Manaus - O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo no Brasil busca em Manaus novos voluntários com perfis variados e específicos, que atendam desde a área de imprensa ao de transporte e protocolos. Nesta quinta-feira, o gerente de voluntários da entidade, Rodrigo Hermida, esteve na cidade para comentar sobre a prorrogação do prazo de inscrições, aberto desde o dia 9 deste mês e que vai até o dia 2 de outubro, para o programa de voluntários da Fifa e informou que cerca de mil voluntários atuarão em Manaus durante os jogos do Mundial.
Com apenas projeções gerais, Hermida revelou que o programa de voluntários já recebeu 150 mil inscrições pelo site da Fifa (pt.fifa.com/voluntarios). “Mais de 20 mil foram somados aos 130 mil candidatos inscritos na primeira janela, no ano passado” , informou o dirigente . Sem revelar a demanda em Manaus, Rodrigo Hermida só informou a média de voluntários por capital da Copa. “Serão selecionados 15 mil pessoas, mas ficará entre 800 e 1 mil voluntários nas 12 cidades-sedes. Em outras sedes, o número de voluntários será maior por terem mais atividades, como o Rio de Janeiro por causa do Centro de Transmissão e Quartel-General da Fifa”, explicou.
Os perfis procurados pelo COL são divididos em dois grupos: comportamentais e funcionais. “Trabalhamos com uma margem de segurança em todas as funções. Não há risco de ‘faltosos’ impactarem o processo”, acredita Hermida. “Manaus está num bom número (de inscritos), mas a cidade tem muito mais para oferecer para nós. Pode vir com mais força. É um povo caloroso e amigável, tem todas as qualidades de um bom voluntário”, lançou o apelo o representante do COL.
De 30 áreas funcionais do comitê para o Mundial, 27 são trabalhadas com voluntários. Apesar da maioria dos candidatos ser do Brasil, a oferta de outros países é grande e encabeçada pela Colômbia, seguida por Argentina, Estados Unidos, Espanha e México. “Internamente, juntamos o local onde a pessoa vive com a função (específica do voluntário). Se tenho voluntários de Manaus, mesmo que peçam para ir para o Rio, a tendência é mantê-los em Manaus. Isso vale para todas as outras cidades-sedes”, comentou Hermida.
Após a fase de inscrições, a dinâmica de grupos com os candidatos começa dia 19 de outubro até a segunda quinzena de dezembro. Paralelamente, o treinamento presencial nas cidades-sedes inicia em novembro e segue até janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário