sábado, 23 de março de 2013

Dezenove ocorrências são registradas durante chuva deste sábado em Manaus


A Defesa Civil de Manaus atendeu até as 15 horas desse sábado, dia 23, 19 ocorrências registradas pelo número de emergência 199, em função da forte chuva que desabou na cidade a partir das 11 horas da manhã. Entre as ocorrências estão nove alagamentos nas zonas Leste e Sul da capital, dois casos de rachaduras em parede de residência, dois riscos de desabamento de casa, dois desabamentos parciais de residências, dois desabamentos de muro, um risco de desabamento de muro, um deslizamento de barranco.
Além das ocorrências registradas pelo telefone de emergência, equipes da Defesa Civil de Manaus atenderam mais duas ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, uma delas na rua Uirapuru, no bairro Japiim, onde houve o desabamento de uma residência em que duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo SAMU, encaminhadas pelo Pronto Socorro 28 de Agosto. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) foram acionadas e estão trabalhando no local.

Outra ocorrência foi registrada no Manauara Shopping, zona centro-Sul de Manaus. Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, uma equipe da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Insituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) deslocou-se imediatamente ao lugar para acompanhar os incidentes ocorridos e verificar uma possível interdição do empreendimento, caso houvesse algum tipo de risco à população.

Segundo o engenheiro Cláudio Belém, da Defesa Civil de Manaus, o forro localizado na área de acesso do shopping não resistiu e cedeu, mas não houve abalo na estrutura física. A área do sinistro foi interditada e o responsável pelo empreendimento de comprometeu em fazer os reparos necessários. A Defesa Civil de Manaus deve retornar ao local para outro laudo depois dos reparos.

Outras equipes da Prefeitura estão patrulhando a cidade para acompanhar, o mais rápido possível, qualquer registro de incidentes causados pela forte chuva que atinge a cidade desde a manhã deste sábado. O prefeito Arthur Neto garantiu à população que a Prefeitura vai enfrentar todos os problemas da cidade de frente. “Ao contrário de outros que parecem que chegaram aqui ontem e não reconhecem que os problemas da capital são históricos, tenho consciência de que nossa população sofre há muito tempo com isso tudo e que é preciso ser feita alguma coisa para acabar com essa situação. Eu já sabia disso tudo quando decidi me candidatar à prefeitura; aliás, foi exatamente esses problemas que me motivaram porque, como prefeito, tenho a oportunidade de encontrar as soluções para eles”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário