segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ponta Negra reabre com ação de conscientização ecológica neste fim de semana

MANAUSDepois de 21 dias fechada para uso da água, a praia da Ponta Negra, zona Oeste, foi reaberta neste domingo, 19, com uma ação de conscientização da separação e destinação dos materiais recicláveis. A praia foi interditada no dia 28 de abril, após o aparecimento de jacarés nas proximidades do balneário.

A liberação foi anunciada após a divulgação do laudo técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atestando que o aparecimento de jacarés no balneário não oferece riscos aos banhista.

O prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou o funcionamento do Complexo de Esporte e Lazer da Ponta Negra, conversando e pedalando com os populares que se exercitavam na “Faixa Liberada”.

“Tomamos todos os cuidados necessários para reabrir a praia, para evitarmos qualquer tipo de surpresa desagradável, seja quanto aos jacarés ou por alguma conduta inadequada dos frequentadores. Este foi um domingo muito tranquilo, onde não tivemos a praia lotada, mas já podemos observar que tudo funcionou como deveria funcionar”, afirmou o prefeito.
Para o técnico de laboratório Reginaldo Araújo da Costa, 47, que foi à praia com seus netos, a Ponta Negra hoje pode ser considerado um espaço de lazer onde as famílias podem frequentar com segurança. “Aqui temos vários órgãos envolvidos com o objetivo de oferecer um lugar seguro para a população. Meu maior receio era quanto ao aparecimento de jacarés, mas me senti muito a vontade para tomar banho com os meus netinhos que adoraram o passeio”, comentou o avô Reginaldo.

Reciclagem
A ação de conscientização ambiental encerrou as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), pelo Dia Internacional da Reciclagem – 17 de maio. De acordo com o secretário Paulo Ricardo Rocha Farias, a reabertura da praia foi uma excelente oportunidade para atingir um grande número de pessoas, vindas das mais diferentes zonas de Manaus.

“Por determinação do próprio prefeito, nós estamos implantando em Manaus a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criando medidas como a contratação de catadores pelo Município e providenciando a construção de galpões para que eles façam a separação do material reciclável. Fica faltando, e isso justifica nossa atividade aqui na Ponta Negra, fazer com que a população também se insira nesse processo”, explicou Paulo Farias.
Ainda durante a mobilização, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribui 300 mudas de plantas ornamentais e frutíferas, dando orientações quanto à preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

“Temos um trabalho muito próximo da Semulsp, porque neste ano os resíduos sólidos é o nosso principal tema de discussões. Depois dos combustíveis fósseis os lixões são os principais emissores de efluentes na atmosfera e um dos principais causadores dos problemas na camada de ozônio. Precisamos, realmente, está muito próximo de todos que desenvolvam um trabalho voltado para o reaproveitamento dos resíduos sólidos, mostrando que o lixo precisa deixar de ser lixo, passando a ser visto como um bem que pode ser comercializado”, destacou Kátia Schweickardt, secretária da Semmas.

Segurança Reforçada

Para reabertura da praia da Ponta Negra a Prefeitura de Manaus, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos, a Prefeitura reforçou as medidas de segurança junto aos banhistas. Antes da liberação para o uso da água os salva-vidas fizeram o rastreamento do rio com lanchas e pranchões para evitar que algum jacaré se aproximasse da área de balneabilidade, intensificando ainda o monitoramento durante todo período em que a praia esteve aberta, das 8h às 17h.

Segundo o coronel Fernando Farias, secretário do Gabinete Militar, cinquenta homens da Guarda Municipal realizaram vistorias nos quatro pontos de acesso à praia (duas entradas pelo anfiteatro, passarela central e escadaria próximo ao Tropical Hotel) para evitar ocorrências de roubo e outro delitos na praia.

“As regras de uso permanecem as mesmas. Não é permitido entrar na praia com garrafas de vidro e objetos cortantes, o consumo de alimentos deve ser feito na área do calçadão, menores de idade não pode consumir bebidas alcoólicas nas dependências da praia e o comércio de ambulantes continua sendo monitorado”, destacou Farias.

Ainda segundo o coronel, o que mudou é que, seguindo as recomendações dos órgãos ambientais, a atenção aos banhistas foi redobrada até que as redes de proteções contra animais silvestres sejam instaladas. Conforme o secretário do Gabinete Militar, o Corpo de Bombeiros está concluindo o estudo de qual o comprimento necessário para isolar toda área de baneabilidade da praia da Ponta Negra para que o processo de licitação da compra do material seja iniciado.

Trânsito

Para atender a população que se dirigiu à Ponta Negra utilizando o transporte coletivo, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) disponibilizou 71 ônibus.

As áreas de embarque e desembarque de passageiros foram delimitadas para dar mais segurança aos usuários, com chegada em um ponto próximo ao Tropical Hotel e a saída em cinco pontos identificados ao longo do canteiro central da avenida Cel. Teixeira, no período em que a ‘Faixa Liberada’ era utilizada. Após reabertura do trecho, o embarque passou a ser feito em paradas no próprio calçadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário