sábado, 6 de abril de 2013

Relembre os assuntos mais importantes da semana


Coreia do Norte ameaça ataque nuclear e pede retirada de embaixadas do país
Com a escalada da tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos nesta semana, Pyongyangameaçou na quarta-feira, dia 3, realizar um ataque nuclear contra os norte-americanos. Depois do anúncio, o Pentágono informou que está tomando medidas para aumentar a defesa e irá mandar um sistema antimísseis para a ilha de Guam, no oceano Pacífico, onde tem uma base.
Antes do comunicado, o secretário da Defesa dos EUA, Chuck Hagel, disse que as ameaças da Coreia do Norte não representam um perigo real e claro aos interesses do país e seus aliados asiáticos, como a Coreia do Sul e o Japão.
Na sexta-feira, dia 5, o governo de Kim Jong-un encaminhou um documento à embaixada do Brasil no país instruindo a representação diplomática para a retirada dos funcionários do país. De acordo com a Coreia do Norte, a segurança das embaixadas internacionais serão garantidas até a próxima quarta-feira, dia 10.
Com o embaixador Roberto Collin e mais cinco brasileiros em Pyongyang, o Itamaraty informou que ainda está analisando o caso e continuará com a embaixada no país.
Acusado de estelionato, pastor Marco Feliciano depõe no STF
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pastor Marco Feliciano (PSC-SP), se envolveu em mais polêmicas ao afirmar que o colegiado era dominado por Satanás durante um culto no domingo, dia 31.
A declaração causou a indignação de vários colegas, que pediram a anulação da eleição do parlamentar para a comissão e a análise do pedido por quebra de decoro, que se caso comprovado, pode levar à cassação do deputado.
Em defesa protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), após ser acusado de discriminação, o pastor disse que a Bíblia e a história mostram que os africanos sofrem uma "maldição" divina por conta do "primeiro caso de homossexualismo da humanidade".
Na sexta-feira, dia 5, Feliciano prestou depoimento no STF sobre o processo que responde por estelionato. De acordo com a denúncia, o deputado recebeu R$ 13 mil para realizar um culto e não compareceu.
Turista é estuprada dentro de van, no Rio
AE/FABIO MOTTA
Os três suspeitos presos confessaram o crime

Uma turista foi abusada sexualmente no sábado, dia 30 de março, por três criminosos dentro de uma van, no Rio de Janeiro. Os homens também roubaram os seus pertences e do seu companheiro, que foi agredido com uma barra de ferro.
Após a prisão, o trio também foi reconhecido por ao menos outras cinco vítimas de estupro. Na sexta-feira, dia 5, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), decretou a proibição do uso de película escura nos vidros de vans. A medida passa a valer a partir de segunda-feira, dia 8.
De acordo com a determinação, os motoristas de vans que forem flagrados de forma irregular serão multados em R$ 1.251,48 e terão o veículo apreendido.
MP denuncia oito pessoas por incêndio na boate Kiss
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou criminalmente na terça-feira, dia 2, em Santa Maria, oito pessoas pelo incêndio na boate Kiss, que deixou 241 mortos: quatro delas por homicídio doloso qualificado e 623 tentativas de homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho.
Os dois sócios da boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffman, e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão, foram acusados de homicídio doloso qualificado, na modalidade de dolo eventual (quando o sujeito assume o risco de produzir o resultado, mesmo sem intenção). Os quatro já estão presos preventivamente desde 28 de janeiro.
De acordo com o promotor Maurício Trevisan, do MP-RS, os denunciados por fraude processual e falso testemunho podem conseguir escapar do julgamento, pois a legislação prevê acordos que anulariam uma possível condenação.
Ônibus cai de viaduto e deixa sete mortos, no Rio
AE/ Tasso Marcelo
De acordo com a polícia, não há dúvidas de que a briga ocasionou o acidente

A polícia do Rio de Janeiro indiciou na quinta-feira, dia 4, o motorista do ônibus da linha 328 (Bananal/Castelo) André Luiz da Silva Oliveira, 33 anos, e o universitário Rodrigo Santos Freire, 25 anos, pela morte das sete pessoas que estavam no coletivo que caiu de um viaduto na Avenida Brasil na terça-feira, dia 2.
De acordo com as testemunhas, Freire, que é estudante de engenharia da UFRJ, teria causado o desmaio de Oliveira ao dar um chute no rosto do motorista depois de um bate-boca. A discussão teria começado porque o passageiro não conseguiu descer no ponto que desejava, alegando que estava atrasado para a aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário