segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Audiência Pública para discutir a situação da aviação civil no Amazonas

A Comissão da Amazônia irá realizar no dia 09/10 às 11h, uma audiência pública de autoria do Deputado Plínio Valério, na qual será discutido a atual situação da aviação civil na Amazônia. 

Para participar desta audiência foram convidados:
o Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Sr. Moreira Franco; do Diretor Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Sr. Marcelo Guaranys; Presidente da Infraero, Sr. Antônio Gustavo Matos do Vale; Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado Marcelo Ramos; Representante da TRIP/AZUL Linhas Aéreas; Representante da MAP Linhas Aéreas e o Presidente da Associação Amazonense de Municípios, Sr. Antônio Iran de Souza Lima.

Prefeito ordena interdição do Manauara Shopping

MANAUSO Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, interditou o Manauara Shopping, na zona Centro-Sul, nesta segunda-feira, 30, após fiscalizar e constatar diversas infiltrações e novos riscos de desabamento do teto de gesso. O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Ordem Social (Implurb), Roberto Moita, acompanhou a fiscalização e assinou o Termo de Notificação. O Amazonas Shopping, também localizado na zona Centro-Sul, foi notificado pelo Implurb porque parte do gesso do teto desabou, durante o temporal. O Shopping deverá providenciar os reparos imediatamente.


A interdição do Manauara é total e por tempo indeterminado. Para voltar a abrir as portas o shopping precisa apresentar um projeto para reparar os diversos problemas de infiltração. O projeto será avaliado pelo Implurb e pelo próprio prefeito e, se aprovado, o shopping pode ser liberado parcialmente, garantiu Arthur. Ele disse ainda que a interdição é necessária devido à reincidência do problema na estrutura do shopping.

“Vi uma cena de terror. Primeiro que não é a primeira vez, segundo que a reincidência é perigosa para a vida das pessoas. Eu não esperava isso de um shopping desse porte. Declarei a eles, com toda a nitidez, que o Manauara está interditado até o momento em que eles apresentem ao Implurb um projeto mostrando que material irão usar, quanto tempo vai demorar a obra e qual a garantia que irão nos dar. Tudo isso vai passar pelo nosso crivo, pela nossa análise. É uma falta de respeito com a cidade”, disse o Prefeito.

Arthur contou ainda que na manhã de hoje o diretor-presidente do Implurb, Roberto Moita, procurou o engenheiro responsável pelo Manauara, que é de São Paulo. “Ele não tem registro. Ficamos sem interlocução técnica com o shopping, mesmo diante do constrangimento, de água por todos os lados e desse clima de medo entre os lojistas. É um shopping que começa a ficar inconfiável para segurança das pessoas. Estou acostumado com essas ocorrências em locais onde moram pessoas desvalidas”, disse Arthur.

Vistoria

O prefeito, após andar pelo Manauara, descreveu que encontrou diversos furos pelo teto, poças de água pelo chão, dezenas de lojas fechadas, barreiras para evitar a circulação nos pontos mais críticos e vários lojistas pedindo providências porque eram impedidos de deixar seus postos de trabalho.
Roberto Moita frisou que os problemas identificados nesta segunda-feira, 30, são os mesmo identificados há ao menos oito meses.  “É vazamento de telhado que implica em desprendimento de forro que cai a uns 15 metros de altura e isso coloca em risco a vida dos usuários. Já estivemos aqui outras duas vezes e demos um prazo para o shopping se regularizar. Pedimos que eles tomassem medidas para que o problema não voltasse acontecer e com a chuva de hoje não vimos medidas de contingência”, contou Moita.
“Estava chovendo parece uma cachoeira. É bem melhor para as nossas vidas que seja interditado do que ocorra maiores problemas”, disse a comerciária que trabalha no shopping, Ramona Conrado.

O Prefeito disse também que o desrespeito à população por parte do shopping é recorrente e citou a cobrança arbitrária do estacionamento. “Eles foram comigo, aceitaram a lei que faz o estacionamento fracionado e, em seguida, majoraram de maneira insultuosa”, lembrou.

Amazonas pode sofrer 'apagão mineral', diz secretário

MANAUS - O secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, o geólogo Daniel Nava, alertou na última semana sobre a possibilidade de acontecer um 'Apagão Mineral' caso o novo Código de Mineração seja aprovado na Câmara dos Deputados. De acordo com Nava, uma das mudanças propostas no documento, apresentada pelo governo no mês de junho, as concessões serão precedidas de licitação ou chamada pública, com critérios de habilitação técnicos e econômico-financeiros e exigência de conteúdo local.

Atualmente, as licenças para exploração são concedidas por meio de autorizações. Na opinião dele, caso seja aprovado na forma como está, o projeto de Lei poderá causar diminuição desses investimentos pela falta de clareza quanto às garantias para quem faz o estudo e encontra o recurso mineral se vai conseguir desenvolver o projeto como um todo. “O código modifica o regime de prioridades, e este é o ponto mais traumático, principalmente na relação dos investimentos de risco na pesquisa mineral. A nossa preocupação é que o projeto venha condicionar quais são as questões  que vão dar garantias a esses investimentos em pesquisas, que são investimentos de risco, para que eles aconteçam”, defendeu.
Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Goiás no dia 26 de agosto, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral, Elmer Salomão, já havia demonstrado a mesma preocupação, ao alertar os parlamentares da Comissão Especial da Câmara que analisa a proposta de novo Código  de Mineração sobre o risco do "apagão mineral" e de fuga de investidores em caso de aprovação do texto.
Daniel Nava explica ainda que a maioria das pesquisas que hoje estão sendo realizadas, não só no Amazonas, mas na Amazônia, que é a região com o menor conhecimento geológico, requer investimentos de alto risco. Na opinião dele, caso seja aprovado na forma como está, o PL poderá causar diminuição desses investimentos pela falta de clareza quanto às garantias para quem faz o estudo e encontra o recurso mineral se vai conseguir desenvolver o projeto como um todo. “Então você chega, reconhece um jazimento e depois não pode operacionalizar? Fica uma coisa meio sem pé nem cabeça. Então é necessário dar garantias ao investidor de, se ele tiver condições, ele vai colocar esses investimentos e tocar o projeto desde o nascedouro até a operação da mina. Essa é a natureza do que diz a Lei atual, o Código de Mineração”, alertou.
Como exemplo das vultosas relações financeiras que envolvem a exploração mineral no Estado, Nava cita o caso dos investimentos com potássio, recursos estratégicos que já receberam, desde 2009 investimentos da ordem de R$ 200 bilhões.

Relatório sobre Zona Franca será votado nesta terça-feira

BRASÍLIA A comissão especial que analisa a prorrogação dos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus se reúne nesta terça-feira (1º), às 14h30, para votar o parecer do relator, deputado Átila Lins (PSD-AM), que amplia o prazo por 50 anos. Pelo texto atual da Constituição, os benefícios da Zona Franca, criada em 1967, terminariam em 2023.
O relator escolheu a proposta de emenda à Constituição (PEC) que veio do Executivo (103/11) entre as três que tramitavam apensadas. O deputado considerou que a proposta que veio do Senado (PEC 506/10) tinha um prazo muito curto, prorrogando apenas por 10 anos. A outra PEC (439/09) prorrogava os incentivos por tempo indeterminado, o que, segundo Átila Lins, contraria a natureza temporária dos benefícios fiscais.
Os benefícios incidem sobre os principais impostos e contribuições federais para os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus:
- isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- redução de até 88% do Imposto de Importação sobre insumos da indústria;
- diminuição de 75% do Imposto de Renda;
- isenção do PIS/Pasep e da Cofins nas operações internas da área.
Se for aprovado pela comissão especial, o texto deverá ser votado em dois turnos pelos Plenários da Câmara e do Senado. A reunião da comissão será realizada no Plenário 11.

Corredores do Poder: A desgraça de Glória Carrate

A vereadora Glória Tapetão Carrate sente que ambição demais tem efeitos colaterais. Abnodada pelos poderosos, Glória Carrate está com a navalha na garganta, a degola é uma questão de tempo.   Carrate cultivou vento, colhe o fruto de seu trabalho, uma tempestade que só está começando.

Vendaval sob manauaras

Pouco mais de sessenta minutos de fortes ventos foi o suficiente para expor as graves deficiências da cidade de Manaus. Governantes gabam-se de uma metrópole que insistem em manter um porto de lenha. Caos total, caos esse vivido graças aos governos desgovernados que gastam mais com publicidade do que com a necessidade. O trabalho da Prefeitura é louvável nesses casos, mas a omissão do governo além de notória deveria ser também desnecessária.

Os institutos meteorológicos e suas aberrações

As previsões meteorológicas são um atentado ao bom senso, há muitos anos ouvimos baboseiras nas rádios amazonenses, ontem, por exemplo: estava previsto um calor de 36 graus.

Caiu um vendaval monstruoso e os institutos não tiveram capacidade técnicas de prever o fenômeno natural.

Incapacidade ou incompetência?

Das duas uma; os servidores são incompetentes ou institutos são mal equipados, umas verdadeiras fábricas de chutes meteorológicos.    A pergunta fica no ar: Incapacidade ou incompetência? Quem paga o pato?

Diário Oficial Eletrônico fora do ar

O vereador presidente Bosco Saraiva “Nosso Renan”, mandou retirar do ar o link do Diário Oficial Eletrônico? Se não, deveria mandar que o erro fosse concertado de imediato, ou o inimigo número um do erário quer esconder algo?

Vereador acende vela antecipada
O vereador João Miranda (PTN) o popular Joãozinho das Alvoradas, visitou o encontro estadual do PMDB – AM, no último sábado. Saudado com fervor pelo cacique Eduardo Braga, Joãozinho não se conteve em vaidades.
Lembramos que o parlamentar é da aliada do prefeito Artur Neto, acende velas a dois senhores.

Rei das dispensa de licitação

O caloteiro, fuxiqueiro, traidor, agora virou o rei das dispensa de licitação.
Pois é, o prefeito de Manacapuru,  Washington Régis burla a lei de manhã, de tarde, de noite, useiro e vezeiro na arte roubar o erário.

Com o seu estado de saúde é frágil faz um monte de dispensa de licitação afrontando o TCE-AM. Sabe que tem poucos dias de vida, ai cai dentro da ilegalidade, punição? A morte chega primeiro  essa é a sua aposta.

Régis, quando está perto do senador Eduardo Braga gosta de uma de brabo.
Levou uma porradas no Blog do Hiel Levy – correu para dedura o jornalista.
Coisa de cabra safado.


PMDB - AM, apresenta suas armas

Como diria madame Cotinha “o caldo está engrossando”. Na primeira reunião feita por Eduardo Braga (PMDB) no sábado, 28, no Classic da Ponta Negra, ficou bem claro que Braga vem como um furacão político na eleição de 2014 para Governador do Amazonas. 

O senador Eduardo Braga fez questão de destacar que novos nomes da sigla partidária irão concorrer às vagas de Deputado Estadual e Federal e serão lançados com o seu total apoio. 

Uma fonte fidedigna  do Blog do Pávulo, piou que a juventude peemedebista tem sido bastante flertada por Braga e revelou alguns dos nomes que estão cotados, são os jovens Paulo Pacheco, Diego Afonso e Marcell Mota.
Braga como é um “animal político” percebeu a tempo com seus olhos de águia o potencial destes jovens e viu que o Amazonas precisa de renovação política.

Defesa Civil atende ocorrências após temporal em Manaus

MANAUS - Todas as equipes da Defesa Civil estão nas ruas, atendendo as ocorrências registradas hoje em consequência da forte chuva.

Durante a manhã, a Defesa Civil de Manaus registrou, por meio do telefone de emergência 199, na manhã dessa segunda-feira, dia 30, quinze ocorrências por conta da forte chuva. Entre elas: dois tombamentos de árvore (Adrianópolis, Conjunto Vieiralves), um risco de tombamento de árvore (São Raimundo), um risco de desabamento de casa (Educandos), um rompimento de bueiro (Alvorada), duas rachaduras em parede de residência (Conjunto Jardim Primavera e Mauazinho), três destelhamentos de casas (Petrópolis e São Francisco), quatro destelhamentos de prédios (Vieiralves, Aleixo, Praça 14 e Adrianópolis), um risco de desabamento de muro (Aleixo) e um risco de desabamento de prédio (São Geraldo).

Entre as ocorrências a Defesa Civil de Manaus registrou, destelhamento no prédio onde funciona a Semmas, no Aleixo, na Fundação Dr Thomas, no pavilhão dos idosos e na capela, causando alagamento. Na rua General Glicério, no bairro Cachoeirinha, cinco casas foram destelhadas, no bairro Petrópolis na rua Raul Antony destelhamentos e quedas de árvores que atingiram a rede elétrica.

No Vieiralves, por trás do Plaza, foram registrados alagamentos de residências.

Uma viagem contra o Câncer de Mama

O Grupo Eucatur formado pelas empresas Integração Transportes, Rondônia Transportes e Transtol Transportes – abre o mês de outubro abraçando a causa da erradicação do câncer de mama.

A ação faz parte do movimento mundial OUTUBRO ROSA, que tem objetivo conscientizar e orientar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Batizada de “UMA VIAGEM CONTRA O CÂNCER DE MAMA” o Grupo Eucatur visa levar informação à população através da interação com o usuário do transporte coletivo numa viagem de ônibus especial, num ônibus cor de rosa decorado especialmente para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema.

O usuário que tiver a oportunidade de entrar neste coletivo, contará com uma saudosa equipe de colaboradoras que estarão fazendo abordagens e distribuição de material educativo sobre a temática do câncer de mama.
A linha 640, que faz o itinerário Terminal 4 – Centro – Terminal 4, foi a escolhida pela empresa para a realização da “VIAGEM CONTRA O CÂNCER DE MAMA”, que será realizada no dia 01/10/12 às 09:00 horas com saída do Terminal 4 na Av. Camapuã, próximo a Rotatória do Produtor, no bairro Jorge Teixeira.

Neste esforço todos os ônibus do Grupo Eucatur sairão da garagem, a partir do dia 01/10/12 até o dia 31/10/12, com uma fita cor de rosa presa em seu retrovisor simbolizando o laço cor de rosa, símbolo do movimento mundial Outubro Rosa, como forma de apoio à luta contra o câncer de mama, assim como, alertar a sociedade sobre a importância da prevenção.

No mesmo dia, o ônibus levará os colaboradores interessados e grupos de ONG’s (às 15:30h) para participar da abertura oficial do movimento Outubro Rosa 2013 na Ponta Negra com início para às 17:00h.

A ideia é mobilizar todos na luta contra o crescente número de casos de câncer detectados anualmente.
Parceiros:
·         FCECON – FUNDAÇÃO CENTRO DE CONTROLE DE ONCOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS.
·         GAMMA - GRUPO DE APOIO AS MULHERES MASTECTOMIZADAS DO AMAZONAS.
·         CIAM – CENTRO INTEGRADO AMIGAS DA MAMA.

Apple supera pela 1ª vez a Coca-Cola entre as marcas mais valiosas do mundo

A empresa de tecnologia Apple foi considerada a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 93,3 bilhões. É a primeira vez em treze anos que a Coca-Cola não lidera o ranking. A empresa de bebidas caiu para a terceira colocação (avaliada em US$ 79,2 bilhões).

O ranking, elaborado pela Interbrands, existe há treze anos. Em 2000, no ano de lançamento do ranking, o Google ocupava a 36ª colocação, atrás da Kodak, por exemplo.
Segundo a empresa que elabora o ranking, a popularização da Apple ocorreu após o sucesso comercial do iPhone, do iPod e do iPad.
As empresas de tecnologia lideram o ranking. O Google ficou na segunda colocação da lista, avaliado em US$ 93,2 bilhões). Além do serviço de buscas na internet, principal produto da empresa, o Google promete lançamentos revolucionários, como o carro sem motorista, por exemplo.
A IBM e a Microsoft ocupam a quarta e quinta colocações, avaliadas em US$ 78,8 bi e US$ 59,5 bilhões, respectivamente.

João Paulo 2º e João 23 serão proclamados santos em 2014, diz papa Francisco

O Ministério da Saúde protocolou 647 pedidos de registro profissional para os participantes do Programa Mais Médicos com diplomas do exterior, em todo País. Deste total apenas 182 foram emitidos, em 11 Estados, o equivalente a 28% das solicitações.
O presidente do CRM-AM, Jefferson Jezini, afirmou que a documentação cobrada pela entidade consta na MP, e disse que não teme a investigação. “Estamos dentro da lei. Foi o próprio governo federal que emitiu a MP para execução do programa”. Jezini afirmou que sem o registro provisório os médicos estrangeiros não poderão iniciar o trabalho nesta segunda-feira. O CRM-AM pediu apoio à Polícia Federal (PF) para fiscalizar as UBS no interior do Estado.
Além da falta de registro provisório, o CRM-AM aponta outros entraves para a execução do programa. O presidente destaca que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) não aceitaram participar do Mais Médicos fornecendo professores para treinar os intercambistas, outra determinação da MP. Jezini também disse que a situação dos 61 médicos cubanos no Estado configura trabalho escravo, e deverá ser apurada pelo Ministério Público do Trabalho.
 A cerimônia provavelmente atrairá centenas de milhares de pessoas, principalmente da Itália e Polônia, até a praça de São Pedro.
João Paulo 2º, primeiro papa polonês da história, conservador e muito popular nos mais de cem países aos quais levou a palavra da Igreja, será canonizado apenas nove anos depois de sua morte, um tempo recorde.
Bento 16 preferiu não levar em consideração o prazo obrigatório de cinco anos para abrir o processo de beatificação e canonização do antecessor, que foi beatificado em maio de 2011.
Francisco inovou para canonizar João 23, sem esperar a atribuição de um milagre. João 23 convocou o grande Concílio Vaticano 2º (1962-1965), que pretendia abrir a igreja ao mundo.
Sempre conservou a imagem de um pastor próximo do povo, simples e de bom humor, atitude parecida com a de Francisco atualmente.
A canonização conjunta dos papas mostra a intenção de Francisco de manter o equilíbrio entre duas figuras muito diferentes da Igreja, assim como a de evitar um grande culto à personalidade de João Paulo 2º.

Conselho Regional de Medicina do Amazonas será investigado por falta de emissão de registro de estrangeiros

Manaus - O governo federal solicitou à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue a conduta do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), que não emitiu nenhum registro provisório para os profissionais estrangeiros do programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde alega que a documentação exigida pela entidade extrapola o regulamento da Medida Provisória (MP) 621/2013.
O Ministério da Saúde informou, por meio da assessoria de comunicação, que não reconhece a necessidade de disponibilizar a tradução juramentada e revalidação dos diplomas, nem os nomes do tutor e supervisor dos médicos intercambistas, ou o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais deverão trabalhar. Segundo o Ministério, essas exigências não estão entre a documentação prevista pela legislação específica do programa.
Além do CRM-AM, conselhos regionais de outros 14 Estados não emitiram os registros dentro do prazo estipulado, 26 de setembro, e deverão ser investigados. Para o Ministério da Saúde, a MP 621/2013 tem força de lei, e os conselhos que exigem documentos extras estão cometendo ação de improbidade administrativa, sujeita a sanções judiciais.
O Ministério da Saúde protocolou 647 pedidos de registro profissional para os participantes do Programa Mais Médicos com diplomas do exterior, em todo País. Deste total apenas 182 foram emitidos, em 11 Estados, o equivalente a 28% das solicitações.
O presidente do CRM-AM, Jefferson Jezini, afirmou que a documentação cobrada pela entidade consta na MP, e disse que não teme a investigação. “Estamos dentro da lei. Foi o próprio governo federal que emitiu a MP para execução do programa”. Jezini afirmou que sem o registro provisório os médicos estrangeiros não poderão iniciar o trabalho nesta segunda-feira. O CRM-AM pediu apoio à Polícia Federal (PF) para fiscalizar as UBS no interior do Estado.
Além da falta de registro provisório, o CRM-AM aponta outros entraves para a execução do programa. O presidente destaca que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) não aceitaram participar do Mais Médicos fornecendo professores para treinar os intercambistas, outra determinação da MP. Jezini também disse que a situação dos 61 médicos cubanos no Estado configura trabalho escravo, e deverá ser apurada pelo Ministério Público do Trabalho.

Operação da Marinha notificou mais de 500 embarcações irregulares neste final de semana

Manaus - A “Operação Verão”, da Marinha do Brasil, notificou 518 embarcações irregulares na região
da Amazônia Ocidental entre os dias 15 de agosto e 25 de setembro. Durante o período, foram feitas 1949 abordagens e 243 apreensões. A operação tem o propósito de itensificar as inspeções navais para evitar acidentes e acontece, anualmente, em todo o Brasil. 
Na Amazônia Ocidental, a operação começa no mês de agosto estendendo-se até março do ano seguinte, totalizando oito meses por ano. Segundo a assessoria da Marinha, esse período é o que oferece mais perigo aos banhistas e passageiros de embarcações, por causa do aumento de praias fluviais.
Este ano, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), Representante da Autoridade Marítima na Amazônia Ocidental, está empregando, desde o dia 15 de agosto, militares e meios das Capitanias Fluviais da Amazônia Ocidental (CFAOC) e de Tabatinga (CFT), da Delegacia Fluvial de Porto Velho e das Agências Fluviais de Boca do Acre, Cruzeiro do Sul, Eirunepé, Guajará Mirim, Humaitá, Itacoatiara, Parintins e Tefé.
O objetivo é intensificar as inspeções navais para o cumprimento das normas da autoridade marítima e ação de presença nas localidades de praia de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte/AM, evitando assim acidentes, bem como provendo segurança tanto aos banhistas como aos condutores de embarcações e seus passageiros.
Durante as abordagens, além das inspeções às documentações das embarcações e dos próprios condutores, são executadas ações educativas e testes com etilômetros (bafômetros) a fim de dar ampla divulgação dos procedimentos sobre uma navegação segura, como também, coibir condutores que, porventura, tenham ingerido bebida alcoólica fora dos limites permitidos.
A "Operação Verão" continuará até o mês de março de 2014 e, apesar de exigir maior disponibilidade de embarcações e militares, os resultados alcançados estão atingindo o efeito desejado, com alto percentual de aceitação por parte da população e da comunidade aquaviária. 
A Marinha do Brasil disponibiliza também dois telefones gratuitos para denúncias ou pedidos de socorro em toda a Amazônia Ocidental. São eles o disque Socorro e Salvamento (185) e o Disque Denúncia (0800 280 7200).

Índio da tribo Kokama é preso com 26 trouxinhas de cocaína

MANAUS - Polícias da 20º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) prenderam na tarde de sábado (28), o carregador e índio da tribo Kokama, Alderson Carvalho dos Santos, 35, após o mesmo ser pego em flagrante com 26 trouxinhas de cocaína e mais R$30. A prisão do índio aconteceu na rua Flor de Santa Rita, no Parque Riachuelo, bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

Segundo o soldado Paulo Henrique, que atendeu a ocorrência, os polícias faziam patrulhamento de rotina quando perceberam o índio em atitude suspeita. “Fizemos a abordagem e encontramos a droga com ele. Ele ainda estava sob o efeito do entorpecente, mas, não negou que o material fosse seu”, disse.

Em depoimento a polícia, Alderson explicou que havia comprado à droga de um homem desconhecido na feira da Panair, no Educandos, Zona Sul. Ele alegou que após ter sido expulso do terreno no último dia de reintegração (na manhã de sábado) ele ficou sem chão e foi procurar alguma coisa para se distrair.

Ao chegar ao Educandos, viu a oportunidade de sustentar sua família com a venda de drogas. “Eu consumi um pouco e o resto ia vender. Depois que fomos expulsos do terreno em Iranduba, eu fiquei perdido e não sabia mais o que fazer da vida”, contou em depoimento.

De acordo com a delegada plantonista da 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Indra Celane, onde o caso foi registrado, o índio irá responder pelo crime de tráfico de drogas e será encaminhado a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

Homem é morto com dois tiros de espingarda em ramal

MANAUS- O autônomo Alfredo Fernandes Batista, 44, foi morto com dois tiros de espingarda no Ramal Santo Antônio, no quilômetro 47, da rodovia AM-010, zona rural de Manaus. O crime aconteceu neste sábado (28).

O suspeito do crime foi identificado pela polícia como Valdeir Gonçalves de Oliveira, 40. O motivo teria sido um desentendimento entre Valdeir e Alfredo, de acordo com informações de uma testemunha ouvida na delegacia.   

Moradores da comunidade ficaram revoltados com o crime e tentaram linchar suspeito. De acordo com a polícia, ele estava internado até a tarde de hoje (29) no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.

O caso foi registrado no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Novo Israel, na Zona Norte de Manaus. A delegada plantonista, Indra Leal, informou que aguardava Valdeir receber alta para colher o seu depoimento e tomar todas as providências cabíveis. A delegada explicou que já foi emitido o auto de flagrante pelo crime homicídio.

Homem foi morto com nove tiros no Nova Cidade

MANAUS- O auxiliar administrativo Ronaldy de Oliveira Bentes, 18, foi morto na noite deste sábado (28) com nove tiros dentro da própria residência, localizada na rua Riga, bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus.

O autor dos disparos ainda não foi identificado pela polícia. Segundo informações de moradores, um homem foi visto batendo na porta da casa e pediu para falar com a vítima. Quando ele veio atender, recebeu os disparos que atingiram a região do tórax.

Ronaldy ainda tentou fugir e correu para dentro da residência, mas foi atingido com mais disparos. Ele ainda chegou a ser levado para Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

Na hora do crime, a vítima estava com a namorada e os pais dele na residência. Ainda segundo uma vizinha, após os disparos, o criminoso fugiu em um carro que estava parado na esquina da rua.

O atirador, segundo ela, tinha estatura baixa, estava de boné e com uma camisa de um clube de futebol. O veículo seria um modelo Voyage.

Ela disse ainda que após o crime foram ouvidos barulhos de fogos de artifício naquela localidade, e que pessoas estranhas rondaram a rua. Ninguém soube dizer se a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs).

Mulher é assassinada pelo jardineiro de sua residencia por causa de R$ 100


MANAUS - Uma mulher identificada como Michelle Monique Maciel Freire, 33, foi assassinada a facadas, por volta de 15h30 de sábado (28), dentro de sua residência, localizada na rua Maromba, bairro Chapada, Zona Centro-Sul.


A Mãe da vítima, uma senhora de 68 anos também foi agredida pelo suspeito. De acordo com a polícia, ela levou dois golpes de bengala na cabeça.


Ainda de acordo com a polícia, o crime foi cometido por um jardineiro, identificado apenas como ‘Luís’, que trabalhava para a família aparando o gramado e limpando a piscina.


Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, o homem teria ido a casa no dia do crime pela manhã para cobrar uma dívida de R$ 100. Porém, a mãe da vítima teria lhe informado que ainda não tinha recebido e estava sem o dinheiro, foi quando os três discutiram e o homem avisou que voltaria mais tarde.


Por volta de 15h30 o suspeito voltou ao local, entrou na residência, agrediu a mãe de Michelli, depois esfaqueou a moça. Ainda de acordo com informações da polícia, o jardineiro ainda trancou o portão da casa antes de fugir em direção a avenida Djalma Batista.


Apenas ferida com golpes na cabeça, a mãe da vítima conseguiu ir até o portão e pedir ajuda das pessoas que passavam pelo local. Policiais da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram acionados. A senhora foi levada para o Pronto-Socorro 28 de Agosto, Zona Centro-Sul, onde recebeu atendimento médico e passa bem.


O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que busca pistas do suspeito por meio de pessoas que possam ter alguma ligação. Testemunhas informaram para a polícia, que o suspeito tem aparentemente 30 anos.

Indígenas ocupam sede da Funai em Barcelos


MANAUS - Aproximadamente 100 indígenas da etnia Yanomami ocupam desde quinta-feira (25) o posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) no  município de Barcelos (405 quilômetros de Manaus), no Amazonas. A atitude foi desencadeada pela demissão  do chefe do posto, Roosevelt Siqueira.
Os indígenas reinvindicam a volta do funcionário, assistência em saúde e educação, inclusão nos programas de assistência social do governo federal e infraestrutura nas aldeias Yanomamis. Eles também cobram demarcações de suas terras.
O grupo Yanomami promete permanecer no local até que autoridades da Funai em Brasília se manifestem sobre a situação. A reportagem tentou contato com a coordenação da Funai em Roraima, responsável pela área, e com a Funai em Brasília, mas não obteve sucesso. 

Folha afirma que Dilma fez caixa dois em 2010

SÃO PAULO - A Folha de S. Paulo, de Otavio Frias, declarou oficialmente neste domingo guerra contra a reeleição de Dilma Rousseff em 2014. Na manchete desta edição, a publicação aponta suposta fraude nas contras da candidata petista em 2010.
A reportagem diz ter identificado ao menos 43 cabos eleitorais que foram declarados na prestação de contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como “trabalhadores voluntários”, mas que teriam recebido dinheiro pelo trabalho realizado no segundo turno da eleição – “o caixa 2 totalizaria doações de cerca de R$ 20 mil”.
O jornal traz depoimentos de 12 dessas pessoas que teriam sido localizadas, em Mato Grosso e no Piauí. Um dele, um motoboy de Teresina (PI), diz ter recebido R$ 300 e mais o tanque de gasolina para rodar a cidade carregando bandeiras da candidata do PT.
E no pé da matéria dá a Folha sua sentença: efetuar pagamentos de campanha e não declará-los é crime de caixa dois.
O PT nega a acusação e diz que suas contas foram aprovadas. No total, a campanha da atual presidente registrou arrecadação de R$ 135 milhões e despesas de R$ 153 milhões.

domingo, 29 de setembro de 2013

Conferência Estadual de Cultura define propostas e representantes do AM

A publicação de editais públicos federais exclusivos para a região, destinação de 50% dos valores concedidos em incentivos e renúncias fiscais por municípios, estados e União para projetos, abertura de representação do Ministério da Cultura no Amazonas e incentivo para que todas as prefeituras do Estado tenham suas secretarias para o setor. 

Estas são algumas das 32 propostas que fazem parte do documento aprovado pelos delegados e representantes dos 62 municípios amazonenses, do poder público e da sociedade civil no encerramento da 2ª Conferência Estadual de Cultura, na tarde deste domingo (29), em Manaus.

Promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o encontro debateu por três dias no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (zona Centro-Sul da capital) políticas públicas e os desafios do Sistema Nacional de Cultura e que serão apresentadas pelos representantes do Estado na Conferência Nacional que acontece em novembro em Brasília (DF).

“Cada vez mais estamos inseridos no Sistema Nacional de Cultura e superando as questões geográficas, desafios de transporte e até de comunicação, o interior tem assegurado espaço e voz na definição das políticas estaduais para o segmento”, avaliou o artista plástico, membro do Conselho Estadual da categoria e assessor de Planejamento da Secretária de Cultura, Turenko Beça, que coordenou os trabalhos da conferência.

Também faz parte do documento, o apoio à aprovação da PEC 150, que trata da elaboração do Plano Nacional de Cultura que irá orientar as políticas públicas nacionais nos próximos 10 anos, o estabelecimento de percentual mínimo de recursos a serem repassados pelas prefeituras para as secretarias municipais e elaboração de Projeto de Lei destinado à proteção, revitalização e tombamento de patrimônio histórico material e imaterial.

Em âmbito estadual, a assembleia deliberou pela inclusão de representantes de cada calha fluvial no Conselho Estadual de Cultura e pela criação de empresas para desenvolver projetos culturais nos municípios. “O Governo do Estado e todos os participantes estão de parabéns por este debate e pela elaboração do documento final inclusivo que salvaguarda as expressões mais tradicionais de nossa cultura e nossa gente”, destacou o delegado do município de Maués e Mestre Barrô do Gambá, Valdo Mafra.


Representantes

Na metade final da reunião, os delegados elegeram os cinco representantes que irão levar para Brasília as propostas aprovadas na conferência estadual. Pela sociedade civil foram eleitos pela assembleia José Adalberto da Silva (Coari), Rosa dos Anjos (Manaus) e Oziel de Sá Dantas (Maués), seguidos por seus respectivos suplentes: Pastor Carlos (Novo Aripuanã), Helderli de Sá (Manaus) e Theodoro Assumpção (Altazes).

Pelo Poder Público foram escolhidos para participar da Conferência Nacional: Ronald Nogueira Siqueira, secretário municipal de Cultura de Humaitá e Luiz Carlos, secretário municipal de Cultura de Eirunepé. Luciana Monteiro (Rio Preto da Eva) e Otávio Rodrigues da Silva (Borba) são os suplentes.

Para mais informações sobre os projetos, cursos e ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cultura em todo o Amazonas, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

Corredores do Poder: O caminho das pedras de Braga


O ex-governador e senador Eduardo Braga (PMDB), é o único candidato ao governo estadual na presente data, amanhã pode e devem aparecer outros.   No último sábado, 28, o senador reuniu um seleto grupo de apoiadores, simpatizantes, correligionários, aliados.

Os adversários jogam pedras através de seus blogueiros, processo natural pra quem já vislumbra uma derrota. Braga tem partido na mão, musculatura eleitoral, grupo, reuni condições básicas de um forte candidato.   

Não tem partido!

Existe candidato de si mesmo? O pré – candidato José Melo não tem partido , grupo, nem qualquer mecanismo de popularidade consistente. Joga tudo nas costas da viúva. Antes de assumir o governo do estado, está supostamente coagindo prefeitos do interior para apoiá-lo. Comentários de prefeitos e fornecedores dão conta da desesperada manobra.

Rebecca Garcia trabalha para entrar na história

A deputada licenciada Rebecca Garcia trabalha freneticamente para convencer os caciques de sua sigla o “PP”, que é uma ótima opção eleitoral, em pesquisa recente de intenção voto, aparece com bom desempenho.

Pegando  beco 

Após o abalo sísmico partidário, o ministro do trabalho Manoel Dias resolveu fazer uma limpeza geral nas superintendências regionais do trabalho, Brasil a fora. A demissão do militante pedetista Dermilson Chagas da superintendência  do trabalho do Amazonas/Roraima será o pontapé inicial nos processos de rotatividade entre os militantes do PDT. Dermilson Chagas foi convidado a pedir demissão, do contrario será demitido.  

Massami Miki passa por cirurgia

O vereador Massami Miki (PSL), foi internado no sábado, 28, com fortes dores no abdome.
Resumo da Ópera: Apendicite. O vereador nipônico foi submetido à intervenção cirúrgica com sucesso, passa bem.

O indesejado

O prefeito de Manacapuru Washington Régis joga confetes no governador Omar Aziz, no vice – governador José Melo e no senador Eduardo Braga. Todos se deixam enganar pelo servo mutante?

Acreditamos que não. Não hora certa a lei da gravidade será usada com o prefeito girassol.  

Nova modalidade de burla à lei em Rio Preto da Eva

Em Rio Preto da Eva, a novidade é a gracinha dos gerentes do banco Bradesco e do Banco do Brasil. Aliados do prefeito afastado Luiz Ricardo estão utilizando uma liminar caduca para bloquear as contas da Prefeitura Municipal.

O prefeito interino Ernani Santiago está de mãos atada pela atitude ilícita dos gerentes das casas bancarias.

“Não podemos pagar os salários dos servidores por que os gerentes aceitaram uma manobra irregular do prefeito afastado, sob a promessa que logo ele retornará ao cargo”.
O prefeito interino Ernani Santiago deveria, após resolver esse problema ,troca os Bancos, tem muitos querendo gerenciar a conta da PMRPE.