quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Moradores de comunidades do Amazonas aprovam "Mais Médicos"

MANAUS - Moradores da comunidade rural do Pau Rosa, que fica no km 21 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), relatam ao jornal A Crítica as melhorias em suas vidas após a chegada de profissionais do programa Mais Médicos na Unidade de Saúde Básica da Família (UBSF). "As pessoas tinham que ir até Manaus para conseguir atendimento", diz Gregório Jansen, de 62 anos, que mora há 15 anos na localidade. Segundo ele, a UBSF não tinha médicos todos os dias.

O agente de endemias Ruy Sena, 35, conta que, atualmente, a unidade dispõe de três médicos clínicos gerais e dois dentistas, enfermeiros e assistente social. De acordo com ele, com a equipe atual da unidade, é possível atender os 1,1 mil moradores da comunidade. Por sua vez, a dona de casa Maria Tereza elogiou o atendimento do novo médico.
Médico espanhol, da UBSF 55, na rua 25, bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, Abraham Alba vai trabalhar na unidade a partir de segunda-feira (30) e afirma que inscreveu no programa "Mais Médicos" por acreditar que o programa aproxima a saúde da população. Segundo a equipe da unidade, a ida de Alba ao local representa um reforço significativo. "Disposição para a ajudar o novo médico nós temos", complementou a enfermeira Paula Schmidt.
Entre os médicos estrangeiros que desembarcaram no último dia 15 no país começam a trabalhar em suas respectivas unidades daqui a cinco dias, dois são da Bolívia, um de Portugal, um da Espanha e outro da Venezuela. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), diferentemente de outros conselhos como o de Minas Gerais, o Conselho Regional de Medicina amazonense (CRM-AM) não impôs barreiras para que os profissionais executassem os seus trabalhos.
A assessoria da pasta informou, também, que o treinamento dos médicos feito pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) em parceria com Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) está ocorrendo dentro previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário