma obra obsoleta em Manaus.
A concessão da arena, segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango, evita a interferência do poder público e novos gastos. “O Estado não tem objetivo e nem dinâmica para buscar eventos internacionais”, justificou. “A concessão deverá se manter de forma sustentável sem necessidade que o Estado faça aportes complementares”, pontuou.
A expectativa é que o modelo de gestão adequado para a Arena seja estabelecido até julho. Uma empresa de consultoria será selecionada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan/AM) por meio de licitação para elencar as necessidades que o Estado deverá cobrar da futura administração privada.
A consultoria estabelecerá as atividades que poderão ser realizadas no estádio, o preço da concessão e que tipo de eventos serão feitos na arena conforme explicou Capobiango. “É importante que a concessionária tenha conexão com eventos internacionais como feiras, congressos e exposições”, pontuou.
As diretrizes para a elaboração do modelo estão na “Proposta de projeto básico para concessão da gestão, operação e manutenção da Arena da Amazônia e entorno“, no site da Seplan.
O coordenador da UGP-Copa adiantou que empresas internacionais mostram-se interessadas na concessão da Arena da Amazônia. “Seis empresas estrangeiras já demonstraram interesse para administrar a arena”, contou. No entanto, a licitação para a concessão será definida somente no segundo semestre de 2013.
Atualmente, a Arena da Amazônia está com 58% da obra concluída depois de dois anos de construção. Nas próximas semanas, a obra deve avançar mais 20% com a montagem da cobertura e estrutura metálica que envolve o estádio. A entrega do local está prevista para dezembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário