Enquanto parte da Venezuela ainda chora a morte de Hugo Chávez, mais ao sul do continente o presidente paraguaio Federico Franco celebra. De passagem pela Espanha, atendendo a convite do presidente Mariano Rajoy, Franco, que chegou ao poder graças ao controverso impeachment relâmpago de Fernando Lugo, no ano passado, disse que "é um milagre que o senhor Chávez desapareça da face da Terra".
O presidente paraguaio justificou sua declaração dizendo que o líder bolivariano causou muitos danos ao Paraguai, entre eles o incentivo ao desenvolvimento de grupos criminosos como o chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP), que atua no norte do país. "O senhor Chávez, que descanse em paz, enquanto estava vivo era o responsável pelos sequestros e mortes no país causados por célula do EPP", disse Franco.
Segundo Franco, está "absolutamente comprovado" que Chávez dava "proteção" aos membros da EPP, o que faria do presidente venezuelano um responsável por "uma das páginas mais negras da história" do Paraguai. O presidente paraguaio disse ainda que espera uma "melhora de relações" entre o Paraguai e a Venezuela após a morte de Chávez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário