sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Secretária da Semasdh anuncia apoio as ONG´s na Abertura do 1º Encontro Regional do Terceiro Setor/Norte

A Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, participou da Mesa de Abertura do 1º Encontro Regional do Terceiro Setor. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi promovido pelo Instituto de Tecnologia e Informação Social da Amazônia (Iteia) em parceria com a Prefeitura de Manaus e teve como tema “Políticas públicas, capacitação de recursos privados e responsabilidade social”.

Em seu discurso, a Secretária da Semasdh reforçou a importância de políticas públicas para a captação de recursos para o Terceiro Setor, essenciais para instituições que já existem ha anos fazendo trabalhos sociais em bairros, muitas vezes indo onde o poder público ainda não conseguiu alcançar. “Temos que apoiar às ONG´s dando suporte técnico e até financeiro. Estas instituições são a prova de que todos podem abraçar esta causa e colaborar para fazer de nossa Manaus uma cidade mais humana. Exemplo disso é o bairro do Mauazinho, que possui graves problemas como um alto índice de gravidez precoce, crianças em risco de exploração sexual e um baixo índice de escolaridade, entre outras carências, mas que possui entidades com programas que, apesar dos poucos recursos, fazem um belo trabalho social com as crianças deste bairro, e estão prestes a fecharem as portas. O Mauazinho, de acordo com o que me disse a Promotora de Justiça da Infância e Juventude Cível, Vânia Marques Marinho (em conversa recente no Fórum Henoch Reis), é somente a ponta do iceberg. Muitas instituições em Manaus estão com dificuldades para se manterem devido à falta de recursos.” Afirmou a secretária.

O Presidente do Iteia, Adriann Sahdo, ressaltou que os objetivos do evento são: embasar as entidades do terceiro setor da cidade de Manaus de informações e capacitá-las para que possam receber recursos federais e sobre as normas ISO 26000 e NBR 16001. Ele citou ainda como os grandes desafios do terceiro setor a troca de um paradigma antropocêntrico, fragmentado, para uma visão holística da atuação do setor; o fortalecimento da questão da sustentabilidade e da responsabilidade social, ainda muito confundida com a filantropia.
A Secretária Goreth Garcia Ribeiro reafirmou ainda o compromisso da Semasdh em participar de forma cada vez mais ativa junto ao terceiro setor, especialmente os que lidam com a questão de abrigamento, proteção de crianças e adolescentes, combatem a exploração sexual e trabalho infantil, o que foi uma promessa de campanha do Prefeito Arthur Neto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário