quinta-feira, 25 de abril de 2013

Detran-AM cria comissão para organizar mobilidade urbana e rural para ciclistas


MANAUS - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vai instalar, hoje, (25), a Comissão Permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas no Estado do Amazonas. Um passeio ciclístico saindo de Manaus pela Ponte Rio Negro até o km 6 da rodovia estadual Manuel Urbano, em Iranduba, marcará a instalação comissão. A ação inicia às 19h.
O evento contará com a participação do diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, ciclistas e dirigentes dos grupos Pedala Amazonas, Pedala Manaus, Guaribike e Bolão Amazonas Bike. De acordo com Feitoza, a comissão terá como principal tarefa, elaborar um programa de implantação de ciclovias e ciclofaixas em todo o Estado, com o objetivo de incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável.
O diretor-presidente do Detran-AM explica que a iniciativa é uma resposta aos ciclistas amazonenses que procuraram o órgão estadual de transito, em busca de apoio à pratica da atividade, que enfrenta uma serie de dificuldades, entre elas o risco de atropelamento devido à imprudência de uma parcela dos condutores de veículos.
O servidor público e um dos coordenadores do grupo Pedala Amazonas, Jordan Fonseca Gouveia, que participou do encontro com o titular do Detran-AM, realizado na última segunda-feira, considerou a iniciativa de criação da Comissão Permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas no Estado do Amazonas uma grande conquista para os ciclistas amazonenses.
Na opinião do dirigente do Grupo Pedala Amazonas, que também vai fazer da comissão permanente, o ordenamento da pratica do ciclismo em todo o Estado, além de atrair um maior número de adeptos para atividade, permitirá que o Amazonas possa ser referencia para o restante do país em relação à questão da mobilidade urbana sustentável. Além do grupo Pedala Amazonas outros movimentos também indicarão representantes para integrar a comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário