quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conceição Sampaio reforça pedido de mamógrafos para o interior no Outubro Rosa

Durante o lançamento oficial da campanha Outubro Rosa no Amazonas, na noite de terça-feira, 1º de outubro, que este ano tem o tema “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”, realizado pela  Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, a deputada estadual Conceição Sampaio (PP) parabenizou as ações já implementadas pelos governos estadual e municipal, por instituições de apoio, e apontou a necessidade de mamógrafos em todos os municípios do Estado.
“Parabenizo todas as pessoas e instituições engajadas nessa luta. O mês de outubro é muito importante, pois marca o mês de luta em defesa da vida. O Outubro Rosa marca todos os esforços concentrados para que se possa dar um basta a essa doença que já tirou a vida de tantas pessoas”, declarou a deputada Conceição Sampaio. E destacou a importante parceria do Governo do Amazonas com a prefeitura de Manaus, no evento representados pelo vice-governador José Melo; secretário de estado da Saúde, Wilson Alecrim; primeira-dama de Manaus, Goreth Garcia; além de médicos, enfermeiros e colaboradores da Fundação Cecon.
De acordo com a parlamentar, o esforço concentrado no Amazonas já rendeu conquistas importantes no combate ao câncer. “Já temos hoje a vacina contra o HPV, que vai salvar certamente as futuras gerações de mulheres contra o câncer de colo de útero. Mas para o câncer de mama precisamos de mais mamógrafos no interior do Amazonas. O compromisso do governador é fazer com que todos os municípios tenham esse aparelho que é tão necessário no diagnóstico precoce da doença e no tratamento e cura da paciente”, avaliou Conceição Sampaio.
A campanha Outubro Rosa, que já conta com a adesão de 16 municípios do Estado e 21 instituições e entidades na capital, foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa os ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente no mundo. No Brasil, ele acontece simultaneamente, em várias cidades brasileiras durante todo o mês de outubro.
Neste ano, 15 municípios, além da capital, participam da campanha. Em Manaus, além da Ponta Negra, serão iluminados os prédios da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das secretarias de Estado e Municipal da Saúde – Susam e Semsa -, Maternidade Moura Tapajoz, Policlínica Castelo Branco, Centro de Saúde Rayol dos Santos, Instituto da Mulher Dona Lindú, Lacc, Teatro Amazonas, Ponte Rio Negro, FCecon, sede do Governo, SPA do Coroado, Fundação Alfredo da Mata (Fuam), Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica João dos Santos Braga, Pronto-Socorro 28 de Agosto, SPA do São Raimundo, SPA do Alvorada e Maternidade Ana Braga.
A Assembleia Legislativa participa da campanha nacional do Outubro Rosa há quatro anos e mudou a iluminação da sua fachada para a cor rosa, às 18h de terça-feira (01). E conforme orientações do presidente Josué Neto (PSD) e da deputada Conceição Sampaio (PP), a Diretoria de Saúde da Assembleia realizará palestras, distribuição de folders, consultas e orientação, além da Carreta da Mulher que realizará exames preventivos nos dias 21, 22 e 23.

TEXTO e FOTO: Assessoria da Deputada

Nenhum comentário:

Postar um comentário