MANAUS - Os proprietários de micro e pequenas empresas estão otimistas em relação ao faturamento com a chegada do Dia das Mães, tradicionalmente um bom período para o comércio. De acordo com o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), pesquisado mensalmente pelo Sebrae, 94% dos empresários entrevistados esperam ampliar ou manter o faturamento nos meses de abril e maio.
Baseado nos dados de janeiro, esse percentual representa um forte aumento em relação ao índice de confiança medido entre os pequenos negócios na ocasião. No primeiro mês de 2013, 78% dos empresários esperavam aumentar ou manter seu faturamento, 16 pontos percentuais abaixo do índice atual.
Essa maior confiança dos empresários na economia brasileira confirma a expectativa do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, para quem os resultados econômicos de 2013 serão melhores que os registrados no ano passado. “O mercado interno continua impulsionando os pequenos negócios e consequentemente beneficiam a economia, já que as micro e pequenas são 99% das empresas brasileiras”, afirma o titular.
Para a economista Andreza Machado, o mercado está sendo dominado pelas empresas menores, principalmente nos segmentos de serviços e comércio. “O empreendedor tem incentivo, pode se especializar e já tem uma visão mais ampla de quão longe o negócio pode ir”, exemplifica.
O bom cenário de faturamento previsto pelos empresários acaba refletindo também na manutenção ou geração de emprego e renda. Entre os proprietários de micro e pequenas empresas entrevistados pela pesquisa, 98% esperam não somente manter o quadro de funcionários, mas também realizar novas contratações em função de uma expectativa de aquecimento da economia.
Para o empresário Antonio Cardoso, a partir do final desde mês as vendas devem intensificar. “Para o comércio, já é típico que o primeiro semestre comece devagar. Com a chegada do Dia das Mães, tanto a rotatividade nas lojas quanto o volume de vendas cresce e estamos preparados para isso”, torce.
Os quatro setores analisados Indústria, Construção Civil, Serviços e Comércio – compartilham da mesma expectativa positiva. Entre os pequenos negócios da Indústria e Construção, 95% esperam que o faturamento cresça ou se mantenha estável. Já no setor Serviços, 94% dos empresários também estão confiantes. O Comércio vem logo em seguida, com 93%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário