quarta-feira, 1 de julho de 2009

25 anos de episcopado do arcebispo Dom Luiz Soares.

Dom Luiz Soares Vieira.

Os 25 anos de episcopado do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, recebeu parabenização na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa por parte dos deputados Nelson Azedo (PMDB) e Conceição Sampaio (PP).
Nelson Azedo apresentou uma moção de parabenização ao arcebispo pelo excelente trabalho que executa na Diocese de Manaus, um trabalho de ajuda e conscientização às famílias para que sejam as células-mães da sociedade, além do trabalho de preservação do meio ambiente que poucos sabem que ele comanda.
Segundo Azedo, dom Luiz Soares Vieira preside a instituição Cáritas que apóia os catadores de lixo na cidade. Um trabalho que gera emprego e renda, dando oportunidade para que essas famílias recebam em média R$ 500,00 por mês.
Todo esse trabalho realizado por Dom Luiz e outros que não são difundidos, fazem da Igreja esse instrumento de evangelização e, ao mesmo tempo, de bem servir e de apoio às famílias que necessitam de apoio.
Para Dom Luiz, segundo o parlamentar, sem o amor e o carinho, as crianças serão inimigas da sociedade; sem o apoio familiar, os adolescentes perdem referências e se perdem também; sem a orientação dos pais os jovens terão dificuldades para enfrentar a vida. A Pastoral Familiar é a urgência das urgências.

Arcebispo
Dom Luiz Soares Vieira nasceu em Conchas no dia 2 de maio de 1937, é filho de Luiz Soares Vieira e Judith Soares. Cursou até o ensino médio no Seminário São José, de Botucatu. Depois cursou Filosofia no Seminário Central de São Paulo e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi ordenado padre em 1961 e exerceu o cargo de vice-reitor do Seminário São José, depois foi pároco de Chavantes. Em 1969, por discordar da nomeação de Dom Vicente Zioni arcebispo de Botucatu, transferiu-se para a Diocese de Apucarana (PR), onde foi reitor do Seminário de Filosofia e diretor das Faculdades de Arapongas, além de vigário geral e administrador diocesano.
Em 1984, o papa João Paulo II nomeou o padre Luiz Soares Veira bispo diocesano de Macapá (AP). Sete anos depois, promoveu-o a arcebispo metropolitano de Manaus. Atualmente, Dom Luiz é vice-presidente da CNBB. Seu lema episcopal é “Servir, não ser servido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário