A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), realiza Sessão Especial, na segunda-feira (30), por meio da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado anualmente no dia 1º de outubro. O evento reunirá grupos da Melhor Idade e gestores de instituições governamentais no plenário Ruy Araújo, às 10h.
A parlamentar destaca a necessidade de reconhecer a importância da pessoa idosa na vida das famílias e da sociedade. “Temos de mudar a realidade em nosso País, que ainda registra, infelizmente, muitos idosos nem sempre respeitados e outros que acabam também sendo abandonados pelos próprios familiares. Um país que não respeita a terceira idade é um país que não respeita a história. Mas é preciso envelhecer com saúde, com qualidade de vida, com amor”, declarou Conceição Sampaio.
Dia do Idoso
No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.
Segundo estimativa do IBGE, entre uma série de projeções populacionais baseada no Censo de 2010, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060 – a faixa etária deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060. A expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos. A mudança da estrutura etária brasileira, resultado da redução do número de jovens e do aumento da população idosa, de acordo com o estudo do IBGE, deverá fazer o Brasil passar por profundas transformações socioeconômicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário