MANAUS - Lançado há menos de um mês, novo Portal Estadual da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), já possui mais de 150 empresas do Amazonas cadastradas e que estão aptas a emitir o documento para os seus clientes.
O portal foi desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), para facilitar o atendimento ao usuário e de acordo com a Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM), tem sido bastante acessado na busca por informações sobre cadastro e para emissão dos documentos online.
De acordo com o chefe do Centro de Estudos Econômicos e Tributário da Sefaz (CEET), Sergio Figueiredo, nas últimas semanas, os serviços mais acessados no portal nfce.sefaz.am.gov.br foram o download do Emissor Gratuito de NFC-e, a Cartilha e a lista de Perguntas e Respostas (FAQ).
"O número de emitentes (empresas aptas a emitir a NFC-e) ultrapassou a marca de 100 estabelecimentos. O Amazonas foi o primeiro Estado a atingir esta marca. Já são 138 empresas emitindo NFC-e no Estado, em praticamente todos os segmentos do varejo", pontua.
Outro recurso disponibilizado pela Sefaz que está sendo muito acessado é o download do Aplicativo para Smartphone, também desenvolvido pela Prodam, para plataformas Android e iOS. O aplicativo permite a consulta da NFC-e pela leitura do QR-Code, o código de barras bidimensional impresso no comprovante da NFC-e e está recebendo avaliações positivas dos usuários.
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é o novo documento fiscal que será adotado por todos os estabelecimentos comerciais do Amazonas até o final de 2014. O novo sistema permite que a Sefaz receba em tempo real as notas emitidas no comércio varejista, por meio da internet.
A NFC-e pode ser emitida em qualquer tipo de plataforma: desktops, notebooks, tablets e até celulares. O consumidor poderá consultar a validade a qualquer momento, pelo Portal Estadual da NFC-e ou pelo Aplicativo Mobile.
Nenhum comentário:
Postar um comentário