
Os 25 anos de episcopado do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, recebeu parabenização na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa por parte dos deputados Nelson Azedo (PMDB) e Conceição Sampaio (PP).
Nelson Azedo apresentou uma moção de parabenização ao arcebispo pelo excelente trabalho que executa na Diocese de Manaus, um trabalho de ajuda e conscientização às famílias para que sejam as células-mães da sociedade, além do trabalho de preservação do meio ambiente que poucos sabem que ele comanda.
Segundo Azedo, dom Luiz Soares Vieira preside a instituição Cáritas que apóia os catadores de lixo na cidade. Um trabalho que gera emprego e renda, dando oportunidade para que essas famílias recebam em média R$ 500,00 por mês.
Todo esse trabalho realizado por Dom Luiz e outros que não são difundidos, fazem da Igreja esse instrumento de evangelização e, ao mesmo tempo, de bem servir e de apoio às famílias que necessitam de apoio.
Para Dom Luiz, segundo o parlamentar, sem o amor e o carinho, as crianças serão inimigas da sociedade; sem o apoio familiar, os adolescentes perdem referências e se perdem também; sem a orientação dos pais os jovens terão dificuldades para enfrentar a vida. A Pastoral Familiar é a urgência das urgências.
Arcebispo
Dom Luiz Soares Vieira nasceu em Conchas no dia 2 de maio de 1937, é filho de Luiz Soares Vieira e Judith Soares. Cursou até o ensino médio no Seminário São José, de Botucatu. Depois cursou Filosofia no Seminário Central de São Paulo e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi ordenado padre em 1961 e exerceu o cargo de vice-reitor do Seminário São José, depois foi pároco de Chavantes. Em 1969, por discordar da nomeação de Dom Vicente Zioni arcebispo de Botucatu, transferiu-se para a Diocese de Apucarana (PR), onde foi reitor do Seminário de Filosofia e diretor das Faculdades de Arapongas, além de vigário geral e administrador diocesano.
Em 1984, o papa João Paulo II nomeou o padre Luiz Soares Veira bispo diocesano de Macapá (AP). Sete anos depois, promoveu-o a arcebispo metropolitano de Manaus. Atualmente, Dom Luiz é vice-presidente da CNBB. Seu lema episcopal é “Servir, não ser servido".
Nenhum comentário:
Postar um comentário