Na segunda prévia divulgada nesta terça-feira (1º), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) reviu para cima a estimativa de crescimento do comércio para este ano.
Cheio de otimismo, os empresários esperam um crescimento real nas vendas de 4,52% sobre o ano passado, número 1,55% maior que a estimativa inicial, divulgada em abril, quando a projeção era de 2,97%.
Os motivos para esta alta se ancoram, de acordo com a prévia, no aumento de renda da população, na sazonalidade histórica que alavanca as vendas no quarto trimestre e no aumento da temporada de liquidações, principalmente nas lojas de departamento.
Segundo o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, a atividade comercial avançou 2,78% no primeiro semestre, mas deve manter a média mensal do ano passado (2,40%). Ele disse que o segmento de bens duráveis, de onde fazem parte os móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, sinaliza forte ritmo de crescimento e deve representar um dos principais motores do crescimento nas vendas.
Assayag aposta que os bens não-duráveis, do qual fazem parte os super e hipermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e alimentação fora do lar, devem fechar o último trimestre com margem de crescimento de até 6,8% em comparação com o mesmo período de 2012.
“Além de tudo, há um otimismo no setor, porque houve aumento significativo de faixas salariais e a inadimplência se mantém estável em praticamente 3,2% ao mês. Após um semestre onde se contratou mais de seis mil pessoas, esperamos fechar o ano com 11 mil trabalhadores contratados, dos quais 4,5 mil apenas neste último trimestre”, revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário