Coma chuva deste sábado várias famílias foram atingidas por desabamentos nos bairros Japiim 1, na zona Sul, e Coroado 3, na zona Leste.
Uma casa de madeira desabou no Beco Uirapuru, comunidade 9 de Junho, bairro Japiim, zona Sul, deixando duas pessoas feridas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu uma senhora de 70 anos e uma criança de cinco anos. Elas foram levadas para o Hospital Pronto-Socorro 28 de agosto, na zona Centro-Sul.
A Defesa Civil do Município condenou uma residência de alvenaria desocupada que ficava atrás da casa que desabou e ela teve que ser demolida. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf) fizeram a demolição e as equipes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) retiraram os entulhos e limparam o local.
Na Rua Santo Antônio, bairro Coroado 3, zona Leste, uma casa foi atingida pelo desmoronamento de um barranco. Outra casa que fica em cima do barranco também foi interditada pela Defesa Civil por risco iminente de desabamento.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) incluiu as quatro famílias afetadas nos dois casos no aluguel social. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Especial da Semasdh, Gecilda Albano, as famílias também vão receber cesta básica, colchões, entre outras doações. “Nós também vamos encaminhar essas famílias para fazer o cadastro na Superintendência Estadual de Habitação para serem incluídas na fila de espera por uma casa. Além disso, entramos em contato com a Secretaria Estadual de Assistência Social para também ajudar essas pessoas”, afirmou Gecilda Albano.
O prefeito Arthur Virgílio Neto também se manifestou sobre os desabamentos ocorridos neste sábado. “Eu não vou fugir de enfrentar os problemas. Manaus está cheia de problemas que não são de hoje. Diferente de pessoas que parece que chegaram um dia desses aqui e que não reconhecem que os problemas são históricos, eu tenho consciência de todos eles. Eu já sabia que eles existiam, por isso me candidatei à prefeitura: para cuidar deles e enfrentá-los”, afirmou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário