segunda-feira, 22 de abril de 2013

Falta apenas uma semana para terminar o prazo para declaração de imposto de renda


A nove dias do fim do prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda), muitos brasileiros sequer reuniram os documentos necessários para acertar as contas com o Fisco. Especialistas alertam que é preciso correr, uma vez que há multa para o atraso. Em alguns casos, dizem, vale a pena entregar mesmo que incompleta, e fazer uma retificadora mais tarde.

“Essa mania de deixar tudo para a última hora é cultural. Dá um pouco de trabalho para reunir os documentos, mas já se passaram quase dois meses desde o início do prazo”, observa Edino Garcia, consultor tributário da IOB FolhaMatic. 

De acordo com a Receita Federal, até sexta-feira, 12,2 milhões de contribuintes haviam entregado a declaração. O número representa menos da metade (46%) do total que o Fisco espera receber até 30 de abril.

Uma das explicações para a demora é a dificuldade dos contribuintes na hora do preenchimento. “O programa da Receita está cada vez mais completo, mas as pessoas têm muitas dúvidas”, diz Edino. 

Quem mais se enrola são os brasileiros com muitas fontes pagadoras. Contribuintes que venderam ou compraram imóveis também costumam ter problemas.
“Nessas situações, é bom considerar a contratação de um profissional”, diz Richard Domingos, diretor da Confirp Consultoria Contábil.

Domingos lembra que há uma série de despesas dedutíveis do IR: previdência social, gastos médicos, pensão alimentícia e pagamento da previdência de um empregado doméstico. “Nesse caso, o valor é deduzido do imposto e não na base de cálculo, como um estímulo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário