quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Irregularidade: Hotel de luxo InterCity localizado no Centro usa gato para não ter que pagar consumo

MANAUS - Uma operação de fiscalização da empresa Eletrobras Amazonas Energia, em parceria com o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil, realizada na tarde de ontem (25), identificou duas instalações elétricas clandestinas no Hotel InterCity, entre a rua Professor Marciano Armond, Adrianópolis, e avenida Senador Álvaro Maia, Zona Centro-Sul de Manaus.
Juntas, as instalações forneciam ao hotel 1,2 mil quilowatts de energia irregularmente, quantidade capaz de abastecer 960 casas populares.


A operação foi realizada após registro de denúncias anônimas na Amazonas Energia. De acordo com o diretor comercial da concessionária, Geraldo Alves, foram encontrados dois transformadores de energia, cada um com 600 quilowatts de potência, ligados a uma subestação irregular.


A unidade fornecia energia diretamente ao hotel. “Não é comum encontrarmos ligações clandestinas tão grandes. A estrutura encontrada aqui é capaz de fornecer energia a 960 casas populares”, declarou.


Segundo Alves, ainda não é possível saber há quanto tempo o hotel conta com a ligação irregular.


Nesses casos, segundo ele, é realizada a suspensão do fornecimento de energia e produzido um termo de ocorrência em inspeção, onde deverão ser registradas as características técnicas das instalações, as irregularidades e os equipamentos utilizados. O procedimento é estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


“Nós imediatamente desconectamos os cabos irregulares. Pela nossa rede, não há mais fornecimento”, afirmou. De acordo com a concessionária, após a contabilização dos prejuízos, a empresa poderá entrar com um processo administrativo solicitando a devolução do valor não faturado.


Em nota, a assessoria da InterCity disse que uma empresa especializada foi contratada para conduzir o processo de homologação do projeto elétrico junto à Amazonas Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário