MANAUS - Na última semana Manaus recebeu por meio da Unidade Gestora Municipal da Copa (UGM-Copa) da ManausCult, a visita de uma comitiva da Fifa que inspecionou o espaço onde acontecerá o “Fifa Fan Fest 2014”, festa oficial da Fifa durante a Copa do Mundo. A expectativa dos organizadores é que 81 mil pessoas, entre moradores e turistas brasileiros e estrangeiros, assistam na praia da Ponta Negra, os jogos da Copa do Mundo, durante os 30 dias do mundial.
Mas para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas, Paulo Rogério Tadros, nem mesmo o maior evento esportivo do planeta será capaz de atrair turistas brasileiros e estrangeiros para a capital amazonense. Em conversa com o Jornal do Commercio, Tadros afirmou que apesar de torcer a favor, não acredita que a Copa do Mundo será capaz de reverter a “ocupação pífia” de turistas registrada na cidade.
“A Copa é uma experiência única. Não tenho como dizer se vai atrair ou não. Eu adoraria (que atraísse mais turistas), mas não acredito”, declarou. Questionado sobre a situação das reservas de hotéis visando o mundial para Manaus, ele explicou que a associação ainda não tem uma estimativa, uma vez que as reservas de hotéis são feitas pelas empresas parceiras da FIFA. “As reservas são feitas através dessas empresas. Eles têm um prazo para passar essas reservas para os hotéis espalhados pelas cidades onde terão os jogos –e com certeza nada foi passado ainda”, explicou.
Tadros criticou também as estratégias turísticas adotadas pela cidade. Para ele, a exploração do Teatro Amazonas e Encontro das Águas não é suficiente para fazer de Manaus um polo turístico. Para ele, na cidade não existem atrações capazes de superar a distância, a logística complicada da capital, o que acaba transformando-se em um mero “ponto de apoio para os turistas conhecerem a Floresta Amazônica”.
“Qual é o atrativo que faz o estrangeiro passar a encarar mais de 12 horas de vôo, pagar passagens caras e horas de espera em aeroportos para vir a Manaus? O turista não sai da Europa para ver unicamente o Teatro Amazonas ou o Encontro das Águas. Ele vai para o interior, para a Floresta.
Encontro das águas existem em muitas cidades do mundo. Teatro também não é atração: existem teatros belíssimos espalhados por muitas cidades do mundo, inclusive cidades menos distantes que a nossa. Isso vale também para os turistas brasileiros. Qual atrativo a cidade tem para compensar tudo isso?”, questiona.
Encontro das águas existem em muitas cidades do mundo. Teatro também não é atração: existem teatros belíssimos espalhados por muitas cidades do mundo, inclusive cidades menos distantes que a nossa. Isso vale também para os turistas brasileiros. Qual atrativo a cidade tem para compensar tudo isso?”, questiona.
Satisfação
No último mês de janeiro, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) divulgou pesquisa para analisar o comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor. Confirmando a tese de Tadros, os aspectos culturais e naturais foram os que mais apresentaram avaliações positivas.
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, os cinco itens com maior nível de satisfação foram atrativos culturais (95,1%), atrativos naturais (94,3%), hospedagem (94,1%), hospitalidade manauara (93,4%) e gastronomina (93,1%).
Em relação ao turista estrangeiro se destacaram os atrativos naturais, culturais e hospitalidade com 90,6%, seguidos dos atrativos culturais (89,9%) e guias/monitores (89,1%). Por outro lado, o transporte público (55,1%), a limpeza pública (43,4%) e a segurança pública (30,3%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas nacionais.
Em relação ao turista estrangeiro, o destaque negativo ficou com a limpeza pública (63,2%), o transporte público (59,8%) e a segurança pública (50,6%). De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com 87,9% e 93,3%, respectivamente. Quando indagados em relação às expectativas da viagem para Manaus, constatou-se que 54,7% dos turistas nacionais responderam que de maneira geral a cidade atendeu plenamente as suas expectativas, assim como a maioria dos turistas estrangeiros com 55,6%
dos entrevistados.
dos entrevistados.
Na análise da expectativa de retorno a Manaus, a maioria (59,1%) dos turistas nacionais respondeu que certamente voltarão à cidade, já a maioria dos turistas estrangeiros respondeu que provavelmente voltará à Manaus (66,2%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário