Na tentativa de fugir da crise econômica com o comércio de peixes ornamentais, o município de Barcelos lançou o projeto de manejo experimental do palmito de Jauari que tem como objetivo gerar 300 empregos para a cidade.
A Prefeitura de Barcelos implantou na região do arquipélago de Mariuá, no rio Negro, e está em fase de liberação pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O manejo de Jauari contará com o apoio das seguintes instituições: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Cooperativa Mista Agropecuária de Iranduba (Cooapir) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
A Prefeitura de Barcelos também está estudando outros projetos para enfrentar uma grave crise no comércio legalizado de peixes ornamentais, que representa 60% da economia no local e movimenta US$ 2 milhões por ano na região.
Com o fechamento da empresa Turky's Aquarium por ordem judicial, no mês passado, cerca de 5 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente com a empresa ficaram sem renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário